Rodinei em 10 atos: uma relação intensa perto do capítulo final pelo Flamengo

29/10/2022 09:00

Rodinei em 10 atos: uma relação intensa perto do capítulo final pelo Flamengo

Rodinei em 10 atos: uma relação intensa perto do capítulo final pelo Flamengo
Rodinei, do Flamengo, com a taça da Copa do Brasil — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

A reta final de uma relação, no mínimo, intensa. Definitivamente, Rodinei não passou despercebido pelo Flamengo. Em quase sete anos desde a chegada, gerou variadas sensações ao torcedor: alegria, irritação, impaciência, diversão. Uma história que terá neste sábado um de seus últimos e o mais importante capítulo na final da Libertadores.



Quando entrar em campo para encarar o Athletico-PR, no estádio Monumental, às 17h (de Brasília), Rodinei terá seus primeiros minutos em uma final de Libertadores - apesar de ser a terceira. Oportunidade de coroar uma trajetória que já está decidido que chegará ao fim em 31 de dezembro em comum acordo.


LEIA TAMBÉM: G8? O que acontece com a vaga na Libertadores se o Flamengo for campeão


Rodinei quer novos ares, e o GE listou 10 momentos marcantes do herói do título da Copa do Brasil com a camisa do Flamengo. Momentos de Rodinei, de Avión, de Rodilindo:

A chegada
Rodinei é uma das heranças que Muricy Ramalho deixou em sua passagem pelo Flamengo. Jovem e com muito vigor físico, o lateral se destacou pela Ponte Preta na temporada 2015 e foi indicado ao clube pelo então técnico. O anúncio oficial aconteceu no dia 11 de dezembro daquele mesmo ano, juntamente com o comunicado do retorno do ídolo Juan. Em 13 de janeiro de 2016, foi apresentado ao lado de Chiquinho. Em quase sete anos, foram 224 jogos, nove gols e cinco títulos: Cariocas de 2017 e 2019, Libertadores de 2019, Brasileiro de 2019 e Copa do Brasil de 2022.

Queridinho dos gringos
O avión de Arturo Vidal sempre foi o queridinho dos estrangeiros. A amizade forte com jogadores de outros países sul-americanos é marcante na trajetória de Rodinei pelo Flamengo e gerou momentos divertidos nas tentativas de se comunicar em espanhol. Desde Paolo Guerrero, passando por Uribe, Trauco, Cuéllar, Arrascaeta, Isla, até chegar ao encantamento de Vidal, o lateral sempre foi o queridinho dos gringos rubro-negros.

Quase herói contra o San Lorenzo
Em tempos de vacas magras do Flamengo na Libertadores, Rodinei por pouco não foi o herói de uma simples classificação para as oitavas de final, em 2017. O Flamengo foi à Argentina enfrentar o San Lorenzo precisando apenas do empate para avançar e saiu na frente do placar com gol do lateral em chute de fora da área, de pé esquerdo. Tudo parecia ir bem, até que Angeleri e Belluschi, nos acréscimos, viraram para os argentinos. Eliminação precoce no Gasômetro.

A temporada foi a mais artilheira de Rodinei no clube. Foram cinco gols e quatro assistências em uma época onde muitas vezes foi escalado como ponta por Zé Ricardo.

Fábrica de memes
Desde que chegou ao Flamengo, Rodinei é uma fábrica de memes. Com sua personalidade descontraída e brincalhão, o lateral virou o Rodilindo para os companheiros e é diversão garantida nos bastidores ou em postagens nas redes sociais. A imagem tocando tantã no gramado do Monumental de Lima, na Libertadores de 2019, é marcante e virou até figurinha de aplicativo de bate-papo.

Houve momentos engraçados também dentro de campo, quando colocou a mão no peito no hino da Colômbia em jogo pela Libertadores de 2018 após ver o amigo Cuellar cantar por seu país. Tem ainda vídeos virais famosos, como o que faz com as mãos um cruzamento e gol de cabeça e quando faz um coração e diz: “Sabias que te amo!“. Diversão garantida.

Gol do título carioca de 2017
O pênalti cobrado contra o Corinthians não foi o primeiro momento de protagonismo de Rodinei em um título do Flamengo. Em 2017, foi do lateral o gol que confirmou o título carioca diante do Fluminense, no Maracanã. Na ocasião, o empate por 1 a 1 já seria suficiente para ser campeão, mas o lateral aproveitou contra-ataque e arrancou para chutar no canto do equatoriano Orejuela, que quebrava galho no gol após expulsão de Diego Cavalieri.

