22/4/2021 10:45

Quinteto do Flamengo cria grifes próprias e se aventura em novos mercados

Quinteto do Flamengo cria grifes próprias e se aventura em novos mercados

Gabigol, Bruno Henrique, Arrascaeta e Gérson têm marcas já no mercado — Foto: Reprodução

Hype é a palavra utilizada no mundo digital para definir o que está em alta, o que mais chama a atenção do público. E há algo mais “hypado” no futebol brasileiro nos últimos anos do que o Flamengo? Cientes disso, jogadores surfam a onda, vão além do engajamento pelo que fazem em campo e se jogam no mercado com grifes próprias que os aproximem do torcedor.



Num cenário de arquibancadas vazia e isolamento social, Gabigol, Bruno Henrique, Arrascaeta, Gerson e Diego Ribas apostaram na aproximação digital com os fãs. Pedro será o próximo a lançar marca própria.


LEIA TAMBÉM: Técnico do Vélez lamenta derrota para o Fla e destaca força do Rubro-Negro: “Equipe da mais alta hierarquia”



A comercialização é das mais variadas, de chinelo a cosméticos, de roupas a produtos infantis e seguem quase sempre um mesmo padrão: venda on-line e marcas que unem a letra inicial dos nomes ao número da camisa. BH27, G14, P9, DR10 são nomes escolhidos, além de Gabigol Store e a variedade apresentada por Gerson.

O volante lançou ainda nos tempos de Itália a “Online” e aproveitou o sucesso da comemoração Vapo e do apelido Coringa para abranger a área de atuação. Dono de lojas físicas em Nova Iguaçu, Gérson explica o conceito das marcas:

- A “Online” surgiu em uma ideia com os amigos quando ainda jogava na Roma. Brincávamos sempre entre si falando isso. Um perguntava se o outro estava acordado e sempre respondíamos que estávamos online.

"Procuro seguir o estilo que uso no dia a dia nas roupas que vendemos. Estou expandindo agora e abrindo um espaço físico. Já as Lojas VAPO surgiram com o intuito de explorar mais a minha imagem ligada ao futebol"

Comemoração inspira, e Gabigol mira criançada

As ações nem sempre passam exclusivamente por produção própria. A associação a grandes empresas e marcas também é uma estratégia, e Gabigol é, sem dúvidas, quem tem o mercado mais diversificado e consolidado.

- Qualquer referência que você usa e viraliza, você começa a ter um poder para justificar a criação de uma marca. Quando a comemoração do Gabriel mostrando o símbolo da força surgiu e ele deu continuidade, vimos os adultos em forma de brincadeira e as crianças para idolatrar um super-herói fazendo viralizar.

"Estávamos em processo de criação da marca dele e mudamos a trajetória para criar algo que desse essa identificação. Foi quando deu o insight – explica Júnior Pedroso, responsável pela gestão de carreira do atacante.

A primeira ação consistente veio aliada a uma marca de chinelos carioca, e o retorno de cerca de R$ 15 milhões em pares de chinelos em nove meses indicou o caminho certo. A comemoração marcante aliada ao carisma com o público infantil tornou a expansão natural. O empresário atua em parceria com o próprio atacante e seus pais, Valdemir e Lindalva, a irmã Dhiovanna e o primo Fabinho.

- Estamos trabalhando na reformulação de um personagem infantil, a construção de um desenho infantil, que está sendo construído. Tivemos o cuidado de colocar a família para construir essa história, para que seja coerente com a vida real. Isso vai endossar um percentual alto dos produtos que serão licenciados.

Bruno Henrique e Arrasca seguem tendência

Companheiro de ataque, Bruno Henrique seguiu para linha de lifestyle. A empresa do empresário Denis Ricardo e familiares abraçaram a imagem de sucesso do atacante para lançar a BH27, que tem entre outros produtos a linha “Outro Patamar”. A frase que virou bordão agora estampa camisas.

- Surgiu pela paixão dele, por ter um estilo próprio e sempre teve essa personalidade. Achamos legal criar algo inspirado nisso. Já estamos com travesseiro, copos, bonés, e vamos expandindo junto com a demanda. O público-alvo é primeiro os admiradores dele, pois aceitação está ótima.

"Não são só os torcedores do clube que gostam dos produtos. Para você ter uma ideia, os produtos "Otopatamá" são mais procurados até por rivais – disse Denis, que está de frente do projeto junto com o irmão mais velho de Bruno, conhecido como Juninho Neymar
Mais discreto que os companheiros, Arrascaeta seguiu o mesmo padrão de comportamento na linha G14, que é direcionada para produtos de beleza. A logomarca é emblemática, com referência ao golaço de bicicleta marcado sobre o Ceará, no Brasileirão de 2019.



Responsável pela gestão da grife, Renato Bonfiglioli Muoio fala sobre o conceito:

- Arrascaeta sempre foi empreendedor, tinha vontade de lançar a marca e lançamos a G14. É uma marca de cosméticos com todo universo como público-alvo. Desde crianças a adultos, jovens e adolescentes compram, homens e mulheres. É um projeto de marketing com uma importância gigantesca, do torcedor ter um pedacinho do Arrascaeta em casa. Temos um combo onde quem comprar ganhar um card autografado a mão. É uma sacada para o torcedor tê-lo mais perto como um carinho.

Modelo de uniformes, Diego estuda ações

Famoso por ser o modelo oficial dos lançamentos de todos os uniformes desde que chegou ao clube, Diego Ribas não ficou fora da tendência. O camisa 10 já tem a imagem vinculada a uma série de grandes marcas e começa a desenvolver sua própria linha de produtos.

A próxima ação será lançada em breve em parceira com o próprio Flamengo: uma almofada voltada para o público infantil e que já conta com modelos de Gerson, Gabi e Bruno Henrique. O gestor de imagem do capitão, Rafael Cotta, revela que é só o passo inicial:

"Tudo faz parte de uma estratégia de marketing montada desde a chegada dele ao Flamengo. Queremos desenvolver melhor o nome dele como marca para se aproximar dos fãs. Já fizemos uma linha de camisa em outro momento, a resposta foi boa. E continuamos pensando em outros produtos"
No hype das vitórias dentro de campo e com a imagem vinculada ao sucesso desde 2019, o Flamengo agora tem jogadores que literalmente se tornaram grifes.

Quinteto, Flamengo, grifes, aventura, mercados

702 visitas - Fonte: globoesporte


CONFIRA: Pedro testa positivo para Covid-19 e Flamengo aguarda contraprova

VEJA: STJD indefere liminar do Fla para paralisar Brasileiro durante Copa América














Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Copa do Brasil

Quarta - 21:30 - Maracanã - SporTv;Globo
Flamengo
Coritiba

Último jogo - Brasileiro

Domingo - 16:00 - Maracanã
Flamengo
2 0
América-MG