Para Leonardo Gaciba, arbitragem do Brasil é regular, mas 'faz milagre'

23/10/2013 09:59

Para Leonardo Gaciba, arbitragem do Brasil é regular, mas 'faz milagre'

Para Leonardo Gaciba, arbitragem  do Brasil é regular, mas faz milagre
O programa "Arena SporTV" lançou uma enquete nesta terça-feira para saber: como você avalia a arbitragem brasileira? Não demorou para a opção "péssima" disparar na frente na opinião dos torcedores. Para o comentarista Leonardo Gaciba, o nível atual é "regular". O ex-árbitro reclamou da falta de estrutura, o que, segundo ele, ajuda a justificar o desempenho da arbitragem no Brasil.

- Na minha opinião, a arbitragem brasileira é pior do que o futebol brasileiro exige. Mas é melhor do que a estrutura que lhe é proporcionada. Dentro do que é colocado à disposição do árbitro brasileiro, ele faz milagre. Acho que pode ser melhor. Agora, é melhor do que se dá à disposição. Colocaria em nível regular - explicou.

Para o comentarista, as condições oferecidas aos árbitros ainda estão muito abaixo do que seria o ideal. Apesar da recente profissionalização da atividade, é preciso evoluir muito, segundo Gaciba.

- Tem "cara" que está viajando três, quatro dias, para ir fazer um jogo de futebol. Não tem como ter uma boa performance. Teve um ex-colega de arbitragem, com quem falei esta semana, que fez um jogo. A passagem de volta começou às 2h, ele chegou em casa às 9h, depois de três escalas no voo. Como esse cara, no outro dia, vai trabalhar no seu serviço e ainda dar uma treinada, rever o jogo que ele fez no fim de semana, para poder analisar sua atuação? Quarta tem outro jogo. É uma cobrança profissional para uma função amadora. Tem dois amadores no futebol: árbitro e gandula. Essa que é a verdade - disse.

O ex-árbitro Sálvio Spínola defende o momento da arbitragem brasileira. Segundo ele, os mesmos árbitros escalados para jogos internacionais pela qualidade são criticados quando atuam no Campeonato Brasileiro, citando como exemplo Sandro Meira Ricci e Leandro Vuaden, que atuaram recentemente em jogos decisivos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

- A arbitragem brasileira está num nível bom para crescendo, comparando com o mundo. Por que um árbitro argentino e ou paraguaio não estava nesses jogos decisivos? A Argentina estava classificada e o Paraguai eliminado. Porque não tem, por questão de qualidade. A arbitragem brasileira foi designada para esses jogos por qualidade - afirmou.

Spínola afirmou ainda que o árbitro é visto de maneira equivocada no futebol brasileiro. Segundo ele, o juiz não é reconhecido como deveria, pelo seu importante papel dentro de campo.

- O Brasil precisa tirar esse estigma de que o árbitro é adversário. O árbitro não é adversário de nenhum time, não é adversário de jogador. Ele está ali para cumprir com as regras de futebol e para acertar - completou.

1468 visitas - Fonte: Sportv


VEJA TAMBÉM
- JOGOU MAL? Jornalistas criticam desempenho de Arrascaeta no último jogo
- TROPEÇOU! Flamengo empata com o Fluminense nas quartas do Brasileirão Sub-17
- ESCALADOS! Com Léo Ortiz como reserva, o time está definido para o jogo de hoje!



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Dom - 18:30 - Arena do Grêmio -
X
Gremio
Flamengo

Libertadores

Qui - 19:00 - do Maracanã
0 X 1
Flamengo
Penarol