Oswaldo de Oliveira já estabelece seu modelo de jogo no Flamengo

3/9/2015 13:16

Oswaldo de Oliveira já estabelece seu modelo de jogo no Flamengo

Oswaldo de Oliveira já estabelece seu modelo de jogo no Flamengo

Você leu aqui que Cristóvão Borges precisava ficar para a ideia do 4-2-3-1 com Alan recuado e velocidade na frente funcionar. Não ficou. 4 jogos é pouco tempo, mas há mudanças sensíveis na equipe de Oswaldo de Oliveira - novos treinos e novos conceitos sob o mesmo 4-2-3-1 - veja bem, conceitos diferentes, não melhor ou pior.



A primeira mudança é na disposição das peças: Alan volta para o centro da linha de meias e Éverton e Sheik trocam de lado pelos lados. Com a móvel referência de Kayke, o quarteto ofensivo ganha em mobilidade e troca de posições, ainda que perca a compactação que Márcio Araújo oferecia quando atuava pelo lado.



Na saída de bola (a transição ofensiva), a maior mudança: Canteros vem buscar a bola na linha de zagueiros e executa a saída de 3, mecanismo que acompanha Oswaldo desde os tempos de Botafogo. O segredo desse princípio de jogo é o uso dos laterais: veja como eles estão perto do ataque, prontos para tabelar com os pontas. E veja o miolo do campo, como está ocupado, gerando linhas de passe.



A saída de 3 torna o time mais veloz, e permite ao Flamengo controlar o jogo, algo que incomodava os palmeirenses no início do ano: é tanta posse e controle que a equipe pode ficar sem profundidade e velocidade no terço final do campo. Ou quando Sheik recuava, como na imagem, atendendo os berros de Oswaldinho: “vem buscar!”. Tudo para ser dono da bola, o tempo todo.



As chegadas do Fla no ataque eram construídas e pensadas com organização: lateral apoia de um lado, Kayke busca espaços vazios e os 3 meias invertem, realizam as trocas ofensivas que desorganizaram o compacto Avaí. Talvez por isso Armero, de conhecida afinidade ofensiva, voltou à equipe e participou bem da fase ofensiva que resultou em 3 gols.



Pense: se o time fica tanto com a bola, quer atacar sempre e preza pelo controle, será atacando menos. Logo, vai se defender menos - pois a bola nunca está com o adversário. Por isso Oswaldo confia em encaixes individuais - o que é um perigo. Veja abaixo: Rômulo está com a bola, e Ayrton vem caçá-lo no meio. Olhe o vazio no meio-campo: se a marcação é individual, o time sai correndo atrás do adversário ao invés de cercá-lo.





Mas calma! São ajustes que o excelente Oswaldo sabe e quer implantar. É preciso ter calma com Kayke, são alguns jogos, gols e um futuro enorme que não pode pular etapas. Ter calma com o time, saber que G-4 não é obrigação, mas fruto de um trabalho que depende de muitos fatores.

Se o Fla piorou ou melhorou com Oswaldo, só o futuro dirá. Mas tem algo acontecendo aí - padrões de jogo que se repetem e podem evoluir.

1481 visitas - Fonte: GE


VEJA TAMBÉM
- 8 MUDANÇAS! Flamengo encara o Bolívar com time mexido pela Libertadores 2024
- Ingressos para Amazonas x Flamengo geram descontentamento entre torcedores
- Diretoria compartilha responsabilidade com Tite no planejamento do Flamengo para Libertadores.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu