Fla-Flu será o primeiro clássico da temporada (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Em situações opostas na tabela da Taça Guanabara, Flamengo e Fluminense fazem neste domingo, no Maracanã, o primeiro clássico carioca na temporada 2021. Mesmo com o time repleto de jovens, o Rubro-Negro conta com as estatísticas recentes para chegar com moral na partida. Afinal, de 2019 para cá, o clube disputou 28 clássicos contra os três rivais do Rio de Janeiro e defende uma verdadeira supremacia.
Nas últimas duas temporadas, o Fla acumulou um retrospecto invejável nos clássicos: 18 vitórias, sete empates e apenas três derrotas. Um aproveitamento total de 72,6%. Curiosamente, todas as três derrotas foram para o Fluminense, próximo adversário do Rubro-Negro: uma na semifinal da Taça Guanabara 2019, outra na Taça Guanabara 2020 e a última no segundo turno do Brasileirão 2020.
LEIA TAMBÉM: Flamengo acerta empréstimo de Natan, zagueiro atuará pelo RB Bragantino
Em contrapartida, o histórico geral confirma a soberania rubro-negra no Rio de Janeiro. Atual bicampeão do Carioca, o Flamengo passou a colher os frutos da reestruturação que sofreu nos últimos anos e aumentou a disparidade sobre os rivais da cidade dentro de campo. Em 15 partidas contra Vasco e Botafogo, por exemplo, o clube não foi superado nenhuma vez.
Em 2019, ano que conquistou o Brasileirão e a Libertadores, o Flamengo teve 71% de aproveitamento nos clássicos (nove vitórias, cinco empates e uma derrota). Na temporada passada, o desempenho foi ainda melhor. Em 13 jogos contra rivais, o Rubro-Negro venceu nove, empatou dois e perdeu outros dois, superando a marca de 74% de aproveitamento.
RETROSPECTO DO FLAMENGO EM CLÁSSICOS DESDE 2019
28 JOGOS - 18V/7E/3D
- 72,6% de aproveitamento
- 28 gols a favor e 15 gols contra
- vs Fluminense (Carioca e Brasileirão)
7V/3E/3D - 18 gols a favor/13 gols contra
Bruno Henrique (4), Gabigol (4), Pedro (2), Filipe Luís (2), Arrascaeta, Michael, Vitinho, Everton Ribeiro, Gerson e Renê
- vs Vasco (Carioca e Brasileirão)
6V/3E - 19 gols a favor/8 gols contra
Bruno Henrique (7), Arrascaeta (3), Gabigol (3), Everton Ribeiro, Arão, Vitinho, Lucas Silva, Léo Pereira e Danilo Barcelos (contra)
- vs Botafogo (Carioca e Brasileirão)
5V/1E - 11 gols a favor/4 gols contra
Bruno Henrique (3), Gabigol (3), Everton Ribeiro (2), Michael Lincoln e Gerson
Artilheiros do Flamengo nos clássicos desde 2019:
Bruno Henrique (15)
Gabigol (10)
Arrascaeta (4)
Everton Ribeiro (4)
Gerson (2)
Pedro (2)
Vitinho (2)
Filipe Luís (2)
Michael (2)
Willian Arão
Léo Pereira
Lucas Silva
Lincoln
Flamengo, Defende, Soberania, História, Clássicos, Cariocas, Mengão
Comentários do Facebook -