Ferj rejeita data da CBF para o início do Carioca: ‘Agressão ao bom senso’

26/9/2013 08:51

Ferj rejeita data da CBF para o início do Carioca: ‘Agressão ao bom senso’

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) não pretende iniciar o Campeonato Carioca na data indicada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na última sexta-feira, a entidade máxima do futebol brasileiro divulgou o calendário de 2014 e definiu o dia 12 de janeiro para o início dos estaduais. No entanto, através de sua assessoria de imprensa, a Ferj se posicionou e tratou como "agressão ao bom senso".

- De alguma forma temos que tentar corrigir a distorção. A Ferj não pretende começar o campeonato no dia 12, com as férias dos atletas terminando dia 7. Seria uma agressão ao bom senso.

Com o calendário mais enxuto, serão 21 dias disponíveis para jogos - dois a menos do que a atual temporada -, e o Campeonato Carioca pode sofrer uma transformação e ficar sem as semifinais de seus dois turnos, a Taça Guanabara e a Taça Rio. Esta possibilidade já havia sido descrita no regulamengo do Carioca de 2013.

- As imposições do Estatuto do Torcedor são obstáculos para mudanças no regulamento. A inversão da Taça Guanabara com a Taça Rio e a supressão das semifinais podem se constituir em uma saída de emergência, pois estão previstas no art. 25 do regulamento. O regulamento da competição prevê a supressão das semifinais como forma de adequação. Entretanto essa decisão só pode ser tomada pelos clubes, em reunião do Conselho Arbitral que será convocada para o próximo dia 1 de outubro.

A Ferj disse ainda que o problema não é a antecipação de datas, mas “a intenção de suprimir as férias e a pré-temporada” Desta forma, os atletas devem ter as férias divididas em 15 dias no início e mais 15 no meio da temporada, na pausa para a Copa do Mundo. Os jogadores divulgaram na terça-feira um manifesto pedindo reunião com a CBF para tratar do assunto.

Confira o que diz o artigo 25 do regulamento do Carioca:

Em função do calendário e datas disponíveis, em 2014 poderá haver a inversão da Taça Guanabara com a Taça Rio e/ou supressão das partidas semifinais da Taça Guanabara e/ou da Taça Rio.

Parágrafo único: Em ocorrendo a supressão das semifinais da Taça Rio e da Taça Guanabara, em 2014, as finais de cada turno serão decididos pelas associações classificadas em primeiro lugar dos grupos A e B do respectivo turno.

837 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Final complicada! Flamengo se prepara para enfrentar melhor jogador do Mundo que conquistou a Bola de Ouro
- Rossi projeta o PSG, celebra defesa crucial e reforça: "Ninguém nos tira o sono".
- Pode sair em 2026? Boto diretor do Flamengo chama atenção na Europa e pode estar de saída



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade