17/9/2021 09:28

Saiba por que o Flamengo é o time mais europeu do Brasil

Saiba por que o Flamengo é o time mais europeu do Brasil

David Luiz é mais um dos "europeus" do elenco do Flamengo (Imagem: Reprodução/YouTube)

Anunciado há menos de uma semana como reforço do Flamengo, David Luiz já disputou mais de 50 jogos pela seleção brasileira, esteve em uma Copa do Mundo, conquistou um título de Liga dos Campeões e tem 540 partidas por clubes da prateleira de cima do futebol europeu (Benfica, Chelsea, Paris Saint-Germain e Arsenal).



Em qualquer outro elenco do Brasil, o zagueiro de 34 anos seria um ponto fora da curva, um cara diferentão, com currículo muito mais expressivo do que os dos seus companheiros de equipe.


LEIA TAMBÉM: Segundo site, Flamengo entrou em contato com representantes de Dani Alves


Só que no Fla, as coisas são diferentes. David Luiz está longe de ser o único jogador do seu perfil (que alcançou a elite do Velho Continente antes de retornar para casa) que bate ponto na Gávea.

Com uma saúde financeira melhor do que a maioria dos seus rivais nacionais e capacidade para investir em reforços caros, o vencedor das duas últimas edições do Campeonato Brasileiro possui o elenco "mais europeu" do país.

Ao longo da carreira, os jogadores que formam o atual grupo rubro-negro já participaram de 2.591 partidas por clubes que normalmente disputam a primeira divisão de alguma das seis ligas nacionais mais prestigiadas da Europa (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, França e Portugal).

A diferença para os outros times brasileiros é gritante. O elenco que mais se aproxima da experiência europeia flamenguista é o do Atlético-MG, que, mesmo reforçado por Diego Costa e Hulk, tem "apenas" 1.055 jogos da elite do outro lado do Oceano Atlântico no currículo.

Se nem o Alvinegro de Belo Horizonte, outro que não tem medo nenhum de gastar pesado para se qualificar, conseguiu montar um grupo de jogadores com pelo menos metade da bagagem flamenguista, imaginem os outros clubes brasileiros...

Os elencos de Grêmio e São Paulo não chegam nem à marca de mil partidas europeias. Os de Palmeiras e Corinthians estão na casa de 600 jogos. E olha que todos esses times contam com atletas para lá de experimentados (Douglas Costa, Rafinha, Miranda, Jonathan Calleri, Renato Augusto, Willian, Felipe Melo, Deyverson).

Mas o Flamengo tem mais desses jogadores que todos os outros. Além de David Luiz, são mais quatro nomes com pelo menos 300 partidas na elite do Velho Continente (Diego Alves, Filipe Luís, Mauricio Isla e Diego). E, no total, oito integrantes do seu elenco foram a campo pelo menos uma centena de vezes por lá.

Com um elenco cheio de medalhões de larga experiência no primeiro escalão do futebol europeu, o Flamengo continua vivo na briga pelo título das três principais competições da temporada.

O atual bicampeão brasileiro ocupa a terceira colocação na Série A, com 34 pontos, oito a menos que o Atlético-MG. Só que possui dois jogos a menos que o líder da competição, ou seja, tem totais condições de diminuir essa desvantagem para apenas dois pontos.



Neste domingo, recebe o Grêmio para não perder de vista o topo da tabela do Brasileirão e também se preparar para o confronto de ida das semifinais da Libertadores, contra o Barcelona de Guayaquil (EQU), marcado para quarta-feira, no Maracanã.

O time dirigido por Renato Gaúcho também é um dos semifinalistas da Copa do Brasil e irá enfrentar o Athletico-PR, no final do próximo mês, por uma vaga na decisão. A outra sairá do confronto entre Fortaleza e Atlético-MG.

Flamengo, time, europeu, Brasil

1221 visitas - Fonte: Uol


VEJA: Negociação do Carioca com Globo congela, e há impasse na divisão de receita

CONFIRA: Governo do Uruguai libera 75 da capacidade do estádio Centenário para final da Libertadores
















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Copa do Brasil

Quarta - 21:30 - Maracanã - TVGlobo
Flamengo
Athletico-PR

Último jogo - Brasileiro

Sábado - 19:00 - Maracanã
Fluminense
3 1
Flamengo