Flamengo se recupera durante a temporada e retoma a América

31/12/2022 10:14

Flamengo se recupera durante a temporada e retoma a América

Depois de um início de ano ruim, time se encontra sob o comando de Dorival Júnior e conquista dois importantes títulos

Flamengo se recupera durante a temporada e retoma a América
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo


A temporada 2022 terminou com um saldo positivo para o Flamengo, que manteve a rotina de brigar pelos principais títulos e conquistou duas taças importantes: Libertadores e Copa do Brasil. Dentro de campo o time deu alegrias e, fora das quatro linhas, mostrou solidez para se manter entre os favoritos em todas as disputas.



LEIA TAMBÉM: Saiba quem é Índio, atacante do Flamengo, que perdeu vaga na Copa de 1958 para o Rei Pelé


Campanhas:

Libertadores: campeão
Copa do Brasil: campeão
Brasileirão: 5º colocado
Carioca: 2º colocado

Opção por Paulo Sousa não dá certo

A diretoria do Flamengo foi até a Europa procurar um substituto para Renato Gaúcho e optou por Paulo Sousa, técnico da Polônia. O trabalho do português não teve o efeito imaginado nem nos resultados nem na forma de o time jogar.

Na Supercopa, o time perdeu nos pênaltis para o Atlético-MG e, no Carioca, foi superado na decisão pelo Fluminense. Sem boa sintonia com o elenco, o time não andou, e o início ruim no Brasileiro (14º lugar) fez a diretoria demitir Paulo Sousa. Ao todo, foram 32 partidas, com 19 vitórias, sete empates e seis derrotas.

Contratações de peso para fortalecer o elenco

Depois de um início de ano mais tímido no mercado por causa do risco de uma multa milionária em ação do Banco Central - que acabou com final positivo para o clube -, a diretoria investiu pesado para reforçar o elenco.

Depois de Marinho e Fabrício Bruno no início da temporada, chegaram na janela do meio do ano nomes como Everton Cebolinha, Vidal, Santos, Pablo, Ayrton Lucas, Varela e Erick Pulgar.

Cebolinha foi a aquisição mais cara da temporada: 13,5 milhões de euros, mas o valor pode chegar a 16 milhões de euros com as variáveis. Em enquete do ge, Santos foi eleito a melhor contratação.

Dorival Júnior comanda a retomada da América

O escolhido para substituir Paulo Sousa foi Dorival Júnior, que estava no Ceará. O treinador aos poucos arrumou a casa, apostou na dupla de ataque Gabigol e Pedro e conquistou a confiança dos jogadores. Com o time longe do Palmeiras na disputa pelo título do Brasileiro, a estratégia foi usar a força máxima nas copas.

E assim Dorival levou o Flamengo a duas grandes conquistas, o tri da Libertadores, contra o Athletico-PR (com Gabigol novamente herói), e ao título da Copa do Brasil, contra o Corinthians, após disputa de pênaltis.

No Brasileiro, o time alternativo conseguiu bom aproveitamento, mas insuficiente para lutar pelo título. Após as conquistas das Copas, o rendimento caiu, e o Flamengo terminou a competição em quinto lugar.

Apesar das conquistas, Dorival Júnior e o Flamengo não chegaram a um acordo para a renovação para a temporada 2023.

Conquistas potencializam a receita, que chega a R$ 1,2 bilhão

O Flamengo teve uma receita recorde em 2022, de R$ 1,2 bilhão, favorecido pela premiação das conquistas da Libertadores e Copa do Brasil. O clube mostrou após mais uma temporada sua solidez financeira e diminuiu ainda mais sua dívida. A previsão para 2023 é de bater novamente a casa do bilhão.

A despedida de Arão, Vitinho e dos dois Diegos

O ano de 2022 marcou também a despedida de alguns jogadores vitoriosos e que estavam há bastante tempo no Flamengo. Arão e Vitinho se transferiram para fora do Brasil.

Diego Alves e Diego chegam ao fim do contrato neste 31 de dezembro e não renovaram. O camisa 10 anunciou sua aposentadoria.

Quarteto disputa a Copa do Mundo

O bom desempenho no Flamengo rendeu a quatro jogadores a oportunidade de disputar a Copa do Mundo do Catar. Arrascaeta e Varela pela seleção do Uruguai, e Everton Ribeiro e Pedro pela seleção brasileira.

Os uruguaios ficaram na fase de grupos, e os brasileiros foram eliminados nas quartas de final.

Em 2023, a vez é de Vitor Pereira



Após a decisão de não renovar com Dorival Júnior, a diretoria do Flamengo aposta em outro português para 2023: Vitor Pereira, que em 2022 dirigiu o Corinthians e levou o time até a final da Copa do Brasil.



Flamengo, Retrospectiva, Temporada, América, Mengão

517 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- É LOGO ALI! Jogadores avançam em recuperação no Flamengo com foco em 2025
- DESFALQUE INTERNACIONAL! Volante chileno do Flamengo não joga hoje contra o Brasil; Entenda
- JOGO DURO! Flamengo faz exigências após oferta formalizada para Hugo Souza



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Fluminense

Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena Fonte Nova
0 X 2
Bahia
Flamengo