Escudo de Luxa para vexame na Copa do Brasil, 'confusão' do Fla no Brasileiro era pior em 2013

28/8/2014 08:59

Escudo de Luxa para vexame na Copa do Brasil, 'confusão' do Fla no Brasileiro era pior em 2013

Escudo de Luxa para vexame na Copa do Brasil, confusão do Fla no Brasileiro era pior em 2013
Luxemburgo deixou claro desde seu retorno que a Copa do Brasil não seria prioridade

Tudo de acordo com o ponto de vista. Vanderlei Luxemburgo criou os mantras "sair da confusão" e "carregar um saco de cimento nas costas" e os utilizou como escudo para amenizar uma atuação ruim do Flamengo na Copa do Brasil. O conformismo visto em 2014 é exatamente o oposto do espírito de 2013, quando o time estava até em situação pior no Campeonato Brasileiro e saiu campeão do torneio em mata-mata. Quem prova a situação mais confortável em 2014 são os números.

Luxemburgo pegou o Flamengo em último lugar no Campeonato Brasileiro e venceu cinco dos últimos seis jogos, saltando para para a 11ª posição na tabela, com 22 pontos em 17 rodadas. Quando entrou em campo para enfrentar o Coritiba pelas oitavas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira, a equipe tinha cinco pontos acima do primeiro colocado na zona de rebaixamento, o Criciúma, com 17 pontos.

A tarefa de Mano Menezes à frente do Flamengo de 2013 era mais difícil, ao menos matematicamente. Antes de enfrentar o Cruzeiro no primeiro jogo das oitavas de final, o time rubro-negro era o 15º colocado na classificação, com 15 jogos e 15 pontos, apenas um acima do primeiro na zona de rebaixamento, também o Criciúma, que contabilizava 14 pontos. Uma distância inferior em quatro pontos em relação a 2014 e, portanto, bem mais apertada.

"Alguma coisa teria de ser feita na Copa do Brasil, em função de privilegiar o Campeonato Brasileiro, correndo riscos na Copa do Brasil. Era um risco calculado. Conversado com a diretoria, jogadores", argumentou Vanderlei Luxemburgo.

Em sua defesa, o treinador atacou também a dura sequência no Campeonato Brasileiro. Pela frente, o Flamengo terá Vitória, Grêmio, Goiás, Corinthians, Palmeiras, Fluminense, São Paulo, Bahia, Santos, Figueirense e Cruzeiro. Em 2013, os adversários após o início das oitavas de final da Copa do Brasil não ficavam muito atrás: Grêmio, Corinthians, Vitória, Cruzeiro, Santos, Ponte Preta, Atlético-PR, Náutico, Criciúma, Coritiba e Vasco.

"Vamos jogar com Inter (em 22 de outubro), Cruzeiro, Corinthians, Fluminense e São Paulo. Equipes que estão na zona de Libertadores. Então eu tenho de ter essa preocupação, o Flamengo tem de ter essa preocupação e o torcedores entenderem que houve um risco calculado na Copa do Brasil. Estou chateado, triste. Mas nossa vida mesmo é o Campeonato Brasileiro", insistiu Vanderlei.

Em 2013, o Flamengo enfrentou o Cruzeiro no Mineirão pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil e saiu derrotado em 2 a 1. Mano Menezes fez modificações na equipe, mas não poupou ninguém mesmo diante da situação difícil no Campeonato Brasileiro. Sem o escudo do temor com a "confusão", o Flamengo venceu o Cruzeiro por 1 a 0 no Maracanã, gol de Elias, e avançou na competição até conquistar o tricampeonato.

Desde que reassumiu o Flamengo, Luxemburgo deixou claro que seria difícil caminhar em duas competições ao mesmo tempo e que, se necessário fosse, o privilégio seria dado ao Brasileiro. Um ano depois, o saco de cimento do Brasileiro está mais leve do que em 2013. A confusão está menor.

Mas o time parece ter perdido a ambição da taça. Com cinco titulares poupados, o Flamengo acabou derrotado por 3 a 0 pelo Coritiba, vice-lanterna do Brasileiro, e ficou em situação muito complicada para bater campeão novamente. Coisas que, talvez, pertençam ao futebol.

Flamengo nas oitavas da Copa do Brasil de 2013:

15º colocado no Brasileiro, com 15 pontos, apenas um acima da zona de rebaixamento.

Sequência de adversários no Brasileiro após o início das oitavas da Copa do Brasil em 2013:

Grêmio, Corinthians, Vitória, Cruzeiro, Santos, Ponte Preta, Atlético-PR, Náutico, Criciúma, Coritiba e Vasco.

Flamengo nas oitavas da Copa do Brasil de 2014:

11º colocado no Brasileiro, com 22 pontos, cinco acima da zona de rebaixamento.

Sequência de adversários no Brasileiro após o início das oitavas da Copa do Brasil em 2014:

Vitória, Grêmio, Goiás, Corinthians, Palmeiras, Fluminense, São Paulo, Bahia, Santos, Figueirense e Cruzeiro.

1222 visitas - Fonte: ESPN


VEJA TAMBÉM
- INDISCIPLINADO! Após confusões, atacante do Flamengo deve fechar com time da Série B do Brasileirão
- Rivellino critica jogo do Palmeiras, Flamengo e destaca Neymar como último craque brasileiro
- Palmeiras vende 21 mil ingressos para duelo contra o Flamengo no Allianz Parque




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu