Flamengo faz oferta por meia do Manchester United, diz portal "/> Flamengo faz oferta por meia do Manchester United, diz portal "/> Flamengo faz oferta por meia do Manchester United, diz portal " />

Manifesto contra tentativa de suspensão de Bandeira de Mello reúne 300 assinaturas

15/8/2021 13:26

Manifesto contra tentativa de suspensão de Bandeira de Mello reúne 300 assinaturas

Flamengo faz oferta por meia do Manchester United, diz portal " width="100%" alt="Manifesto contra tentativa de suspensão de Bandeira de Mello reúne 300 assinaturas">
Eduardo Bandeira de Mello — Foto: Carlos Trinta

O processo que pode culminar na suspensão do ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello e perda de seus direitos políticos no clube provocou um manifesto de apoio ao ex-dirigente que já reúne 300 assinaturas. Entre elas, as dos ex-presidentes Márcio Braga, Hélio Ferraz e Kleber Leite, dos pré-candidatos de oposição Marcos Assef e Walter Monteiro. Além de sócios e torcedores como o lendário Francisco Moraes, conhecido como o torcedor que mais assistiu a jogos, in loco, do Flamengo.



A suspensão de Bandeira será votada nesta segunda-feira, em sessão do Conselho de Administração. O ex-presidente está sendo julgado por ter dito em uma entrevista que se fosse presidente à época do incêndio no Ninho do Urubu, talvez a tragédia não tivesse ocorrido.


LEIA TAMBÉM: Flamengo faz oferta por meia do Manchester United, diz portal



Ele se referia ao fato de sua gestão, encerrada dois meses antes, ter em planejamento transferir os jovens dos contêineres para os alongamentos de alvenaria, já disponíveis aquela época.

A gestão atual, de Rodolfo Landim, explica que não transferiu os jovens pois aguardava chegada de mobiliário, como camas e colchões.

Em um trecho, o manifesto aponta para o risco de perda de liberdade de manifestação no clube e pela imprensa:

"Uma Instituição como o Flamengo prestes a conspurcar dois pilares do Estado Democrático de Direito: a livre expressão do pensamento e a livre atuação da imprensa".


O blog também teve acesso a cartas de repúdio enviadas por outros sócios ao presidente do Conselho de Administração, Bernardo Amaral, em que termos como "regime de exceção" e "autoritarismo" foram citados.

O clube não comenta o assunto.

Bandeira foi presidente do clube entre 2013 e 2018, período em que o clube de reestruturou administrativamente e financeiramente.

Caso seja punido, ele não poderá votar bem se candidatar na eleição do clube. E deixará de ser "ficha limpa, o que abre espaço para a sua expulsão em caso de nova ocorrência.

Está é o segundo processo aberto no Conselho de Administração contra o ex-presidente. Em 2019, ele foi julgado pela "tentativa de influenciar na escolha das cores das chapas", na eleição anterior. Acabou absolvido.

Leia abaixo o manifesto:

O FLAMENGO PEDE PAZ

O ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Melo encontra-se sob ameaça de injusto processo, que pode resultar em sua SUSPENSÃO do quadro social do Clube, do qual faz parte desde 1978. Diante da gravidade desse fato, nós - associados, torcedores,amigos e admiradores de seu trabalho pelo Flamengo - tornamos público o seguinte manifesto:

- O Clube de Regatas do Flamengo é motivo de orgulho para seus associados e seus milhões de torcedores, gente de todas as cores, de todas as classes e de todos os lugares. Um Clube que há 125 anos sintetiza o Brasil, com uma trajetória marcada por grandes conquistas. Hoje, o Flamengo vive um dos melhores momentos de sua história: saudável economicamente, retomou o caminho das grandes conquistas.

- Durante seis anos (2013 a 2018), coube a Eduardo Bandeira de Mello estar à frente da gestão. Nesse período, o Flamengo passou por importantes mudanças, incluindo uma profunda reestruturação administrativa e financeira, que colocou o Clube em outro patamar. A Administração, marcada pela lisura, passou a ser apontada como padrão a ser seguido pelos demais clubes brasileiros. Agora,para a surpresa de todos, encontra-se em curso um processo que pode culminar com a exclusão de Eduardo Bandeira de Mello do quadro social do Flamengo. A partir da iniciativa de um pequeno grupo de associados, os Membros do Conselho de Administração foram instados a deliberar sobre um pedido de suspensão dos seus direitos políticos. Qual teria sido a grave infração cometida por Eduardo Bandeira? A manifestação de opinião em entrevista para um veículo da imprensa.


- Ao longo de sua história, o Flamengo e seus associados criaram mecanismos de governança que permitiram a convivência de pessoas de diferentes origens e estratos sociais. As eleições no Clube sempre foram festas da Democracia, momentos em que as diferentes visões eram submetidas ao voto. Fechadas as urnas, apurado o resultado, os acalorados debates tornavam-se coisas do passado, e o futuro do Clube virava a prioridade de todos. A conquista do poder nunca foi vista como instrumento para perseguições ou vinganças contra adversários. Pois essa tradição de convivência democrática pode ser quebrada com a suspensão de um ex-presidente do Clube, cujos serviços prestados são reconhecidos por todos. Seu “crime” teria sido a livre manifestação de sua opinião para um órgão de imprensa. Temos, então, uma Instituição como o Flamengo prestes a conspurcar dois pilares do Estado Democrático de Direito: a livre expressão do pensamento e a livre atuação da imprensa. Um precedente que pode, no futuro, fazer com que dirigentes do Clube passem a evitar contatos com jornalistas, uma vez que estariam sob risco de punição. Isso resultaria em perda de transparência das gestões e de diálogo com os milhões de torcedores, espalhados pelo País.

- Uma punição ao ex-presidente Eduardo Bandeira, além de injusta, seria equivalente a um arbitrário exílio, um desterro que roubaria parte da sua identidade, já que o Flamengo é uma das maiores paixões da sua vida. Seria uma mancha na história do Flamengo. A partir do momento em que um ex-presidente pode ser banido sem ter cometido nenhuma ilegalidade, TODOS os associados estarão sujeitos a penalidades em função de manifestação de opinião, o que caracteriza censura. Quem ousar questionar, peticionar, protestar, reclamar poderá vir a ser vítima de um processo. E aí, acaba a democracia, e começa a tirania.



Por isso, em nome da Democracia interna do Clube de Regatas do Flamengo, defendemos a absolvição de Eduardo Bandeira de Mello no processo que pode culminar com seu banimento. O Flamengo não merece ter essa mancha em sua história.


Manifesto, suspensão, Bandeira, Mello, assinaturas

316 visitas - Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM
- INDISCIPLINADO! Após confusões, atacante do Flamengo deve fechar com time da Série B do Brasileirão
- Rivellino critica jogo do Palmeiras, Flamengo e destaca Neymar como último craque brasileiro
- Palmeiras vende 21 mil ingressos para duelo contra o Flamengo no Allianz Parque




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




O comentário dele foi muito infeliz acredito e torço que não tenha sido com a intenção de queimar a nova gestão mas política é sempre muito complicado de se entender

Isso tudo é inveja que algumas pessoas tem do SR Bandeira porque foi o único presidente que teve moral de equilibrar as finanças do clube e deichar tudo mastigado pra outros

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu