19/1/2022 08:52

Flamengo adquire tecnologia de ponta a pedido de Paulo Sousa

Flamengo adquire tecnologia de ponta a pedido de Paulo Sousa

O uso da ciência e da tecnologia de ponta acompanharão o Flamengo ao longo da temporada. O clube, a pedido da comissão técnica de Paulo Sousa, adquiriu novas equipamentos no início do ano, como o "WIMU". O preparador físico Antonio Gómez explicou o que é o aparelho e como ele será importante para o Rubro-Negro.



"O WIMU é uma tecnologia de GPS que também contém "acelerômetro", giroscópio e tecnologia para identificar parâmetro de carga interna e carga externa dos jogadores. Para nós, é muito importante no desenvolvimento dos treinos, no controle das demandas dos jogos e, também, é muito importante nas avaliações funcionais em ambientes internos, ou seja, academia", explicou o preparador físico, à Fla TV.


LEIA TAMBÉM: Diretor de futebol do Corinthians prevê curta passagem de Paulo Sousa pelo Flamengo: Menos que um trem na estação


Gómez ainda exaltou a área de fisiologia do Flamengo e explicou por que a nova tecnologia foi pedida. Além disso, o preparador físico fez questão de agradecer a integração e a confiança do clube no trabalho que tem sido feito pela nova comissão técnica.

"A gente está muito feliz com área de fisiologia que encontramos no clube. Fizeram um grande trabalho de tecnologia anterior, mas a gente quis integrar esse novo sistema. Quero deixar público o meu agradecimento pela integração que tivemos nos últimos dias, a troca e a disposição que vem sendo demonstrada com o nosso trabalho. E o objetivo é otimizar os processos para que tudo chegue da melhor forma para o nosso treinador e para que possamos tomar as melhores decisões a respeito dos jogadores e do time", disse.

Vale destacar que, com a chegada das novas tecnologias para o time profissional, a equipe sub-20 será beneficiada por tabela. Isso acontece porque os equipamentos substituídos serão designados à categoria.

O colete para controle de carga interno da Firstbeat e o GPS Vector, de última geração da CATAPULT, foram enviados para os meninos da categoria usarem nos treinos e jogos. Os atletas terão à disposição um equipamento que, até pouco tempo, só havia no elenco profissional.

O WIMU, inclusive, já era um desejo do clube. O Doutor Márcio Tannure, Gerente de Saúde e Alto Rendimento, revelou que, no passado, o Flamengo havia negociado a compra do dispositivo. Finalmente com o dispositivo em mãos, o Fla passa a ser o primeiro clube do Brasil a utilizar essa tecnologia, que, nas palavras de Tannure, é "de última geração".

"Nós vínhamos tentando já há um ano, já tínhamos negociado inclusive e quase finalizando a compra do WIMU, que é um dispositivo de GPS de última geração. Ficamos muito felizes de que, quando eles vieram para cá, a primeira que eles pediram foi a aquisição dessa ferramenta que vínhamos tentando e seria o primeiro clube no Brasil a utilizá-la. Agora, nós, finalmente, estamos sendo o primeiro clube no Brasil a utilizar essa ferramenta, que acreditamos que vai nos ajudar, como outras que temos discutido para implementar aqui no clube", disse o médico.

Tannure também destacou o conhecimento dos membros da nova comissão técnica e como eles têm trazido a ciência tanto para o controle de carga e preparação física quanto na prevenção e recuperação de lesões. Dessa forma, o médico mostrou confiança em resultados positivos para o Flamengo.

"Fico muito feliz de serem pessoas com conhecimento técnico e acadêmico muito grande, com uma disposição e disponibilidade de troca de conhecimento. E que têm trazido a ciência acima de tudo nesse controle de carga, na preparação física para que a gente possa ter bom resultado não só em termo de performance física, como na prevenção de lesão e na recuperação das lesões, que é algo que vínhamos buscando melhorar, onde a gente busca sempre essa melhora. A gente está muito feliz e confiante, acreditando, principalmente, por essa convergência de ideias e de conceitos, onde a ciência aplicada ao esporte... nós acreditamos que o resultado vai ser muito positivo para o Flamengo e, consequentemente, para nossa torcida", disse.

Quem também falou sobre o tema foi o preparador físico Lluis Sala. O espanhol comentou a importância da tecnologia na coleta de dados e apontou como ela ajuda em uma temporada com o calendário apertado. Sala, contudo, fez uma ponderação e reiterou que é preciso saber escolher os aparelhos.

"A tecnologia melhora para ajudar as pessoas para que elas possam realizar melhor os seus trabalhos tanto no esporte quanto na vida cotidiana. No esporte, a tecnologia está avançando para facilitar na coleta de dados e para tomar as decisões certas na hora de modificar os treinos e gerenciar intensidade. Tudo isso nos ajuda especialmente numa temporada com muitos jogos, onde esperamos disputar todos e conseguir administrar a intensidade dos jogadores - sobretudo - em um calendário muito congestionado e poder resguardar jogadores importantes nos treinamentos, e facilitar o processo de recuperação de um jogo para o outro", afirmou.



"Tem muita tecnologia no mercado. Estamos em um clube muito grande e muito importante e todo mundo quer que a sua tecnologia esteja presente. É muito importante também saber diferenciar qual tecnologia pode servir não só à comissão técnica, como aos diferentes departamentos do clube na tomada das melhores decisões", completou.

Flamengo, tecnologia de ponta, Paulo Sousa

1683 visitas - Fonte: Lance


VEJA TAMBÉM
- Cuca estaria à frente de Jorge Jesus em possível mudança no comando técnico do Flamengo
- Últimas notícias do Flamengo: 5 notícias do Rubro-Negro que bombaram hoje (16/05)
- MONTE SUA ESCALAÇÃO! Como você entraria para a partida contra a Universidad Católica?

VEJA: Flamengo tem pior início de Brasileirão em oito temporadas e corre risco de entrar no Z4

CONFIRA: Na corda bamba? Flamengo não avalia demissão do técnico Paulo Sousa















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Libertadores

Terça - 21:30 - Maracanã - SBT
Flamengo
Univ. Católica

Último jogo - Brasileiro

Sábado - 16:30 - Castelao
Ceará SC
2 2
Flamengo