10/10/2013 15:54
Fifa veta atletas convocados em clubes e jogos nos 12 estádios quase 1 mês antes da Copa
Uma determinação da Fifa joga duro contra o contestado calendário do futebol de 2014 divulgado pela CBF. Nesta quinta-feira, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, deixou claro dois pontos: os 12 estádios da Copa do Mundo não poderão receber jogos e nenhum atleta convocado para as seleções poderá atuar pelos seus clubes quase um mês antes do início do Mundial.
Pelo calendário divulgado há 20 dias, o Campeonato Brasileiro da Série A terá início em 20 de abril e vai parar em 4 de junho, apenas oito dias antes da abertura da Copa, que será disputado entre 12 de junho e 13 de julho. Valcke preferiu não falar especificamente sobre as datas divulgadas pela CBF, mas afirmou que a partir de 18 de maio os jogadores convocados não poderão mais entrar em campo pelos times.
"O que eu penso (sobre o calendário do Brasil) não é relevante, Mas a decisão do Comitê Executivo da Fifa é que todos os países classificados têm que parar os seus campeonatos até o dia 18 de maio. Os jogadores terão uma semana para descanso e depois os trinadores nas seleções nacionais terão duas semanas para preparara as equipes e disputar amistosos. Nós demos as exceções para os dois clubes que disputarem a final da Champions League, mas não existe nenhum outro jogador convocado que pode jogar depois de 8 de maio. Isso acontece para proteger os jogadores e para dar tempo para os treinadores prepararem as seleções para a Copa", decretou o secretário-geral da Fifa.
Mesmo que o Brasileirão continue até o dia 4 de junho, nenhuma partida do campeonato poderá ser disputada nos 12 estádios da Copa três semanas antes do jogo inicial em cada cidade. Com isso, a maioria dos clubes terá de buscar casas alternativas durante este período.
"Nenhum estádio da Copa pode ser usado no período que a Fifa exige, para garantir que possamos finalizar a preparação das estruturas e que o gramado esteja em excelentes condições", disse Valcke.
O presidente do COL (Comitê Organizador Local), Ricardo Trade, deu mais detalhes sobre este período sem jogos nos estádios antes do início do Mundial de 2014 e garantiu que a CBF já foi avisada da determinação.
"São 15 dias úteris antes antes do primeiro jogo em cada estádio, ou 21 dias normais, considerando finais de semana e feriados.
Isso já foi passado a todas as sedes, a CBF também ja enviou uma carta para as federações. Nenhum jogo sera disputado nesses estádio, isso já estava bem claro desde que o contrato foi assinado para a Copa. É preciso preservar o estádio e o gramado.
Esse é o período em que a Fifa entra e monta as estruturas, para a imprensa, tribunas, de alimentação, é o momento final que a gente precisa para deixar o estádio pronto para o jogo inicial", explicou Trade.
714 visitas - Fonte: ESPN
VEJA TAMBÉM
- A VOLTA DE JORGE JESUS! Novo presidente quer retorno do Mister e coloca sombra no trabalho de Filipe Luís.
- OSCAR: PRIMEIRO REFORÇO DO ANO? Portal afirma que meia pode estar encaminhado no Flamengo
- QUER PERMANECER?! Após perder vaga de titular, Erick Pulgar planeja reconquistar seu lugar na equipe
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -