Uruguaio fanático pelo Fla relembra o "passe" para Zico no gol de título de 78

1/7/2015 09:15

Uruguaio fanático pelo Fla relembra o "passe" para Zico no gol de título de 78

Na final contra o Vasco, o fotógrafo Chê deu a bola para o Galinho cobrar escanteio que originou o gol de Rondinelli. Aos 89 anos, ainda se emociona com o Rubro-Negro

Uruguaio fanático pelo Fla relembra o passe para Zico no gol de título de 78
Chê exibe com orgulho camisa que ganhou de R10 quando completou 85 anos (Foto: Reprodução SporTV)


Uruguaio, mas de alma carioca e coração rubro-negro. Rubens Walter Etcheverria, conhecido como Chê, é um fotógrafo assumidamente torcedor do Flamengo que esteve presente, por conta do seu trabalho, em diversos momentos do clube nas últimas décadas, principalmente os mais vitoriosos. Mas, em 1978, ele se tornou personagem de uma conquista do clube de coração. Na final do Carioca, deu a bola para Zico cobrar escanteio e colocar na cabeça de Rondinelli.

- Eu estava trabalhando, estava fotografando. E o Vasco era campeão com o resultado que estava (0 a 0). O Zico na minha frente e eu disse: "Galo, vai você mesmo. Está na hora, está acabando". E joguei a bola. Ele pegou, começou a andar para o córner. Voltei para o meu lugar. A bola veio, Rondinelli entra e cabeceia, tum! - recordou.

O Flamengo era campeão carioca. Foi a primeira de três conquistas estaduais numa sequência que trouxe ainda três Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial. Chê lembra com orgulho da jogada que, mesmo indiretamente, teve sua participação e deu início a escalada de títulos rubro-negros.

- Tudo partiu dessa bola. A partir daí o time começou a engrossar o caldo. Se transformar naquele Flamengo, brabo mesmo, que sai da frente - disse.

Mesmo com o passar dos anos, Chê também não foi esquecido pelo Rubro-Negro. Em 2011, em seu aniversário de 85 anos, recebeu uma justa homenagem do clube.

- Ronaldinho (Gaúcho) foi quem me deu de presente quando fiz 85 anos - revelou.

Hoje, vive no Andaraí, Zona Norte do Rio. As recordações não foram parar em álbum, mas sim nas paredes. Chê disse que gosta de olhar o tempo todo para suas fotos históricas.

- Eu botei tudo na parede porque eu não gosto de álbum. Álbum você vê de vez em quando. Aqui você se vê a toda hora. Eu passo ali, paro, vejo uma foto e começo a rir - contou.O uruguaio viu e registrou muitos momentos históricos. Construiu amizade com os maiores ídolos, atuou nos bastidores como dirigente, chefe de delegação. Etcheverria chegou a misturar profissão com paixão. Um exemplo foi o sexto gol do Flamengo contra o Botafogo, na histórica goleada por 6 a 0 pelo Carioca de 1981 que o time da Gávea devolvia ao rival nove anos após sofrer um revés pelo mesmo placar. Outro foi na final do Carioca de 1978, quando virou personagem de um título inesquecível.

Chê aparece comemorando o sexto gol do Flamengo sobre o Botafogo, em 1981 (Foto: Reprodução SporTV)


Chê revê registros fotográficos feitos por ele mesmo de conquistas do Flamengo (Foto: Reprodução SporTV)

1011 visitas - Fonte: GE


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu