O Programa Sócio Torcedor da Nação Rubro-Negra acaba de completar seis primeiros 6 meses de vida. Por este motivo resolvemos fazer uma breve análise da evolução rubro-negra neste período.
Inicialmente apresentamos os 11 maiores programas de sócio torcedor no país, de acordo com o registro diário de cada um, conforme site Movimento por um Futebol Melhor (MFM).
Cumpre destacar que no período compreendido entre os dias 05/05 e 28/05 não foram registrados os dados diário - Estava viajando, de férias, e não pude registrar estas informações.
A análise visual da evolução do gráfico fala por si, mas podemos traduzir em números para a melhor compreensão.
Levando em consideração a data (inicial e final), assim como o total de STs no período, podendo por fim chegar a um “número médio de adesões por dia”.
Considero a média diária relevante, porque como se pode perceber nos registros diários existem fortes variações para cima e para baixo. Essas oscilações dificultam a análise de tendência, principalmente quando comparamos com outros clubes (que também oscilam). Ao analisarmos por um período maior de tempo podemos verificar a existência consiste de uma tendência que varia, mas em grau bem menor.
Desta maneira, os clubes que participam do programa MFM nos últimos seis meses apresentaram os seguintes números. Note-se que as datas iniciais podem variar de acordo com a data de adesão do clube ao programa, fazendo variar também, o número de dias considerados no cálculo.
Para a apresentação os clubes foram ordenados de acordo com o “número médio de adesões por dia”, do maior para o menor.
Visando ter uma análise da força do clube em obter adesões diariamente é necessário desconsiderar certos dias, nos quais, foram feitas adesões em lote dos sócios do clube (sócios: patrimoniais, proprietários, remidos, beneméritos, etc.).
Por essa razão, descontamos 15.523 do Internacional, 4.188 do Sport, 1.341 do Ceará e 10.572 do Corinthians, pois esse montante não representa a adesão voluntaria de sócios. Trata-se de uma ação do clube para tratar sócios do clube como sócios torcedores. Como objetivamos aqui analisar a captação de sócios estes números levam a uma distorção.
Desta forma, excluídas as adesões em lote feitas pelos clubes a temos a seguinte “número médio de adesões por dia”
Como se observa o CRF conseguiu nestes primeiros 6 meses a maior média diária de captação de STs. É certo que por termos um programa novo temos uma demanda reprimida, não se pode negar.
Porém, nenhum outro clube conseguiu em 6 meses alavancar 37.686 STs como o Flamengo fez. Nosso potencial é maior.
Considerando um universo de 33.000.000 de torcedores, nestes 6 primeiros meses alcançamos 0,1142% de nossa torcida (37.686 STs). O Internacional, com 4.850.000 de torcedores, possui 2,1806% de sua torcida (105.758 STs).
Sabemos que eles têm vários anos de ST. Mas nosso potencial é maior, se alcançarmos 2% de nossa torcida teremos 660.000 sócios torcedores. É possível, mas é preciso trabalhar mais forte para chegar lá.
Matéria criada por Douglas Vargas
Comentários do Facebook -