Profissão perigo? Problemas de saúde atingem técnicos de futebol

12/10/2013 11:46

Profissão perigo? Problemas de saúde atingem técnicos de futebol

Profissão perigo? Problemas de saúde atingem técnicos de futebol
A arritmia cardíaca sofrida pelo técnico do Botafogo Oswaldo de Oliveira no último sábado, durante a partida diante do Grêmio, jogou luz num problema constante na vida dos treinadores: as consequências para a saúde, com o estresse que a profissão traz. Eles convivem com grande pressão e estresse, sempre preocupados com os três pontos, com o título, com a Libertadores ou o rebaixamento, por exemplo, enquanto a saúde fica em segundo plano. De um lado, lamentam a pressão da função, mas do outro também, muitas vezes, deixam a desejar na hora de se cuidar e de prevenir problemas.

- A função de treinador abrange muita coisa. O jogador, às vezes, se preocupa consigo e depois com o seu grupo de trabalho. O treinador ao contrário: primeiro ele se preocupa com tudo que envolva um clube e depois, lá no final, vai pensar um pouco nele. Realmente está uma situação muito difícil. O treinador está praticamente colocado numa condição em que é o responsável por tudo o que envolve um clube de futebol - afirma Dorival Júnior, técnico do Vasco.

Diferente do cidadão comum, os técnicos de futebol têm à disposição diariamente tudo o que dispõe um clube de futebol, como médico, nutricionista, fisiologista, academia e alimentação igual à dos atletas. Mas será que eles usufruem disso?

- O lamentável é que a gente observa que eles só procuram na hora do aperto. É fundamental que a pessoa possa criar o seu tempo. Entendemos que a correria da vida do treinador, às vezes, impede que ele faça esse tipo de procura. Mas acho que é fundamental procurar. Porque esse impacto de estresse na sua vida, se não trouxer agora, no futuro certamente vão sofrer com essa profissão, que é altamente estressante - chama a atenção Serafim Borges, médico do Flamengo e da seleção brasileira.

Em agosto de 2011, o hoje dirigente do Vasco Ricardo Gomes sofreu um AVC no banco de reservas, quando era o treinador do clube cruz-maltino, ou seja, um problema cardiovascular, como no caso de Oswaldo de Oliveira.

- As doenças cardiovasculares matam no Brasil aproximadamente de 300 a 400 mil pessoas por ano. Esses dois (Oswaldo e Ricardo) foram vítimas das doenças cardiovasculares, um AVC e uma arritmia cardíaca, intrinsecamente ligadas ao estresse - explica Serafim Borges.

Em 2006, Muricy Ramalho, em sua passagem anterior pelo São Paulo, sentiu câimbras nos braços e nas costas após um jogo pela Libertadores. Em 1999, no Vasco, Antônio Lopes descobriu um problema no coração e passou por cirurgia depois de passar mal num jogo do Campeonato Carioca. Por outro lado, alguns dão bons exemplos, como o técnico da seleção brasileira Luiz Felipe Scolari, que dá sua caminhada sempre ao lado do amigo e auxiliar Flávio Murtosa. Vagner Mancini e Cristóvão Borges também procuram se cuidar.

- Faço exames e me cuido bastante porque se faz necessário, e também faço bastante exercício para que tenha saúde - afirma o técnico do Bahia Cristóvão Borges. Mancini, no comando do Atlético-PR, pede mais compreensão com os treinadores.

893 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- COBIÇADO! Clube europeu envia olheiros para observar meio-campista do Flamengo
- SEM DESCANSO?! Dirigente revela carga de treino intenso na Seleção antes de lesão de Pedro
- Flamengo x Fluminense: transmissão, horário e escalações no Brasileirão Sub-17



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Libertadores

Qui - 19:00 - -
X
Flamengo
Penarol

Brasileiro

Dom - 18:30 -
1 X 1
Flamengo
Vasco Da Gama