Especialistas comentam escassez de gols de falta no Brasileirão de 2014

19/9/2014 16:29

Especialistas comentam escassez de gols de falta no Brasileirão de 2014

Edinho e Juninho Pernambucano creditam momento ruim dos batedores aos poucos treinos e também em entressafra de bons cobradores de falta

Especialistas comentam escassez de gols de falta no Brasileirão de 2014
Conca, do Fluminense, marcou dois gols de falta no Brasileirão 2014 (Foto: Matheus Andrade/Photocamera)

Palco de grandes batedores de falta, como Zico, Júnior, Marcelinho Carioca e Juninho Pernambucano, o Campeonato Brasileiro de 2014 vive uma fase de escassez de gols em cobrança de falta. Até a 22ª rodada, em apenas 12 oportunidades o placar foi alterado dessa maneira. Por isso, alguns especialistas no assunto analisaram as razões dos gols de falta terem se tornado um verdadeiro artigo de luxo nessa temporada.

- Esses jogadores, me parece, que precisam treinar um pouco mais, porque, como é uma posição específica, requer muito treinamento. A experiência é importante. Quer dizer que, se eles já fizeram muitos gols de falta, eles já têm a calibragem do pé. Mas, tem que treinar - disse o ex-jogador e comentarista do SporTV Edinho.

O lateral do Vitória, Ayrton, é um dos poucos que balançou as redes adversárias em cobrança de falta no Brasileirão. O jogador, ao lado de Conca, do Fluminense, marcou dois gols de falta na competição. Para ele, o problema não está em quem tenta o gol, mas sim, na "malandragem" dos adversários.

- Os juízes dão a distância, mas o pessoal anda, salta para frente e tira um pouco o ângulo da trajetória da bola - justificou Ayrton.

Para o técnico Tite, somente a prática traz a perfeição e, por isso, adota como rotina escolher os melhores batedores de falta e colocá-los para simular as situações de jogo durante o treinamento. Não apenas após o treino.

- Eu procurava com os meus melhores batedores treinar na parte principal do treinamento. Na parte onde ele está "fresquinho", onde ele está na melhor condição de coordenar a sincronia dos movimentos. E não só com um complemento do trabalho, mas sim, como a essência do trabalho - revelou Tite.

Hoje comentarista, Juninho Pernambucano foi um dos últimos especialistas em falta no futebol brasileiro. O ex-jogador, inclusive, inspirou craques do futebol mundial como o italiano Pirlo, com o jeito peculiar de bater na bola. O ex-camisa 8 do Vasco, Lyon (França) e seleção brasileira vê o futebol atual forte fisicamente, mas fraco tecnicamente.

- Eu espero que a gente volte a ver gols de falta. Evoluímos na parte física. Isso é uma certeza. Mas perdemos um pouco na parte técnica. Antigamente, um jogador de meio-campo que tivesse qualidade, naturalmente, ele era um bom cobrador de falta. Cobrança de falta exige que você treine muito durante a semana e com o passar do tempo, a gente não consegue fazer os mesmos treinamentos. Porque é a mesma repetição, você tem que fazer os mesmos gestos sempre e é muito mais arriscado fisicamente - comentou Juninho.

746 visitas - Fonte: Sportv


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu