Corinthians e Flamengo decidem o título da Copa do Brasil em jogos hoje e no dia 19 de outubro
Imagem: Wagner Meier/Getty Images
As finais da Copa do Brasil representam a maior chance da Globo para superar a barreira dos 30 pontos de média com futebol em São Paulo, e dos 40 pontos no Rio de Janeiro. Os duelos entre Corinthians e Flamengo, que serão realizados hoje (12) e na próxima quarta-feira (19), às 21h45 (de Brasília), serão oportunidades raras no Ibope para uma emissora que perdeu para a concorrência alguns dos jogos mais atraentes do ano.
Em São Paulo, a Globo só conseguiu ter o recorde de audiência da temporada 2022 do futebol no Ibope em agosto, quando o Corinthians conseguiu uma virada histórica sobre o Atlético-GO, pelas quartas de final da mesma Copa do Brasil, e registrou 29 pontos de média, superando, enfim, a marca anterior, que era desde fevereiro a transmissão da decisão do Mundial de Clubes da Fifa, exclusiva da Band, com 28 pontos.
LEIA TAMBÉM: Flamengo pode receber mais de R 6 mi da Fifa por convocados para a Copa
A Globo deixou de exibir o duelo entre Chelsea e Palmeiras porque não exerceu sua preferência de compra e viu a concorrente levar o Mundial por uma pequena diferença de valores na negociação com a Fifa. Depois passou seis meses sem conseguir superar a audiência registrada por aquele jogo. Até chegou perto, com 28 pontos no clássico Corinthians e São Paulo, em maio, pelo Brasileirão — o resultado que repetiria no segundo turno com o mesmo duelo —, mas sem levar a melhor no desempate pela casa decimal.
Geralmente, a Globo tem no seu ranking de maiores audiências do futebol de clubes em uma temporada partidas de mata-mata, clássicos ou jogos decisivos de Brasileirão nos pontos corridos. Em 2022, outro agravante: a emissora não teve mais o Paulistão na grade. A Record transmitiu a competição com exclusividade na TV aberta e também conseguiu 28 pontos arredondados de média com a final entre Palmeiras e São Paulo. A Libertadores, competição que antigamente figurava entre os recordes da Globo, ainda é exclusiva do SBT em 2022.
Com Corinthians x Flamengo, na noite de hoje, a emissora terá a chance de estar na casa dos 30 pontos de média com futebol pela primeira vez desde a decisão do Paulistão 2021, quando o São Paulo venceu o Palmeiras, no Morumbi, em um duelo que registrou 32 pontos na Globo em SP. Na praça paulista, cada ponto no Ibope atualmente equivale a 74.666 domicílios, ou 205.755 pessoas.
O fato de serem as duas maiores torcidas do país deve ajudar a emissora a alavancar os números nacionalmente. No Rio de Janeiro, por exemplo, o recorde da temporada de 2022 até agora foi registrado nas oitavas de final da Copa do Brasil, quando o Flamengo também conseguiu uma virada no mata-mata, mas contra o Atlético-MG. Na ocasião, foram 39 pontos de média.
Com a final, a Globo pode alcançar a casa dos 40 pontos no Rio, como fez em fevereiro de 2021 na rodada que consagrou o Flamengo campeão brasileiro de 2020. A derrota rubro-negra para o São Paulo, resultado que não impediu a conquista da taça, registrou média de 41 pontos no Ibope na ocasião. No Rio, cada ponto no Ibope atualmente representa 47.601 casas ou 124.692 indivíduos.
Já o recorde nacional de audiência também está em jogo com Corinthians x Flamengo nestas duas semanas. A melhor marca de 2022 foi registrada na semifinal, quando a Globo transmitiu São Paulo 1 x 3 Flamengo, jogo de ida no Morumbi, para todo o país, conseguindo média de 27 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão).
O PNT é o resultado da média das 15 praças com audiências medidas pelo Ibope. Cada ponto nessa métrica equivale a 258.821 domicílios, ou 713.821 pessoas. Além de bons desempenhos em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Globo precisará também de resultados importantes na audiência de capitais do Norte e Nordeste, o que normalmente ocorre em decisões do tipo, principalmente envolvendo a torcida do Flamengo.
Os resultados que a Globo conseguir nestas finais podem abrir um fim de ano histórico para o futebol na emissora, já que pela primeira vez a Copa do Mundo será realizada em novembro e dezembro, com oportunidades para audiências muito maiores nos jogos da seleção brasileira.
Globo, chance, ouro, recordes, Ibope
Comentários do Facebook -