Na comemoração, Rodinei subiu na escada de acesso da arquibancada e abraçou torcedores. Na volta, ficou sem sua camisa, recuperada dias depois.

Empréstimo ao Inter
Rodinei deixou o Flamengo logo após o famoso ano mágico de 2019. Na temporada dos títulos do Brasileirão e da Libertadores, fez apenas 27 jogos, 19 como titular e deu uma assistência. Em seguida, Jorge Jesus optou por dar oportunidades ao jovem Matheuzinho como reserva de Rafinha e liberou o lateral para o Inter. Em Porto Alegre, Rodinei reencontrou o bom futebol, se tornou titular absoluto, mas se viu protagonista justamente da conquista do Flamengo no Brasileirão.

Em confronto direto pelo título, na penúltima rodada, Flamengo e Inter se enfrentaram no Maracanã e um torcedor colorado pagou R$ 1 milhão para exercer a cláusula que permitia que Rodinei entrasse em campo contra o ex-clube. Não deu certo. O lateral foi expulso no início do segundo tempo e a vitória por 2 a 1 fez com que o Rubro-Negro fosse para última rodada na liderança.

O retorno
Rodinei volta ao Flamengo após um ano e meio de boa passagem pelo Internacional, quando jogou 52 jogos, marcou três gols e deu oito assistências. A recepção foi com status de reforço pelas boas atuações no Colorado, mas as chances foram poucas e o lateral se tornou a terceira opção com Renato Gaúcho, atrás de Isla e Matheuzinho. Foram 23 atuações, apenas uma assistência e nenhum minuto na segunda final de Libertadores pelo clube.

Renascimento contra o Galo no Mineirão
Quando o fim da passagem de Rodinei pelo Flamengo apontava para meses de melancolia atrás de Matheuzinho e Varela na fila dos laterais, o camisa 22 renasceu com atuações impressionantes sob o comando de Dorival Júnior. O início da retomada aconteceu no Mineirão, na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG.

Rodinei entrou no segundo tempo na vaga de Matheuzinho e deu sobrevida a um Flamengo que perdia por 2 a 0. Foram deles as melhores jogadas, até o cruzamento para Lázaro diminuir. Dali em diante, recuperou um lugar na equipe e foi um dos destaques ofensivos na arrancada que levou o time ao título da Copa do Brasil e à final da Libertadores.

Pênalti da Copa do Brasil
O gol do título da Copa do Brasil foi, pelas palavras do próprio Rodinei, o auge de sua passagem pelo Flamengo. Na montanha russa que se tornou habitual desde que chegou em 2016, o lateral já voltava a conviver com críticas após rápida lua de mel e viu a chance de ser campeão contra o Corinthians cair em seus pés. A batida firme e cruzada, deslocando Cássio, teve contornos de alívio e festa para os quase 70 mil presentes no Maracanã. Rodinei está marcado na história.

- Estou no Flamengo há seis anos e dez meses, e ainda não tinha vivido isso. Jogar uma final, ser protagonista… Graças a Deus, papai do céu abençoou. Agora, é comemorar e pensar na próxima decisão.

David Luiz, o paizão
O gol do título tornou ainda mais pública a importância de David Luiz na retomada de Rodinei. Na festa de campeão após o jogo contra o Corinthians, zagueiro e lateral trocaram declarações emocionadas, como a que David detalhou conversas para que o amigo mudasse de comportamento para melhorar sua performance.



- Desde quando eu cheguei, tive a oportunidade de conhecer histórias que me tocaram do lado pessoal. O Rodinei é uma delas. Um cara que todo mundo ama, de coração gigante. Que eu cheguei aqui e vi órfão, no sentido de que "coisa boa é para nós, coisa ruim é você sozinho". Eu não falo só dentro do clube, falo de tudo. Eu falei para ele: "Rodi, estou tendo a oportunidade de te conhecer, estou vendo um jogador de potencial enorme, que talvez não tenha visto em alguns grandes clubes que eu joguei lá fora. Mas você está muito longe de ser um profissional". E falei para ele: "Estou aqui para te ajudar".

448 visitas - Fonte: globoesporte


VEJA TAMBÉM
- CORTADO! De La Cruz não é utilizado em derrota do Uruguai
- SALVOU O TIME! Dinheiro de atacante do Flamengo impulsionou time do interior paulista rumo à Série A
- Corinthians notifica Flamengo sobre garantias na aquisição de Hugo Souza



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Fluminense

Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena Fonte Nova
0 X 2
Bahia
Flamengo