21/5/2022 08:45

Quem tem mais peso na crise do Fla e o que será de Diego Alves?

Quem tem mais peso na crise do Fla e o que será de Diego Alves?

A vitória tranquila do começo da semana sobre a Universidad Católica-CHI por 3 a 0, resultado que classificou o Flamengo para as oitavas de final da Copa Libertadores e lhe garantiu a primeira posição do grupo H, não aliviou em nada o clima pesado que há nos bastidores do clube rubro-negro —e que se intensificou depois do atrito entre o técnico Paulo Sousa e o goleiro Diego Alves.



A entrevista coletiva pós-jogo do treinador português, na terça-feira (17), revelou um clima ruim na relação com o arqueiro, que teria se colocado à disposição do executivo de futebol Bruno Spindel para jogar mesmo sem ter treinado. Questiona-se, porém, o fato de Paulo Sousa ter externado o assunto e criticado o dirigente por não se pronunciar para explicar o caso. E tudo isso em meio à sombra de Jorge Jesus, que afirmou querer voltar ao Flamengo em entrevista ao colunista Renato Maurício Prado e deu até prazo para isso —dia 20, ontem.


LEIA TAMBÉM: Jorge Jesus se acerta verbalmente com Fenerbahçe e impõe condição, diz portal


Na quinta-feira (19), as partes se reuniram com a diretoria no clube, mas não houve resolução. A expectativa é que o técnico português fale sobre o caso após o jogo de hoje (21), contra o Goiás, no Maracanã.

Mas quem é o maior responsável pela crise do Flamengo? O que acontecerá com Diego Alves? Essas foram algumas das perguntas que fizemos aos colunistas do UOL Esporte, que deram suas opiniões sobre as polêmicas que tomaram conta da Gávea nos últimos dias. Confira:

1 - Qual o problema maior do Flamengo hoje? Dentro ou fora de campo —ou nem dá mais para separar as coisas?

Gestão amadora, em resumo. Basta ver como Paulo Sousa foi contratado. O alvo era Jorge Jesus, fizeram um enorme estardalhaço em Portugal, chegaram a entrevistar um desafeto dele (Rui Vitória). Depois veio a pressão para fechar logo e, entre Sousa e Carvalhal, acertaram com quem aceitou pagar a multa rescisória. E os critérios técnicos. Zero. É só política, muitas vezes rasteira - ANDRÉ ROCHA.

Óbvio que a culpa é da diretoria porque a diretoria foi a que renovou o contrato com o Diego Alves, o Diego Alves teve no ano passado ausência em 35% dos jogos, várias lesões, vários períodos de ausência, até o Gabriel Batista, que já foi embora do Flamengo, chegou a jogar partidas na temporada passada, não só Hugo, porque o Hugo vinha mal, para variar, e o Gabriel jogava com o Renato no final, porque o Diego Alves raramente está à disposição. Em 65% dos jogos ele participou, 35% ele ficou fora - MAURO CEZAR.

Maior problema do Flamengo está na sua diretoria, completamente inepta, em termos de futebol. O único que é do ramo, Marcos Braz, está mais preocupado com sua carreira política do que com o clube. Jorge Jesus, que tomou pra si a chave do vestiário, mascarou essa ignorância, a cada dia mais escancarada - RENATO MAURÍCIO PRADO.

Fora de campo. O time tem problemas ajustáveis. Há padrões bem identificáveis e isso é uma premissa importante para entender a direção de um trabalho técnico, mesmo que ele tenha erros de execução e de escolhas do treinador. Há um ambiente nocivo no clube. Pautado em liberdade excessiva para os jogadores, pouca ação e conhecimento por parte dos dirigentes - RODRIGO COUTINHO.

O Flamengo tem problemas na gestão do seu futebol que se refletem em campo. A estrutura de apoio à comissão técnica - parte médica e staff em geral - não tem conseguido ser eficiente e, por isso, há seguidos problemas físicos que afetam escalações e rendimento. Além disso, a reformulação do elenco foi feita pela metade provocando focos de insatisfação de quem não joga, o que afeta o ambiente. São problemas de planejamento da diretoria do Flamengo - RODRIGO MATTOS.

2 - Qual seria a melhor solução para o novo episódio de discórdia em torno de Diego Alves?

