11/1/2022 10:07

OPINIÃO: Fracasso do Flamengo em 2021 será o maior aliado de Paulo Sousa

OPINIÃO: Fracasso do Flamengo em 2021 será o maior aliado de Paulo Sousa

Paulo Sousa foi apresentado oficialmente no Flamengo e impressionou positivamente pelo conhecimento do elenco, dos princípios fundamentais do futebol atual (tempo e espaço) e pela cobrança de compromisso desde o primeiro dia.



Perfeito. Mas para quem tem memória, os três últimos treinadores rubro-negros, ou os três pós-Jorge Jesus, também falaram o que torcida e imprensa queriam ouvir, dentro do contexto da época. Domènec Torrent reforçou a ideia de futebol ofensivo, Rogério Ceni prometeu resgatar conceitos aplicados por Jesus e Renato Gaúcho garantiu que o vestiário teria paz para os jogadores voltarem a render.


LEIA TAMBÉM: ADEUS! Maurício Souza deixa a comissão técnica do Flamengo


Os três também foram elogiados no início dos trabalhos. Veículos relataram que os atletas exaltavam a qualidade dos treinos dos dois primeiros e a alegria do elenco para trabalhar com o último. Para no final, já perto das demissões, descreverem o ambiente mais tenso, com questionamentos aos mesmos métodos e práticas.

No fundo, Paulo Sousa precisa do mesmo que os antecessores dispensados e qualquer profissional no futebol. Os dois "R's mágicos": respaldo e resultados.

E é aí que o fracasso da equipe em 2021, sem nenhum titulo relevante, torna-se o maior aliado do treinador português. Porque sem taças não há cadeira cativa no time titular, nem estrela interferindo nos horários dos treinamentos. Muito menos a percepção de que apenas o talento, sem trabalho duro, garante as conquistas.

O clima e a "fome" podem ser parecidos com 2019. Sousa já dá sinais de que ele e sua comissão terão as chaves do Centro de Treinamento. Falou em "treino invisível", permanência do jogador no CT para treinamentos em dois períodos, quando for possível. Também reforçou o óbvio: com temporada desgastante, curta e com ausências por convocações, o elenco vai rodar muito.

Tudo perfeito no discurso. Veremos na prática. Porque cobrança sem resultados no Brasil é sentença de morte. Ou alguém imagina Jorge Jesus com toda aquela autoridade em 2019 se chegasse em agosto com o time eliminado na Copa do Brasil e também da Libertadores, em caso de fracasso contra o Emelec nas oitavas?

Cabe à direção dar respaldo. E aí Paulo Sousa tem uma vantagem sobre os antecessores: como foi contratado mesmo com a possibilidade de fechar com Jesus, a tendência é Landim, Braz e Spindel apoiarem o técnico até o limite, ou mesmo insistirem além da pressão forte que possa ocorrer através de imprensa, redes sociais e influenciadores.



O problema é se tudo não der muito certo e Jesus seguir livre no mercado, em um período "sabático" e mandando sinais, pela imprensa portuguesa, de que pretende voltar. Agora há muitos orgulhosos, até chamando o técnico campeão brasileiro e da Libertadores em 2019 de "traidor", mas se o time estiver mal, tropeçando no Carioca e na Libertadores, além de uma eventual derrota para o Galo na Supercopa do Brasil, o contexto muda radicalmente.

Vejamos o que Paulo Sousa consegue nesse universo muito particular chamado Flamengo. O começo é promissor, mas futebol não se faz com palavras ao vento.

Fracasso, Flamengo, 2021, aliado, Paulo Sousa

945 visitas - Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM
- Flamengo informa que dois jogadores testaram positivo para Covid
- Flamengo é firme em exigências e venda de Michael ao Al Hilal vira novela
- Sem folga, Flamengo tem semana com treino integral marcado para três dias

VEJA: River cruza caminho de Inter e Flamengo e se aproxima de fechar com Barco

CONFIRA: Barcelona desiste de negociar goleiro especulado no Flamengo

E MAIS:

CEBOLINHA NO FLAMENGO OU PALMEIRAS? LISTA PRO MUNDIAL; DIEGO COSTA VEM HJ? ANDREAS: MICHAEL E MAIS














Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Carioca

Quarta - 12:00 - Maracanã - Record
Flamengo
Portuguesa-RJ

Último jogo - Brasileiro

Quinta - 21:30 - Arena do Dragão
Atlético-GO
2 0
Flamengo