Um indivíduo que reflete o coletivo. Essa é a representatividade de João Gomes no Flamengo de 2022. Não à toa, o volante de 21 anos é o jogador que mais entrou em campo desde a chegada de Paulo Sousa: 18 vezes em 20 partidas.
A atuação de gala diante do São Paulo, quando foi eleito o melhor em campo, é didática. Preciso no ajuste entre marcação alta e equilíbrio defensivo no movimento das linhas, João Gomes reflete um Flamengo cada vez mais consciente dos anseios de seu treinador. Paulo Sousa, por sinal, passa os 90 minutos orientando o jovem, que apostou em lapidar assim que chegou ao clube.
De cara, o português identificou valências em João Gomes que seriam fundamentais para o estilo de jogo que queria implementar no Flamengo. Se a busca pelo "box to box" acabou no fim da fila das ações do clube no mercado, o processo de lapidação da cria do Ninho do Urubu se tornou missão do treinador, que desde o início deu responsabilidade e passou confiança.
LEIA TAMBÉM: Destaque pelo Fla, João Gomes lembra de avô e se emociona: "Muito feliz"
As propostas de clubes do Oriente Médio foram prontamente recusadas diante do argumento de que seria utilizado, e Paulo Sousa já revelou nos bastidores que vê em João Gomes características de seu tempo de jogador. Bicampeão da Champions League por Juventus e Borussia Dortmund na mesma posição, o português confiou no crescimento do volante e se deu bem.
"É um jogador que tem uma característica ímpar no nosso elenco nas disputas de bola ofensivas e defensivas. É muito forte fisicamente"
- Tem que associar a dinâmica com bola mais rápida, seja em passes curtos, médios e longos. É onde tem que melhorar para se tornar um jogador de um nível bem mais elevado. Acreditamos e temos a ideia de criar dinâmicas que possam ajudá-lo.
Em uma posição onde muito alternou opções no início da temporada, Paulo Sousa aos poucos deu o recado a João Gomes: ele é titular, os outros que briguem por um lugar ao seu lado. E a evolução nos últimos jogos é nítida e gradativa.
De acordo com o portal SofaScore, João é o líder do Flamengo em cinco quesitos na temporada: duelos ganhos, bolas recuperadas, faltas sofridas, dribles certos e interceptações. Valências que ficaram evidentes na grande atuação diante do São Paulo.
João Gomes teve papel fundamental no domínio rubro-negro ao ajustar os movimentos ofensivos na marcação alta. Foram dele as roubadas de bola que permitiram chances reais até que Gabigol abrisse o placar. Os movimentos com a bola também evoluem gradativa e evidentemente. João conduz menos e serve mais os companheiros, como na linda assistência de três dedos para Isla.
Na tarde de sábado no Maracanã, a escolha como melhor em campo na transmissão da TV Globo foi indiscutível, e os números comprovam. João teve 91% de acertos nos passes, venceu 11 dos 17 duelos diretos pela bola, sofreu sete faltas, cometeu três desarmes e perdeu a bola apenas cinco vezes em 50 ações.
Reflexo de um jogador que sintetiza o que tem sido a equipe sob o comando de Paulo Sousa, que tanto "pega no seu pé" durante os 90 minutos. A força física do jovem de 21 anos ao passar do tempo é utilizada com maior inteligência dentro do esquema tático, tal qual o Flamengo cada vez mais se mostra à vontade diante do conceito proposto por seu treinador.
João Gomes, reflete, crescimento, Flamengo, Paulo Sousa
Comentários do Facebook -