O que interessa são os pontos. Não importa onde eles são ganhos

28/6/2016 16:26

O que interessa são os pontos. Não importa onde eles são ganhos

O que interessa são os pontos. Não importa onde eles são ganhos
Em um torneio de pontos corridos, eu não levo em consideração a campanha de um determinado clube jogando como mandante ou visitante.

A razão mais óbvia – e ela é tão clara que às vezes muitos esquecem – é que para ser campeão o time precisa somar mais pontos que os demais, independentemente do local onde são disputadas as partidas e se ele joga como visitante ou mandante.

Esqueça também o famoso: "ganhar em casa e empatar fora".

Lógico que jogar em casa é uma vantagem, há o apoio da torcida, os jogadores conhecem o estádio e até os árbitros tendem a favorecer quem atua como mandante. Também é importante saber qual equipe tem melhor aproveitamento em casa e como visitante, até para prever o resultado de um jogo e antecipar o favorito de uma partida. Do mesmo modo, para os técnicos, serve de base para repensarem o que dá certo em casa e não funciona jogando no campo do adversário e vice-versa.

Até o momento, o Palmeiras, que só teve um triunfo fora de seus domínios em cinco jogos (no total, ganhou quatro pontos longe da sua torcida), lidera o Brasileiro. Por outro lado, Flamengo e Cruzeiro, clubes que, com três vitórias, são os que mais ganharam como visitantes até agora, não estão no grupo das cinco equipes mais bem colocadas no torneio. Os cariocas ocupam a 6ª colocação – cinco pontos atrás do líder –, e o Cruzeiro está em 12º, oito pontos distante do primeiro colocado, após 11 rodadas.

Fazer a divisão entre as vitórias conquistas dentro e fora de casa também não faz muito sentido, pois é importante citar que historicamente, a proporção de vitórias de mandantes e visitantes nas últimas edições do Campeonato Brasileiro é bem próxima.

2012 – 92 (24,21%)
2013 – 88 (23,15%)
2014 – 91 (23,94 %)
2015 – 89 (23,42%)

Depois desses números, repito: no Brasileiro, desde 2003, o campeão é quem faz mais pontos no geral, não importa o local onde esses pontos são ganhos.

Humberto Luiz Peron

982 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Viña comemora gol no Flamengo e destaca impacto da altitude no desempenho.
- Fabrício Bruno lamenta falta de agressividade do Flamengo em entrevista pós-jogo.
- Crítica contundente ao trabalho de Tite no Flamengo: um grande equívoco.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




DESBLOQUEAMOS OS CANAIS DE TV POR ASSINATURA

INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11946268875

busquem então os pontos não fasão brincadeira em campo sr vaz

FEF r

não fre FEF wa&5%&&

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu