Presente na camisa dos dois finalistas da última Libertadores, a Havan anunciou nesta terça-feira (22) o encerramento de todos os patrocínios a "times esportivos". Isso inclui, além do Flamengo e o Athletico-PR, também o Brusque, clube da cidade onde a loja nasceu. A empresa também patrocina dois clubes de vôlei, que não são citados na nota.
A Havan, que tem sua imagem muito atrelada ao seu fundador, Luciano Hang, um dos mais conhecidos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), alegou que tomou a decisão por conta do momento político e econômico do país, sem dar detalhes.
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"Por conta do momento econômico e político que o Brasil vive, a Havan está revendo todos os seus investimentos para o próximo ano. Com isso, informa que, para 2023, não renovará o patrocínio com nenhum time esportivo, como Flamengo, Athletico Paranaense, Cascavel e Brusque. O contrato vigente com os clubes segue até o final, com encerramento em 31 de dezembro de 2022", disse a Havan, em nota.
A empresa patrocinava o Flamengo desde maio de 2021 e pagava ao clube rubro-negro pouco mais de R$ 1 milhão ao mês, em contrato que valia até o fim de 2022. No caso do Athletico, a parceria era ainda mais antiga, vindo desde 2017, em contrato de cerca de R$ 4 milhões ao ano.
Os dois principais clubes patrocinados pela Havan tiveram suas imagens ligadas a Bolsonaro na reta final da eleição. O Athletico compartilhou em suas redes sociais mensagem do presidente Mario Celso Petraglia defendendo o voto em Bolsonaro. Já o Flamengo recebeu o presidente no dia do segundo turno, e ele posou para fotos junto da taça da Libertadores.
Mas a participação mais ativa da Havan no futebol era por intermédio do Brusque. Foram 25 anos de patrocínio, segundo a Havan, levando a equipe à Série B do Campeonato Brasileiro e à sua segunda taça do Campeonato Catarinense, conquistada neste ano. Como foi rebaixado na Série B deste ano, em 2023 o time jogará a Série C.
A nota da Havan cita o fim do patrocínio a todos os "times esportivos", mas não cita nominalmente os clubes de vôlei. No caso do Moda Brusque Vôlei, o patrocínio divulgado no começo do ano vai "até 2023", sem especificação de mês. Já o contrato com o Osasco foi renovado até 2024 em maio deste ano. Logo, dura mais um ano e meio.
"A Havan tem muito orgulho em ter participado da história dos times e acompanhado a evolução de cada um durante esse período em que permaneceu junto. Pela ótima relação que sempre manteve com os clubes, a varejista permanece de portas abertas para caso haja interesses mútuos futuramente", comentou a Havan na nota.
Havan, culpa, momento político, patrocínio, clubes
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