26/11/2021 12:39

O palco da final da Libertadores na história de Palmeiras, Flamengo e Seleção

O palco da final da Libertadores na história de Palmeiras, Flamengo e Seleção

Estádio Centenário, palco da final da Libertadores 2021 — Foto: Getty images

Localizado em Montevidéu, o tradicional Estádio Centenário, além de toda a sua importância histórica para os uruguaios, protagonizou grandes momentos no futebol brasileiro. Em seus 91 anos de existência, a mítica cancha foi palco de inúmeras decisões continentais envolvendo times do Brasil e até a Seleção Brasileira.



Neste sábado, Palmeiras e Flamengo se enfrentam, às 17h, no Centenário, pela final da Libertadores. O ge relembra alguns momentos marcantes desses dois times e da Seleção nesse estádio.


LEIA TAMBÉM: No Uruguai, torcedores cobram diretoria do Flamengo por demissão de Renato Gaúcho: "Não entra mais no Ninho"


Palmeiras
23 jogos
10 vitórias
5 empates
8 derrotas

As duas primeiras participações na história do Palmeiras, em decisões de Libertadores, foram no Centenário. Em 1961, o Peñarol venceu no jogo de ida na mítica cancha e depois confirmou o título com um empate em São Paulo. Já em 1968, o duelo de desempate contra o Estudiantes foi em Montevidéu, com vitória dos argentinos.

A maior vitória palmeirense no Centenário foi em 1998: 5 a 0 contra o Nacional, em jogo válido pela Copa Mercosul. Naquele dia, o time de Felipão jogou com Velloso; Neném, Junior Baiano, Cleber e Junior; Roque Júnior, Rogério, Zinho (Tiago Silva) e Alex; Magrão (Juliano) e Oséas (Galeano). Os gols da goleada foram marcados por Oséas, Magrão (duas vezes), Tiago Silva e Juliano.

Nos últimos 10 confrontos no Centenário, o Palmeiras foi derrotado apenas uma vez: 2 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores de 2000. Mesmo com a derrota, o time alviverde conseguiu a classificação.

Flamengo
Jogos: 19
Vitórias: 8
Empates: 2
Derrotas: 9

O Flamengo não joga no Centenário há 14 anos, desde a Libertadores de 2007, mas tem muita história para contar no estádio. Nas duas finais em que atuou no principal palco do futebol uruguaio, foi campeão: o Sul-Americano de 1961, contra o Cerro Porteño, e a Libertadores de 81, contra o Cobreloa.

Além da conhecida história da Libertadores de 81, o Flamengo também conquistou no Centenário outro título considerado importante na época, mas pouco lembrado: o Sul-Americano, disputado em janeiro de 1961. A equipe se sagrou campeã após a vitória por 2 a 0 sobre o Cerro Porteño, com dois gols de Gerson, Canhotinha de Ouro.

Renato Gaúcho, atual técnico do Flamengo, já balançou as redes do palco da final da Libertadores. Em 1993, na partida de volta da semifinal da Supercopa dos Campeões da Libertadores, ele fez um gol na vitória por 3 a 0 sobre o Nacional, no Centenário. Nélio fez os outros dois. O time do técnico Junior avançou para a final.

Seleção Brasileira
Jogos: 22
Vitórias: 5
Empates: 8
Derrotas: 9

A Seleção Brasileira também protagonizou momentos importantes no Centenário. Em 1976, Zico fez sua estreia pela amarelinha aos 22 anos. Com a camisa 8, marcou um dos gols da vitória de 2 a 1 do Brasil em cima do Uruguai.



Outro momento protagonizado no palco foi o último jogo oficial de Romário pela Seleção. Em 2001, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, o Baixinho foi titular na derrota por 1 a 0. Na época, o jejum de vitórias da Seleção em Montevidéu chegava a 25 anos. Ele só seria encerrado em 2009, com uma goleada por 4 a 0, sob o comando de Dunga.

Hoje, o Brasil mantém a maior série de invencibilidade contra o Uruguai. A última vez em que a celeste ganhou da Seleção foi justamente naquele jogo de 2001.

palco, final, Libertadores, história, Palmeiras, Flamengo, Seleção

702 visitas - Fonte: globoesporte


VEJA: Alvo de Flamengo e São Paulo, Soteldo negocia com novo clube para 2022

CONFIRA: Barcelona desiste de negociar goleiro especulado no Flamengo

E MAIS:

CEBOLINHA NO FLAMENGO OU PALMEIRAS? LISTA PRO MUNDIAL; DIEGO COSTA VEM HJ? ANDREAS: MICHAEL E MAIS














Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Carioca

Quarta - 12:00 - Maracanã - Record
Flamengo
Portuguesa-RJ

Último jogo - Brasileiro

Quinta - 21:30 - Arena do Dragão
Atlético-GO
2 0
Flamengo

Notícias mais lidas