A saída de Paulo Sousa e o legado deixado no Flamengo

9/6/2022 21:03

A saída de Paulo Sousa e o legado deixado no Flamengo

A saída de Paulo Sousa e o legado deixado no Flamengo
O Flamengo confirmou, na tarde desta quinta-feira (09), o desligamento do técnico português Paulo Sousa. O comandante, de 51 anos, ingressou no clube carioca em fevereiro desse ano, porém, não resistiu aos recentes maus resultados e toda a pressão convivida nas últimas semanas dentro da Gávea. Paulo Sousa deixa o Rubro-Negro na 14º posição do Brasileirão com 12 pontos em dez jogos.



Com a saída do português, tão pedida e agora comemorada pelos torcedores rubro-negro nas redes sociais durante dias, o Flamengo optou por agir com rapidez no mercado e acertou com Dorival Júnior, até então comandante do Ceará, para o restante da temporada 2022. Antes mesmo de anunciar a demissão de Paulo Sousa, o Clube da Gávea oficializou a proposta ao seu novo treinador, que já aceitou o desafio e se despediu dos jogadores do Vozão. Agora, o Rubro-Negro terá que arcar com a multa rescisória do ex-treinador, que gira em torno de R$ 7,7 milhões.

A situação de Paulo Sousa se tornou insustentável após a sequência de derrotas do clube no Campeonato Brasileiro. A última delas, na quarta-feira, diante do Red Bull Bragantino, que superou o Mengo por 1 a 0, em Bragança Paulista, marcou o fim da linha para o português e sua comissão técnica no clube. A título de comparação, Paulo Sousa e o próprio Flamengo dão segmento um legado bastante decepcionante na temporada, assim como foi para Ralf Rangnick, demitido em maio desse ano do Manchester United.

O treinador alemão, de 63 anos, chegou ao Old Trafford em dezembro de 2021, para suceder Solskjaer de forma interina, em um acordo assinado para ser o consultor para os próximos dois anos. No entanto, de maneira precoce e em meio a um elenco recheado de estrelas, Rangnick não encaixou seu trabalho nos ‘Red Devils’ e sucumbiu perante os protestos da torcida, deixando o restante da temporada do clube inglês, que já era mediana, à deriva para partir rumo à Seleção da Áustria.

Nos 29 jogos em que esteve à frente do Manchester, Ralf Rangnick somou 11 vitórias, dez empates e oito derrotas, números que deixaram a equipe apenas no sexto lugar da Premier League, eliminado na quarta ronda da Taça da Inglaterra e nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Números que também decepcionaram a fãs do futebol, espectadores da Premier League, torcedores do United e até aqueles que vivem de apostas, como na premierleaguebrasil.

Tal situação se remete ao legado de Paulo Sousa no Flamengo. Desde que chegou ao clube carioca, o técnico português, que optou por deixar o cargo da Seleção da Polônia - caminho contrário de Ralf Rangnick que deixou o United para assumir a Áustria -, para assinar com o Mengão, não conseguiu conquistar a confiança da Nação Rubro-Negra e também de seus jogadores. Apesar de ter se classificado às oitavas de final da Copa Libertadores, o futebol abaixo do esperado principalmente no Brasileirão predominou, e o português passou a conviver com vaias e muita pressão até ter sua saída decretada pelo presidente Rodolfo Landim.

Ainda é importante ressaltar que Sousa deixou a Polônia para assumir uma das melhores equipes da América Latina, que conta com nomes como Gabigol, Arrascaeta, Bruno Henrique e Everton Ribeiro. O plantel recheado de estrelas, no entanto, não foi suficiente para que a equipe carioca se destacasse e deslanchasse nas competições, bem como Rangnick em sua passagem pelo Manchester United, onde, mesmo com Cristiano Ronaldo e companhia, restou apenas a decepção aos seus torcedores.

Com quase cinco meses no comando, Paulo Sousa deixa o Mais Querido com um aproveitamento de 66,7% ao todo. O português comandou o Flamengo em 32 oportunidades, nas quais obteve 19 vitórias, sete empates e seis derrotas. Nenhum título foi conquistado pelo treinador no Rio de Janeiro. Agora, com a iminente chegada de Dorival Júnior, resta aos torcedores flamenguistas cruzar os dedos para que a temporada do clube não termine de maneira desastrosa, como, de certa forma, foi a do Manchester United frente a Ralf Rangnick.



Para a temporada que começará em breve, a maré do clube da Inglaterra tende a ser diferente. Isso porque os ‘Red Devils’ passarão por uma forte reformulação a partir do meio do ano com a provável chegada do técnico holandês Erik ten Hag. Resta saber se o Flamengo e sua diretoria seguirão os passos de renovação de Manchester após a saída e o legado deixado por Paulo Sousa.





Flamengo, Paulo Sousa, Saída, Legado, Premier League, Mengão

520 visitas - Fonte: Torcida Flamengo


VEJA TAMBÉM
- INDISCIPLINADO! Após confusões, atacante do Flamengo deve fechar com time da Série B do Brasileirão
- Rivellino critica jogo do Palmeiras, Flamengo e destaca Neymar como último craque brasileiro
- Palmeiras vende 21 mil ingressos para duelo contra o Flamengo no Allianz Parque




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Não é só culpa treinador não, tem que fazer uma reforma geral e urgente no elenco. Senão vai continuar do mesmo jeito. Vocês são cegos, não estão vendo isso

Israel Tenório     

Falo sempre com essa panelinha que fica cada vez mais forte o ano de 2022 vai ser igual a 2021.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu