Conmebol estuda paralisar jogos da Libertadores se houver atos racistas; confira

29/4/2022 15:43

Conmebol estuda paralisar jogos da Libertadores se houver atos racistas; confira

Conmebol estuda paralisar jogos da Libertadores se houver atos racistas; confira
Os atos racistas em sequência de torcedores em jogos de suas competições começam a incomodar a cúpula da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e há movimentação interna por providências. Num primeiro momento a ideia é tentar colocar em prática uma determinação da Fifa, chamada de "três passos contra a discriminação". O jogo pode ser até suspenso pelo árbitro se necessário.



LEIA TAMBÉM: Lázaro celebra momento lindo ao chegar a nove participações em gols pelo Flamengo no ano


Em 2019, a federação internacional criou um passo a passo a ser seguido pela equipe de arbitragem em caso de manifestações racistas de torcedores: no primeiro, o jogo é paralisado e avisos nos telões e alto-falantes pedem para a torcida parar com as ofensas; no segundo, a partida para novamente, mas por mais tempo e os jogadores descem aos vestiários — novos avisos são dados. Caso não cessem, o terceiro passo é encerrar definitivamente o confronto, o suspendendo independentemente dos minutos jogados.

Há consciência entre o membros da confederação de que não será fácil para a equipe de arbitragem e funcionários da entidade presentes nos estádios identificarem atos racistas isolados — o conceito da Fifa prevê manifestações maiores, como um grupo de pessoas cantando temas xenófobos, comum na Europa. Mas a orientação será de ter atenção redobrada nas arquibancadas.

Os clubes serão orientados a que jogadores e membros da comissão técnica e da direção comuniquem à arbitragem ou ao delegado da partida caso notem atos racistas. A paralisação do jogo ocorrerá se algo for notado e o protocolo da Fifa será seguido.

Nessa concepção, a ideia é que haja a identificação do racista e que as autoridades possam atuar, seguindo as leis de cada país. Foi o que ocorreu em um dos casos recentes, na terça-feira (25), quando um torcedor do Boca Juniors foi detido pela polícia após imitar macaco na Neo Química Arena durante jogo contra o Corinthians, pela Libertadores.

Ele pagou fiança e foi solto no dia seguinte. O River Plate puniu um torcedor que foi flagrado atirando uma banana contra torcedores do Fortaleza em partida da segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Esse caso está sendo analisado pelo Comitê de Disciplina da Conmebol e o River pode ser multado em no mínimo US$ 30 mil, punição praxe do tribunal nesses casos.

Nesta quinta-feira imagens divulgadas nas redes sociais do Flamengo flagraram um torcedor da Universidad Católica (CHI) imitando macaco. Houve relato de ato racista também no Equador em partida dessa semana do Palmeiras contra o Emelec.



Se algum jogo chegar ao ponto de ser suspenso definitivamente por atos discriminatórios aumentam as chances do tribunal impor punições esportivas, como perda de mando ou de pontos.






Flamengo, Conmebol, Paralisação, Libertadores, Racismo, Mengão

871 visitas - Fonte: UOL Esporte


VEJA TAMBÉM
- Flamengo descobre informantes em festa que resultou na punição de Gabigol
- Indiferença do elenco e fim de ciclo: Bastidores da punição a Gabigol no Flamengo
- Desconfiança em relação a Gabigol cresce no Flamengo, afastando a possibilidade de sua permanência



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Sb - 21:00 - -
X
Vasco Da Gama
Flamengo

Libertadores

Qua - 21:30 -
4 X 0
Flamengo
Bolívar