O ano de 2023 começou e o principal objetivo do Flamengo já está posto: o Mundial de Clubes. A um mês do torneio, o clube se movimenta por reforços, mas, a partir deste 1º de janeiro, conta de forma oficial Vítor Pereira, cujo contrato com o Corinthians se encerrou neste sábado. Agora, o técnico é aguardado nesta segunda-feira, no Ninho do Urubu, para o primeiro contato com o elenco.
Os desafios para o substituto de Dorival Júnior serão muitos visando a competição no Marrocos, na qual o Flamengo estreia na semifinal, no dia 7 ou 8 de fevereiro A adaptação do treinador português ao Rubro-Negro precisará ser rápida, mas o início do trabalho já foi adiantado por sua comissão técnica. No último dia 26, os jogadores se reapresentaram no Ninho do Urubu para a pré-temporada.
Ao longo desta semana, além de Vítor Pereira, os quatro atletas que disputaram a Copa do Mundo (Everton Ribeiro, Pedro, Arrascaeta e Varela) também são aguardados no Ninho do Urubu. Ativo no mercado, o Flamengo aguarda a chegada de Gerson e espera finalizar o acordo por Agustín Rossi.
Aliar legado e características próprias
Vítor Pereira assumirá a equipe em um cenário incomum no futebol brasileiro. Campeão da Copa do Brasil e da Libertadores em novembro, o Flamengo optou pela mudança no comando técnico mesmo com o bom desempenho da equipe no segundo semestre. Além disso, o clube foi capaz de manter o elenco vitorioso. Entre os titulares de 2022, o lateral-direito Rodinei foi o único a sair, enquanto os "Diegos" - Alves e Ribas - se despediram após uma temporada como coadjuvantes.
Neste contexto, o português terá que incorporar ao legado de Dorival Júnior as características de seu trabalho e sua ideia de jogo, um desafio ampliado levando em consideração que, em fevereiro, o Flamengo disputará o Mundial de Clubes em Marrocos. A manutenção de um grupo experiente e acostumado às trocas no comando técnico nas últimas temporadas pode facilitar a vida do técnico.
As muitas opções para Vitor Pereira
Como citado acima, o Flamengo conseguiu manter o elenco campeão em 2022 e ainda busca reforços pontuais no mercado e confia em uma evolução dos atletas que chegaram no segundo semestre do ano passado. São os casos de Everton Cebolinha, Vidal e Erick Pulgar, por exemplo. Vítor Pereira, portanto, terá alternativas de sobra para montar o Rubro-Negro. É a tal da "dor de cabeça boa". Vidal, João Gomes, Thiago Maia, Gerson são nomes que concorrem às duas vagas no meio se o treinador mantiver o sistema ofensivo com Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol e Pedro.
O calendário rubro-negro no início de 2023
A estreia no Campeonato Carioca será no dia 12 de janeiro, mas o Flamengo atuará com uma equipe alternativa, formada por jovens das divisões de base, nas primeiras rodadas. Antes do Mundial de Clubes, o time terá o Palmeiras pela frente, na Supercopa do Brasil, no dia 28 de janeiro. Assim, Vítor Pereira terá que acionar os titulares em campo nos jogos anteriores.
Flamengo, Vítor Pereira, Elenco, Assume, Mengão
Comentários do Facebook -