31/7/2021 08:01

Clubes temem responsabilização por fraude e aglomeração na volta da torcida

Clubes temem responsabilização por fraude e aglomeração na volta da torcida

Morumbi vazio em um clássico entre São Paulo x Santos realizado no ano passado
Imagem: Felipe Espíndola/SPFC


Há preocupação dos clubes paulistas com o controle que terá que ser feito para a entrada de torcedores nos estádios quando for autorizada a reabertura dos portões. Reunião realizada entre os cartolas no fim da semana passada, com a participação da Federação Paulista, concluiu que é praticamente impossível fazer uma verificação presencial segura, ou seja, com as pessoas mostrando exames ou carteirinhas de vacinação na hora de entrar no estádio.



O protocolo de retomada de público já divulgado pela Conmebol e o que a CBF finaliza vai liberar, num primeiro momento, acesso às arenas somente de pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 (duas doses ou dose única, a depender do laboratório) ou com exames negativos para a doença.


LEIA TAMBÉM: Adeus? Flamengo aceita oferta do futebol inglês por Rodrigo Muniz


Há preocupação entre os dirigentes que os clubes sejam responsabilizados caso haja fraudes em documentação, como as que ocorreram na final da Copa América entre Brasil e Argentina no Maracanã, no começo de julho, e também caso ocorram aglomerações no momento da checagem das papeladas no acesso às arenas ou locais de retirada de ingressos físicos.

Como mostrou o repórter Igor Siqueira, no UOL Esporte, o plano da comissão médica da CBF é exigir de quem não estiver imunizado que apresente exame PCR feito até 72 horas antes da partida ou antígeno de até 48 horas de antecedência. O motivo é que a testagem via antígeno é mais rápida e mais barata para a população, o que tenderia a evitar um afastamento da torcida por motivos financeiros.

No encontro dos clubes paulistas, uma das ideias apresentadas foi de integrar o sistema online de venda de ingressos dos clubes com o controle de vacinação do governo estadual. Isso já está no radar da CBF: criar uma verificação para checar se quem comprou o ingresso realmente foi imunizado via base de dados do SUS.

Com relação aos exames há uma tentativa de estabelecer conexão com laboratórios e farmácias para que os resultados sejam remetidos diretamente para um sistema da CBF, mas a entidade reconhece que há cidades do interior em que esse processo será mais difícil.

A CBF pretende liberar inicialmente 30% da capacidade dos estádios e, antes de aprovar público nos jogos do Brasileirão, quer testar o protocolo nas quartas de final da Copa do Brasil, no fim de agosto e início de setembro.

Dois times paulistas, o Santos e o São Paulo, podem estar nesta etapa da competição, mas por enquanto não há sinalização de quando o governador paulista, João Dória (PSDB), vai autorizar torcedores nos estádios. Havia uma previsão de outubro, mas que pode ser antecipada já que outros estados têm autorizado e isso vai gerar pressão sobre São Paulo.



O Distrito Federal já liberou, e o Flamengo mandou jogo das oitavas de final da Libertadores com público no estádio Mané Garrincha. Belo Horizonte (até 30% dos assentos) e Rio (10%) também deram o ok. O problema para o Brasileiro é que a CBF quer isonomia, ou seja, que todos os times possam ter torcedores ao mesmo tempo, mas a questão pode acabar parando no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com clubes pedindo a liberação se tiverem o aval estadual, independentemente da situação em outros locais.


Clubes, temem, responsabilização, fraude, aglomeração, volta, torcida

930 visitas - Fonte: Uol


VEJA: Clube do Fla tem custo milionário para manter David Luiz, Andreas Pereira e Kenedy no elenco; veja valores

CONFIRA: Lateral agita o mercado brasileiro perto do fim da janela
















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Brasileiro

Domingo - 11:00 - Independência - Premiere
América-MG
Flamengo

Último jogo - Libertadores

Quarta - 21:30 - Maracanã
Flamengo
2 0
Barcelona-EQU