15/5/2021 10:12

Gabigol titular da seleção? Entenda a concorrência dos próximos jogos

Gabigol titular da seleção? Entenda a concorrência dos próximos jogos

O atacante do Flamengo Gabigol foi uma das cinco novidades na convocação da seleção brasileira masculina principal para as duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Qatar, dia 4 contra o Equador e dia 8 diante do Paraguai. Entre os principais jogadores do futebol nacional nas últimas três temporadas, ele tem chances até de ser titular nestes compromissos.



A última convocação do artilheiro flamenguista foi em outubro de 2019, quando ele atuou por 29 minutos num amistoso contra a Nigéria, em Singapura. Ausente das três listas seguintes, viu de longe a seleção fazer 15 gols em seis jogos, sendo Roberto Firmino um dos artilheiros do período com três gols — mesmo número de Neymar.


LEIA TAMBÉM: Tite convoca a Seleção e volta a chamar Gabigol


O grande concorrente de Gabigol para ser titular da seleção nos próximos jogos tende a ser exatamente Firmino, que atuou na maioria dos jogos como centroavante. Também há a opção de substituir Richarlison, que é titular da ponta-esquerda, mas também faz as vezes de "camisa 9". Porém, a vaga de Richarlison deve ser herdada por Neymar, que volta de lesão.

Embora exista uma visão interna de que a boa fase de Gabigol no Flamengo não pode ser "desperdiçada" na seleção, a decisão de onde escalar será baseada nos estudos sobre como os adversários vão jogar e no nível dos treinamentos a partir de 1º de junho.

Tite gosta de montar seu time com um jogador mais plantado na área adversária, orientado a sair pouco de lá para buscar a bola ou brigar pela posse. É o tal do "jogador terminal", ele diz.

A ideia é que a circulação de bola dos outros homens de ataque vise encontrá-lo bem posicionado para fazer gols. Neymar e Gabriel Jesus são dois destes homens de circulação. Everton Ribeiro ou Paquetá, o outro. Restaria então uma vaga e três jogadores na concorrência — isso caso a lógica das últimas convocações se repita dentro do esquema tático 4-2-3-1 para defender e 2-3-5 para atacar.

Gabigol é visto como um "jogador terminal" com benefícios, porque tem facilidade para trocas de passe e atuação nas costas dos volantes ou entre laterais e zagueiros, no que o treinador chama de "setor cinzento do adversário".

Firmino também tem uma influência no sistema de jogo do Liverpool que não se limita à área. No entanto, como "terminal", fez só oito gols em 45 jogos da temporada 2020/2021. Richarlison, outro potencial concorrente, tem 12 gols marcados em 37 participações.

Gabigol, por sua vez, tem 12 gols em 11 jogos na temporada 2021. Na anterior foram 27 gols em 43 partidas, números que justificam a convocação e fazem o flamenguista chegar à seleção com moral.

A delegação se apresenta à Granja Comary no fim de semana dos dias 29 e 30 de maio. A ideia é ter boa parte do grupo pronto para treinar dia 31 e time completo dia 1º de junho. Assim, estão programadas três sessões de treinamento com todo o elenco, quando então a escalação será definida para jogar contra o Equador em Porto Alegre.



Além de Gabigol, Gabriel Jesus, Richarlison e Roberto Firmino, os outros atacantes convocados foram Éverton Cebolinha e Vini Jr.

Uma escalação possível é a seguinte: Ederson (Weverton); Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos e Renan Lodi; Casemiro e Lucas Paquetá (Fabinho ou Fred); Gabriel Jesus, Everton Ribeiro (Lucas Paquetá) e Neymar; Gabigol (Firmino ou Richarlison).

Gabigol, titular, seleção

804 visitas - Fonte: Uol


CONFIRA: Flamengo encara Bragantino de olho em marca que alcançou com Barbieri

VEJA: CBF não paga salários de atletas do Flamengo e Palmeiras e fatura R 30 mi














Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Sábado - 21:00 - Maracanã - Premiere
Flamengo
RB Bragantino

Último jogo - Copa do Brasil

Quarta - 21:30 - Maracanã
Flamengo
2 0
Coritiba