Final com Flamengo x Corinthians ajudou a impulsionar resultados da Copa do Brasil no Ibope em SP
Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo
A Copa do Brasil 2022 terminou com audiência média de 26,5 pontos nas transmissões realizadas em TV aberta para Globo em São Paulo. Impulsionada principalmente pela campanha do Corinthians, que chegou à final e foi derrotado nos pênaltis pelo Flamengo, a competição viu seu melhor índice no Ibope desde 2018, quando o Timão também acabou vice-campeão.
Com o jogo final entre Flamengo e Corinthians, que marcou 36 pontos de média com bola rolando em São Paulo, a Globo conseguiu a maior audiência do ano contando todos os programas exibidos, não apenas partidas de futebol, na região metropolitana da capital.
Mesmo assim, duelo marcou quatro pontos a menos que a decisão de 2018, quando o Cruzeiro venceu o time alvinegro por 2 a 1 em Itaquera em jogo que rendeu média de 40 no Ibope, fazendo com que aquela edição da Copa do Brasil fechasse com 28,7 pontos no geral. Com o arredondado, ficaria nos 29.
No ano seguinte, a audiência da Copa do Brasil em São Paulo foi prejudicada pela ausência de times paulistas nas semifinais, mas não "fez feio". A final entre Athletico-PR e Internacional, por exemplo, marcou 24 pontos de média na ida e 27 na volta entre o público de SP. A competição ainda encerrou com 25,6 pontos no geral.
Em 2020, um time paulista foi campeão da Copa do Brasil, o Palmeiras, mas a competição acabou esbarrando na pandemia do coronavírus. Paralisada por meses, só foi retomada no fim do ano e terminou já em março de 2021. A finalíssima entre Palmeiras e Grêmio rendeu 26 pontos no Ibope em São Paulo, e o torneio fechou com média de 24,1.
O pior cenário em São Paulo foi registrado em 2021, que teve um "misto" de elementos que diminuíram a audiência nos dois anos anteriores. Além de ainda ser disputada com a pandemia em situação grave, estádios fechados na maior parte do tempo e enfrentando uma baixa geral da TV aberta no Ibope, os paulistas novamente caíram fora antes da semifinal.
Com Atlético-MG e Athletico-PR disputando a taça em um período ainda mais difícil para a televisão, que era a metade de dezembro com a proximidade das festas de fim de ano, a Globo SP viu o primeiro jogo da decisão marcar apenas 13 pontos em uma tarde de domingo. O Galo ainda "resolveu" na ida, fazendo 4 a 0 em casa. O duelo de volta, em uma quarta à noite, rendeu 19,5, número que foi exatamente a média geral da Copa do Brasil 2021 no Ibope em SP.
Em 2023, a Copa do Brasil continuará sendo transmitida pela Globo, que renovou contrato com a CBF até 2026. A mudança será no dia de realização das finais. A entidade programou as decisões para domingos no ano que vem. Os jogos entre Palmeiras e Grêmio, na edição de 2020, e a ida da decisão do ano passado foram realizados em domingos com audiências menores que outras finais.
No entanto, é preciso ponderar os fatores que já falamos anteriormente neste texto, e lembrar que a final da Libertadores é disputada desde 2019 em um dia geralmente até pior para a audiência média da televisão, os sábados, e mesmo assim a Globo fez história com a transmissão de Flamengo x River Plate há três anos. Os 47 pontos no Ibope do RJ nunca mais foram superados por qualquer outro jogo de futebol na emissora desde então, e mesmo em SP os números daquela decisão foram impressionantes, ficando com média de 33 pontos.
Comentários do Facebook -