Santos é inspiração para Bento na final entre Flamengo e Ahtletico-PR

27/10/2022 17:55

Santos é inspiração para Bento na final entre Flamengo e Ahtletico-PR

Santos é inspiração para Bento na final entre Flamengo e Ahtletico-PR
Santos campeão da Sul-Americana — Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Unidos pelo vermelho e preto, Flamengo e Athletico-PR também têm em comum goleiros com nomes sugestivos para uma posição onde o jogador que é craque costuma ser chamado de milagreiro: Santos e Bento. E a trajetória dos dois no Rubro-Negro do Paraná também reserva muitas semelhanças. Ambos tiveram que contar com a saída de um titular absoluto para se consolidarem.



Há quatro anos, a ida de Weverton para o Palmeiras permitiu a Santos voar. Em abril, a saída de Santos para o Flamengo deu a uma das grandes joias do Athletico-PR a chance para buscar um lugar ao sol. A diretoria do Furacão até cogitou contratar um nome de peso, mas o rápido retorno técnico de Bento encerrou o assunto.


LEIA TAMBÉM: VP do Flamengo explica por que não haverá Fan Fest para a final da Libertadores


Bento acompanha de perto o crescimento de Santos
Mesmo que em categorias diferentes, Santos e Bento dividiram a estrutura do CT do Caju por quase 10 anos, de 2013 a abril de 2022. No mês em que o camisa 20 do Flamengo deixou o Athletico, o sucessor revelou inspiração no ex-companheiro e em Weverton.

- Responsabilidade tem de assumir, de ser titular, mas se eu ficar pensando no fato de o Santos ter conquistado tantos títulos pode me atrapalhar. Uso mais como uma inspiração para poder atingir o nível que eles atingiram (Santos e Weverton) e para me ajudar a evoluir - afirmou em agosto, em entrevista à TV Globo.

Bento começou a ser puxado para treinos esporádicos com o grupo profissional entre os 16 e 17 anos. Àquela altura, acompanhava de perto a transição entre Weverton e Santos.

Até dezembro de 2017, mês em que Weverton foi para o Palmeiras, Santos, que havia se profissionalizado em 2011, somava apenas 53 jogos como profissional, 23 destes pela equipe sub-23 que disputou o Paranaense de 2013.

Foram sete temporadas esperando por sequência, e ela veio. Mesmo com a concorrência de Léo e Felipe Alves. Fez 56 partidas em 2018, conquistou o Campeonato Paranaense e foi figura importantíssima na conquista do à época inédito título da Copa Sul-Americana. Com Fernando Diniz, além da segurança debaixo das traves, melhorou demais na saída com os pés. Com Tiago Nunes, foi campeão continental.

Nas quartas de final, após derrota por 1 a 0 para o Bahia, o jogo foi para os pênaltis, e o goleiro abriu a série fazendo linda defesa em cobrança de Vinícius, hoje conhecido como Vina. O Furacão passou com vitória por 5 a 4.

Consolidado, Santos tira Flamengo e chega à Seleção
Alçado à condição de ídolo, Santos viveu o auge da carreira em 2019. Voltou a ganhar título de peso, a também à época inédita Copa do Brasil, e novamente na condição de protagonista.

Nas quartas de final, o goleiro foi um dos principais responsáveis por um dos raríssimos tropeços do Flamengo de Jorge Jesus. Após dois empates por 1 a 1, a disputa da vaga no Maracanã foi para os pênaltis. Santos parou os hoje companheiros Diego e Everton Ribeiro, e o time deixou o Maraca vaiado pela última vez naquela temporada.

Na fase seguinte, depois de o Athletico-PR conseguir uma impressionante reviravolta ao devolver os 2 a 0 que o Grêmio havia aplicado em Porto Alegre, Santos pegou a última cobrança da disputa de pênaltis. Voou em seu canto esquerdo e fez defesaça: 5 a 4, e Furacão na final.

Dois dias depois de ser campeão da Copa do Brasil contra o Internacional (1 a 0 e 2 a 1), Santos foi convocado pela primeira vez para a Seleção. Tite o chamou para os amistosos contra Senegal e Nigéria. O mês de setembro tornou-se inesquecível para o paraibano de Campina Grande.

Aos 20 anos, Bento ainda jogava pelo sub-20, mas já começava a ir para o banco no Paranaense.

Bento estreia em 2020, fecha o gol, e ganha elogios de Santos
Em 2020, Bento, já com idade estourada e à época ainda sem muitas oportunidades, "teve" que estrear profissionalmente numa roubada. Santos e Jandrei testaram positivo para Covid-19 às vésperas dos duelos com o River Plate, pelas oitavas de final da Copa Libertadores.

Os argentinos passaram após empate por 1 a 1 em Curitiba e vitória por 1 a 0 no Monumental, mas o jovem de 21 anos fechou o gol, especialmente no jogo de ida, em casa, no dia 24 de novembro daquele ano.

Após cumprir quarentena e reassumir a titularidade pegando pênalti por 3 a 1 contra o Fluminense, Santos rasgou elogios a Bento.

- O Bento, realmente, foi muito acima da média nos jogos. É tudo fruto do trabalho dele, ele aproveitou bem a oportunidade. É manter a cabeça fria, como sempre fez, é um cara tranquilo. Desejo a ele toda sorte para continuar crescendo - afirmou ao UmDois Esportes.

Fechamento de ciclo com mais taça e Ouro
O ano de 2021 foi bom para os dois. Bento foi efetivado como goleiro reserva e atuou 20 vezes. Santos, por sua vez, ganhou o ouro olímpico no Japão com direito a pênalti defendido em disputa na semifinal com o México e mais uma Sul-Americana com o Athletico-PR.


Mal começou 2022, e o Flamengo começou intensa paquera com Santos. Um dos raros acertos de Paulo Sousa foi pedir a contratação do goleiro do Athletico-PR e, após quase três meses de conversa, os rubro-negros chegaram a um entendimento no início de abril.

Depois de Weverton, Bento perdia mais uma referência nos treinamentos, mas abria para si a chance de se tornar "o cara". Não desperdiçou.

Neste sábado, às 17h, em Guayaquil, os dois buscam a eternidade em seus respectivos rubro-negros. Santos é o mais vitorioso dos goleiros do Athletico e, em quatro meses de Gávea, já tem uma Copa do Brasil. Se for campeão da Libertadores, poderá sentar à mesa com Raul Plasmann e Diego Alves, que a levantaram em 1981 e 2019 vestindo o vermelho e preto do Flamengo. Bento, por sua vez, tenta a primeira taça como titular. E que primeira taça seria, hein?



Quem leva a melhor: Santos, jogador de seleção e homem de gelo que não solta bolas desde que assumiu o gol do Flamengo, ou Bento, cria atleticana e uma das grandes promessas criadas no CT do Caju? No sábado, o empate ficará só nos "nomes religiosos", e só um deles irá sorrir.

trajetórias, semelhantes, Santos, inspiração, Bento

360 visitas - Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM
- DECISÃO TOMADA? Insatisfação de Allan na reserva do Flamengo resulta em possível decisão sobre saída
- SEQUÊNCIA PESADA! Flamengo enfrenta desafios após rodada das Eliminatórias da Data Fifa
- CORTADO! De La Cruz não é utilizado em derrota do Uruguai



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Fluminense

Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena Fonte Nova
0 X 2
Bahia
Flamengo