Não há solução ideal a essa altura. Já virou inferno típico do Flamengo, ganhando um tamanho desproporcional. Pelo "modus operandi" dessa diretoria, tendência é Paulo Sousa ser demitido na madrugada fria, como Rogério Ceni - ANDRÉ ROCHA

Diego Alves tecnicamente pode até se recuperar em outro clube, dizem que ele tem proposta de outros clubes importantes, mas para mim está muito claro que no Flamengo ele não tem mais o que oferecer. O que ele tinha que oferecer era no ano passado, quando ele foi um goleiro comum e vivia machucado. A história dele no clube não vai ser mexida, o que ele conquistou de positivo está lá e vai ficar, tem que ser respeitado por isso, não vai ser apagado. Mas o fato é que hoje não tem a acrescentar ao Flamengo e ele está lá por um erro grave cometido no ano passado com a renovação dele e do Diego Ribas - MAURO CEZAR

O tempo de Diego Alves no Flamengo já passou. O melhor seria sua saída. Permanecendo, acaba envenenando o ambiente - RENATO MAURÍCIO PRADO

Certamente a atitude de Paulo Sousa não está isolada de todo esse contexto de bagunça no departamento de futebol. Ele poderia não ter exposto daquela maneira, mas se assim o fez é porque provavelmente se sentiu ameaçado e sem respaldo interno - RODRIGO COUTINHO.

A melhor solução é a diretoria conversar com Diego Alves para negociar uma rescisão de contrato. Com isso, ele estaria liberado para jogar em outro time e se eliminaria o foco de insatisfação no clube - já está claro que não é um jogador que tem maturidade para aceitar reserva. Isso não diminui a história de Diego no Flamengo que é vencedora, mas é preciso reconhecer um fim de ciclo - RODRIGO MATTOS.

3 - Paulo Sousa está em um período crítico de jogos, praticamente sendo reavaliado. Essa nova confusão deveria dar mais tempo ao técnico ou acaba acelerando um diagnóstico?

Ele não é vítima e o trabalho até aqui não é bom. Mas tudo deve ser resolvido na base do resultadismo e do populismo mesmo. Eu, se fosse ele, faria como Abel Braga: antes de ser demitido peço o boné para sair por cima. Ainda abriria a caixa de Pandora e detonaria para ficar feio para quem merece - ANDRÉ ROCHA.

Paulo Sousa é um fracasso retumbante. Após cinco meses seu trabalho não evoluiu nada. E ele conseguiu perder o tetra carioca que, devido à enorme diferença técnica para os rivais, era obrigação. Já deveria ter sido demitido. E, nesse caos atual, só mesmo Jesus salva - RENATO MAURÍCIO PRADO.

Acho que infelizmente acaba acelerando o diagnóstico e, da forma como a situação foi conduzida, traz uma pressão diferente. Um descontentamento público por parte de um jogador que tem muita ascendência sobre os outros atletas - RODRIGO COUTINHO.



O atrito com Diego Alves acrescenta uma temperatura no ambiente de Paulo Sousa, mas a necessidade de resultados na sequência de jogos no Rio para ele se estabilizar já existia antes disso. Uma parte da torcida o avalia jogo a jogo por resultado independentemente de desempenho ou contexto. E a diretoria, também pressionada, tem nele uma carta fácil para aliviar as próprias culpas. Fora desse quadro alucinado, e pouco racional, a realidade é que seu trabalho tem alguns méritos e evoluções, e outros tantos regressões e defeitos, sendo ainda impossível ter um diagnóstico definitivo - RODRIGO MATTOS.

Crise, Fla, Flamengo, Diego Alves?

729 visitas - Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM
- Dorival prega recuperação do Fla no Brasileiro e quer permanência de Andreas: "Melhor contratação neste momento"
- [COMENTE] Como você avalia o desempenho do Flamengo na vitória diante do América-MG?
- Não assistiu ao jogo? Leia aqui o resumo e ficha técnica da partida entre Flamengo e América-MG pelo Campeonato Brasileiro

VEJA: Ferreirinha no Flamengo? Jornalista projeta valor para comprar o atacante; veja o salário

CONFIRA: Flamengo solicita contas e Paulo Sousa aguarda pagamento de multa integral para voltar a Portugal















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Libertadores

Quarta - 21:30 - Manuel Murillo Toro - ESPN
Tolima
Flamengo

Último jogo - Brasileiro

Sábado - 19:00 - Maracanã
Flamengo
3 0
América-MG