Histórico goleiro do Boca elogia Rossi, reforço do Fla: Melhor do que eu

10/1/2023 08:41

Histórico goleiro do Boca elogia Rossi, reforço do Fla: Melhor do que eu

Histórico goleiro do Boca elogia Rossi, reforço do Fla: Melhor do que eu
Agustín Rossi, goleiro argentino que acertou com o Flamengo para 2023
Imagem: Twitter Boca Juniors


Ele é um dos grandes nomes da história do Boca Juniors. Goleiro com 14 títulos e 351 jogos pelo clube, o histórico "Pato" Abbondanzieri fez muitos elogios a Agustín Rossi, que ontem (9) assinou um pré-contrato com o Flamengo para a temporada 2023.



"O futebol mudou muito em pouco tempo, mas posso dizer sim que Rossi faz coisas melhores do que eu fazia, especialmente nos reflexos e nos pênaltis", contou Abbondanzieri à coluna. Hoje com 50 anos, ele é um importante personagem do agronegócio argentino, depois de nove temporadas como assistente técnico do ex-goleador Martín Palermo (encerrou seu vínculo em novembro de 2021).


LEIA TAMBÉM: TUDO CERTO! Flamengo anuncia pré-contrato com Rossi; saiba detalhes


"Rossi tem também um ótimo posicionamento. Está em um ponto admirável da carreira, até pela idade, nem tão jovem nem tão desgastado", seguiu Abbondanzieri, sobre o novo flamenguista, que está com 27 anos (fará 28 em 21 de agosto).

'Conquistou o respeito do adversário'
Abbondanzieri foi o goleiro titular da Argentina na Copa do Mundo de 2006, aquela que viu a estreia de Lionel Messi em Mundiais. Especialista em pênaltis, era ele o homem de luvas do Boca nos títulos da Libertadores (contra o Santos) e do Mundial (em cima do Milan) em 2003. O argentino encerrou sua carreira no Internacional, sendo reserva no título da Libertadores de 2010.

"Rossi é excelente nos pênaltis, só ver como os adversários do Boca respeitaram demais o seu trabalho nas cobranças. Muito da eficiência de um goleiro é possível medir pela dificuldade psicológica dos batedores."

"Pato" refuta qualquer paridade do seu lendário nível nas cobranças pelo Boca com Rossi: "Eu não era especialista, tanto que no meu começo de carreira, quando íamos para uma decisão por pênaltis, o técnico me tirava e colocava um goleiro melhor nas cobranças. Especialista era o Goycochea [na Copa de 1990]. Eu só fui um goleiro com boa intuição".

Conhecido na Argentina pela modéstia e por evitar polêmicas até mesmo com rivais que o agrediram —como Marcelo Gallardo, que arranhou sua cara no Boca x River da Libertadores de 2004— Abbondanzieri não exagera ao encher Rossi de elogios.

'Rossimania'
A coluna acompanhou rodada a rodada sua trajetória pelo Boca e pôde conferir a verdadeira "Rossimania" despertada na torcida xeneize, das mais exigentes com os seus goleiros. Afinal, já contou com estrelas como "Loco" Gatti, Navarro Montoya e o próprio Abbondanzieri.

Nos últimos anos, o "top 3" de goleiros na Argentina era composto por Arias (do Racing), Armani (River) e Rossi, mas na temporada 2022 o arqueiro xeneize deixou os dois bem para trás, até porque Arias ficou o primeiro semestre inteiro parado devido a uma lesão no joelho.

Bem depois vinham os outros dois goleiros de clubes grandes na Argentina, o uruguaio Sosa, do Independiente, e Battalla, do San Lorenzo.

E o que era possível ver em Rossi? Além da impressionante eficiência nos pênaltis, algo que a Argentina não conferia no futebol local desde "Pato" Fillol, nos anos 1970 e 1980, uma capacidade igualmente impressionante nas bolas que definiam resultados, as chamadas "pelotas decisivas".

No meio do ano passado, pouco antes do confronto contra o Corinthians pela Libertadores, a coluna conversou com Fernando Gayoso, preparador de goleiros do Boca, e uma frase sua merece ser resgatada: "Rossi é confiante demais. Nessas jogadas importantes, de 'cara ou coroa' entre ele e o atacante, se sobressai porque acredita sempre que vai conseguir levar a melhor".

Rossi, é bem verdade, tem falhas nessa sua trajetória recente. Exemplos: os chutes de longe de Julián Álvarez (River x Boca de 2021) e Matías Rojas (Boca x Racing do fim de 2022).

Nada, porém, que tire o otimismo do torcedor do Flamengo, que agora verá pelo clube um verdadeiro "arquerazo", como repetem na Argentina.



Grande parte da vantagem recente do Boca nos superclássicos contra o River de Gallardo vinha justamente dele, Rossi, decisivo nas cobranças de pênalti (Copa Maradona de 2021 e Copa Argentina de 2021) e no descomunal 1 a 0 em Núñez pela Copa da Liga Profissional de 2022 —na opinião da coluna, sua melhor atuação com a camisa do Boca.

438 visitas - Fonte: Uol


VEJA TAMBÉM
- É LOGO ALI! Jogadores avançam em recuperação no Flamengo com foco em 2025
- DESFALQUE INTERNACIONAL! Volante chileno do Flamengo não joga hoje contra o Brasil; Entenda
- JOGO DURO! Flamengo faz exigências após oferta formalizada para Hugo Souza



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Fluminense

Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena Fonte Nova
0 X 2
Bahia
Flamengo