14/3/2021 10:21

Mudar nome do Maracanã não acrescenta ao Pelé e apaga Mario Filho, diz jornalista

Mudar nome do Maracanã não acrescenta ao Pelé e apaga Mario Filho, diz jornalista

Um projeto de lei de autoria do deputado estadual André Ceciliano (PT-RJ) foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para alterar o nome do estádio Mario Filho, o Maracanã, para Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé, mudança que depende da sanção do governador em exercício Claudio Castro (PSC).



No podcast Posse de Bola #107, Juca Kfouri e Eduardo Tironi comentam o projeto e criticam a tentativa de mudar o nome do estádio, batizado em homenagem a Mario Filho, que foi justamente o seu idealizador, e figura importante para o futebol e o esporte do Rio de Janeiro.


LEIA TAMBÉM: Flamengo divulga lista de relacionados para o Fla-Flu


"Da mesma maneira que eu me insurgi quando vi uma proposta para trocar o nome do estádio Rei Pelé para Rainha Marta, embora a Rainha Marta mereça todas as homenagens e seja alagoana, e o Rei Pelé seja mineiro, mas eu acho que a homenagem para uma não pode significar ou não deve significar 'desomenagear' o outro. Da mesma forma o Maracanã, o Maracanã se chama Mario Filho. Foi ele que pensou no estádio, foi ele que brigou pelo estádio, tem tudo a ver com o estádio", afirma Juca.

"Deixem o Pelé em paz, não ponha o Pelé nisso, faça outra homenagem, faça junto da estátua do Bellini, uma estátua para o Rei Pelé no Maracanã, mas deixa quieto. E mais, é inoportuno em qualquer ocasião, não tem que mexer nesse nome, não tem que mexer. Mas nesse momento, há vereadores do Rio de Janeiro, com o Rio sendo devastado, como está sendo o Rio, e trocar o nome do Maracanã", completa.

Tironi concorda com a crítica de Juca e ressalta que o nome no estádio não altera a importância de Pelé, ao mesmo tempo que acaba deixando de lado a memória de Mario Filho, que além de idealizar a construção do estádio, foi o responsável pela criação da expressão Fla-Flu, além de autor de livros como "O Negro no Futebol Brasileiro".

"É lamentável, como se não tivesse muitos problemas no Rio de Janeiro particularmente e no Brasil em geral, eles ficam preocupados em mudar o nome do estádio Mario Filho. Para quem não sabe, Mario Filho, irmão do Nelson Rodrigues, foi o grande idealizador da construção do Maracanã no lugar que é, porque havia uma discussão para ser em Jacarepaguá e ele insistiu para que fosse numa região mais central e foi", diz Tironi.



"É o fim da picada você querer mudar o nome, essa mudança não acrescenta nada ao Pelé, o Pelé é do tamanho que ele é, e ela de alguma forma pode apagar um pouco a memória do Mario Filho, porque toda vez que você vai lá no Maracanã e você não sabe, olha a placa e fala 'quem é Mario Filho?'. Pronto, você já está reavivando a memória desse cara, que merece ter a memória viva", conclui.

Flamengo, Mudar, Nome, Maracanã, Apaga, Mario Filho, Mengão

654 visitas - Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM
- Braz se posiciona sobre ‘pupilo de Dorival’ e admite saída de jogador no elenco Rubro-Negro
- “É o nosso pensamento”; Marcos Braz quebra o silêncio e indica se vai ou não continuar com Dorival Júnior em 2023
- Após 18 jogos no Flamengo, Dorival tem chance de superar aproveitamento de Jorge Jesus

VEJA: Flamengo é multado em R 17 mil pelo STJD por objeto arremessado no campo e atraso contra o Atlético-MG

CONFIRA: Jorge Jesus, Lazio e Catar tentam tirar titular do Flamengo de Dorival Júnior; jogador se posiciona nos bastidores















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Gente tem o estádio da vila Belmiro porque não muda o nome da vila pra rei pele pergunto o que Pelé tem a ver com o rio de janeiro vão catar coquinho quem tá com invenção de moda

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

Brasileiro

Dom - 16:00 - -
X
Flamengo
Atletico Paranaense

Libertadores

Ter - 21:30 - do Maracanã
1 X 0
Flamengo
Corinthians