Pela primeira vez em quatro passagens, Luxa encontra Fla sem craques

27/7/2014 08:36

Pela primeira vez em quatro passagens, Luxa encontra Fla sem craques

Pela primeira vez em quatro passagens, Luxa encontra Fla sem craques
Luxemburgo ao lado de Ronaldinho Gaúcho, seu craque na última passagem pelo Flamengo

Vanderlei Luxemburgo está de volta para a sua quarta passagem pelo Flamengo. Entre 1991, 1995, 2010 e agora, muitas coisas mudaram no clube: diretoria, estrutura, situação financeira... Mas o fator que pode pesar mais no novo trabalho do veterano treinador é, pela primeira vez, não ter um craque à sua disposição no clube.

Júnior e revelações comandam título estadual

Ex-jogador e torcedor declarado do Fla, Luxa chegou à Gávea pela primeira vez em 1991, após destacar-se no Bragantino nos dois anos anteriores. O treinador herdou o time campeão da Copa do Brasil, mas com uma baixa de peso: o ídolo Zico, que fora viver os últimos anos da carreira no Kashima Antlers, do Japão.


Time de 1991 tinha Júnior (3º da esq. p/ a direita) além de Zinho e Marcelinho Carioca (em baixo) (GAZETA PRESS)

A sorte é que ainda restava um ícone para comandar a equipe: o "Vovô-Garoto" Júnior, então com 37 anos, sem contar com três grandes revelações rubro-negras: Zinho e os então meninos Marcelinho Carioca e Djalminha, ambos com 20 anos de idade.

Luxemburgo estreou com derrota para o campeão brasileiro Corinthians, pela Super Copa do Brasil, mas comandou boa campanha na Libertadores, que terminou em eliminação para o Boca Juniors, nas quartas de final, e sagrou-se campeão estadual. No ano seguinte, após a saída do treinador, o clube conquistaria o pentacampeonato brasileiro, ainda sob a batuta de Júnior.

Time 'galáctico' de Romário termina em decepção

A segunda passagem de Luxemburgo pelo Flamengo foi em conjuntura bem diferente. Bicampeão brasileiro, bicampeão paulista e campeão do Rio-São Paulo pelo Palmeiras entre 1993 e 1994, o treinador chegou com status de estrela para comandar uma equipe igualmente "galáctica", no ano do centenário rubro-negro.

O grande nome era nada menos que o melhor jogador do planeta e tetracampeão mundial Romário, que retornava ao Brasil após passagens por PSV e Barcelona. Seu companheiro no ataque era Sávio. Luxa só "desencontrou" de Edmundo, seu desafeto dos tempos de Palmeiras, que chegou para formar o infame "ataque dos sonhos" com os dois outros craques apenas após a demissão do treinador, em julho.

As apostas altas, no entanto, não deram certo, e o time acabou conquistando apenas a Taça Guanabara, para depois perder o Campeonato Carioca para o rival Fluminense no famoso gol de barriga de Renato Gaúcho, creditado, na verdade, a Ailton.


Melhor do mundo em 94, Romário chegou junto com Luxa para comandar time do centenário (GAZETA PRESS)

Ronaldinho é a estrela em passagem mais longeva

O fracasso em 1995 teve a sua repercussão, e Luxemburgo só voltou a pisar na Gávea 15 anos depois. O período trouxe mais títulos para o currículo do treinador, incluindo uma Copa América com a seleção brasileira, três Brasileiros, uma Copa do Brasil e sete Estaduais.

O retorno, a princípio, foi como "bombeiro", para salvar o time do rebaixamento em 2010. Mas o cumprimento da missão e a virada do ano trouxeram mais reforços, na linha das contratações de 1995. A estrela foi Ronaldinho Gaúcho, que, a exemplo de Romário 15 anos antes, retornava ao Brasil após conquistar a glória na Europa. Junto com ele chegou Thiago Neves, também repatriado da Arábia Saudita após brilhar pelo rival Fluminense.

O resultado foi bem mais parecido com a passagem de 1991 do que com 1995: mais um título Estadual, desta vez, de forma invicta. No Brasileiro, Luxa levou o Flamengo à segunda participação consecutiva na Libertadores, ao conquistar a 4ª colocação. A demissão veio no início do ano seguinte, após desavenças, justamente, com o craque Ronaldinho Gaúcho.

Agora, Luxemburgo volta ao Flamengo como "bombeiro", e encontra um time sem grandes nomes. Idolatrado pela torcida, Léo Moura, que já trabalhara com o treinador em 2011, não apresenta o mesmo rendimento de outros tempos do alto dos seus 35 anos. Com o renome da seleção brasileira de Dunga, Elano foi contratado como esperança para o meio, mas não vingou e está próximo de deixar o clube. A mais recente aposta é o brasileiro-croata Eduardo da Silva.

A estreia de Luxemburgo e, possivelmente, também a de Eduardo acontecem no clássico deste domingo contra o Botafogo, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã.

919 visitas - Fonte: ESPN


VEJA TAMBÉM
- GERSON OU DE LA CRUZ? Tite fala sobre a briga pela titularidade no meio de campo do Mengão
- Eugênio Leal critica Palmeiras e Flamengo por postura
- Palmeiras e Flamengo não correspondem às expectativas no confronto, avalia Mauro Cezar.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu