Há 43 anos, Zico dava os primeiros passes no profissional

29/7/2014 09:18

Há 43 anos, Zico dava os primeiros passes no profissional

Galinho estreou com vitória sobre o Vasco, no Maracanã, estádio que seria o maior palco de sua carreira

Há 43 anos, Zico dava os primeiros passes no profissional
Zico estreou no profissional com 18 anos

Nesta terça-feira (29.07), completam-se 43 anos do primeiro jogo profissional de Zico pelo Flamengo, na época com apenas 18 anos. O craque já começou vencendo um Clássico dos Milhões: 2 a 1 sobre o Vasco, com direito a gol da vitória de Fio Maravilha no último minuto.

Em seu primeiro jogo no elenco principal, Zico vestiu a camisa 7 e atuou como ponta-direita. O jovem Galinho entrou no lugar de Buião, que era o titular da posição. Foi em 1971 o último ano em que a Taça Guanabara era um torneio separado do Campeonato Carioca. A partir de 1972, o campeonato passou a ser o 1º turno do Estadual.

Ponta-esquerda da equipe que entrou em campo ao lado do estreante Zico, Rodrigues Neto conta que acompanhava Zico desde as categorias de base, e não se surpreendeu com a elegância do craque em campo. "Me lembro da estreia, e é claro que ele foi muito bem. Para mim não foi novidade, já que eu acompanhava ele na base. Desde aquela época, de Infantil, Juvenil, ele mostrava todo seu talento. Joguei contra o Edu, irmão dele, que já era refinado, era de família. Todos percebiam que o Zico seria um grande jogador", contou o ex-jogador rubro-negro.

Rodrigues Neto não consegue eleger apenas uma partida em que Zico tenha desfilado seu futebol como favorita. Fã e amigo do eterno camisa 10 da Gávea, ele lembra com muito carinho e admiração do Galinho. "No Flamengo, principalmente no Maracanã, todos os jogos foram marcantes. Foi lá que ele fez sua história. Sempre se esperava algo diferente dele, e sempre acontecia. Ou colocando o companheiro na cara do gol, ou ele mesmo marcava. E era um gol mais lindo que o outro. Todos os jogos do Galo no Flamengo e no Maracanã foram partidas memoráveis. Os jogadores dessa época jogavam com muito amor. Sempre fomos amigos, ele, Sandra (esposa de Zico), Edu (irmão). O Flamengo era uma família. Somos amigos até hoje".

Rodrigues Neto, 13º atleta que mais jogou com o Manto Sagrado, também é amigo de longa data do treinador Vanderlei Luxemburgo, que foi seu reserva na lateral-esquerda de 1972 a 1974.


Confira a ficha completa da partida:

Taça Guanabara - 4ª rodada
Flamengo 2 x 1 Vasco
Estádio: Maracanã
Público: 18.603
Juiz: Aírton Vieira de Moraes (Sansão)

Time: Ubirajara Alcântara, Murilo, Washington (Onça), Fred e Tinteiro; Liminha, Tales (Chiquinho) e Nei Oliveira; Zico, Fio e Rodrigues Neto; Técnico: Fleitas Solich

Gols: Nei Oliveira (31' do 1º tempo) e Fio (44' do 2º tempo), para o Flamengo e Rodrigues (44' do 1º tempo), para o Vasco

816 visitas - Fonte: Site Oficial


VEJA TAMBÉM
- Reunião do Flamengo discute renovação com a Adidas no mundo do futebol.
- CBF analisa o var em lances polêmicos de Atlético-GO x Flamengo.
- BOM MOCISMO NÃO CABE! Mauro Cezar critica postura de Tite no Flamengo:




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu