Ayrton Lucas parte para o ataque no empate entre Flamengo e Palmeiras — Foto: Gilvan de Souza / CRF
Um beijinho na desconfiança e elogios que confirmam a boa fase. Ayrton Lucas teve um domingo especial no Allianz Parque. A assistência para o gol de Victor Hugo foi apenas um dos muitos lances de destaque do lateral que foi exaltado por Júnior e Dorival.
Depois de um início tímido, o jovem de 25 anos tem subido de produção com a sequência de jogos pelo time alternativo que disputa o Brasileirão. Nas últimas quatro partidas, viveu momentos decisivos: assistência para Victor Hugo no 4 a 1 sobre o Atlético-GO, cruzamento que terminou no gol de Lázaro contra o São Paulo, gol diante do Athletico-PR e assistência no empate com o Palmeiras. Performance que rendeu um carinho de Dorival:
LEIA TAMBÉM: Flamengo recebe proposta milionária de clube da Inglaterra por Lázaro; veja detalhes
-É nítida (a evolução). O Ayrton é importante. Quando fala de reserva do Filipe, eu vejo os dois como titulares. A prova disso é que hoje botamos uma equipe que jogou de igual para igual. Praticamente no mesmo nível do que a do Palmeiras.
Na transmissão da TV Globo, Júnior, maior nome da posição na história do Flamengo, também elogiou a atuação do garoto e votou para melhor em campo. A eleição acabou vencida por Dudu, com quem Ayrton travou duelos ao longo dos 90 minutos e levou a melhor na maioria deles.
De acordo com o SofaScore, Ayrton ganhou 6 das 11 disputas diretas que teve com os adversários, teve 100% de acerto nos três dribles que tentou, teve duas interceptações de bola, cinco cortes e ainda deu outros dois passes decisivos na construção ofensiva rubro-negra. Uma atuação impecável.
A subida de produção é importante também para a tomada de decisão do Flamengo de comprá-lo ao Spartak Moscou. No contrato de empréstimo que vai até 31 de dezembro, há uma cláusula de obrigação de compra caso Ayrton esteja em campo por pelo menos 45 minutos em 65% dos jogos, com valor estipulado em 9 milhões de euros (R$ 46,7 milhões).
Números desde a chegada de Ayrton Lucas
40 jogos do Flamengo
26 partidas do lateral (65%)
20 partidas com 45 minutos ou mais em campo (50%)
A conta começa a partir do dia em que foi regularizado no BID, dia 31 de março. Desde então, o Flamengo disputou 40 jogos e Ayrton Lucas esteve em campo em 26, o que representa exatamente os 65% da cláusula de compra. No entanto, são 20 partidas com 45 ou mais minutos, o que faz com que o percentual caia para 50%.
Nas condições atuais, passará pelo Flamengo a decisão de compra ou não, com brecha para renegociar os valores previstos inicialmente. As boas exibições recentes, por sua vez, pesam a favor da permanência.
Quarta-feira, porém, Ayrton Lucas volta para o banco de reservas e Filipe Luís será o titular da posição diante do São Paulo, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi, em jogo válido pela semifinal da Copa do Brasil.
Comentários do Facebook -