Vice-presidente explica planos e próximos passos do banco digital do Flamengo

20/1/2023 19:11

Vice-presidente explica planos e próximos passos do banco digital do Flamengo

Negócio avaliado em mais de R 1 bilhão passa dos 3 milhões de clientes

Vice-presidente explica planos e próximos passos do banco digital do Flamengo
Dirigentes de Flamengo e BRB no anúncio da parceria, em 2020 — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo


O Banco Central aprovou na última quinta-feira uma iniciativa inédita na América Latina: a autorização para que um clube de futebol gerencie um banco digital. O pioneiro nesse mercado será o Flamengo, que criou o Nação BRB Fla em parceria com a empresa do governo de Brasília.



LEIA TAMBÉM: Flamengo participa de ação social com pessoas em situação de rua no Rio de Janeiro


O ge entrevistou o vice-presidente geral e jurídico do clube, Rodrigo Dunshee de Abranches, para explicar como esse novo negócio vai funcionar e, principalmente, como os rubro-negros pretendem investir os lucros projetados na nova empreitada.

Flamengo e BRB são parceiros desde 2020, quando o banco criou um braço digital com a marca do clube, além de estampar a camisa de jogo. O serviço já atraiu 3,5 milhões de pessoas, em um negócio que é avaliado em mais de R$ 1 bilhão. Com a autorização do BC, o Fla passa a dividir os lucros em uma nova empresa que será criada.

A parceria

ge: Como funciona o banco do Flamengo?


Dunshee: Hoje em dia há vários bancos digitais. É um mercado muito disputado, mas o Flamengo tem 45 milhões de torcedores. São 45 milhões de potenciais titulares de cartão de crédito, de conta digital e de vários produtos bancários. Tudo o que você pode consumir em um banco "convencional", você vai poder construir no Nação BRB Fla. Já temos 3,5 milhões de clientes digitais. A ideia é que o torcedor do Flamengo que tem um cartão de crédito, que tem um produto bancário, use o banco do clube. Por que? Porque o Flamengo tem 50% do lucro dessa companhia.

O Flamengo é uma associação civil sem fins lucrativos, ou seja, o lucro do Flamengo não pode ser dividido aos sócios. O lucro do Flamengo é revertido justamente para o fim social do clube: futebol, basquete, esportes olímpicos… O lucro do Flamengo é sempre a vitória.

O Flamengo vai participar ativamente da administração desse banco?

Todos esses negócios que o Flamengo tem são tocados por profissionais escolhidos. Não são amadores. Certamente o Flamengo vai ter profissionais indicados, profissionais de mercado. A liderança do projeto, da parte bancária, é claro que é do BRB. O Flamengo participa com os indicados, de olho no conselho de administração. O conhecimento bancário não é do Flamengo, é do BRB.

A partir de agora, falta algo mais para o Flamengo estar à frente do negócio?

Vai ser aberta uma companhia entre Flamengo e BRB para explorar essa plataforma. Isso demora um pouquinho. Mas quando você tem a aprovação do Banco Central, isso já gera valor. O investidor já sabe, o mercado já sabe... Hoje em dia, só o BRB toca o negócio. Agora, o Flamengo vai ter gente participando das decisões, estará muito presente.

Já é possível projetar o impacto no orçamento do clube?

A operação Nação BRB Fla está sendo estruturada. Eu não tenho como dizer quanto vai gerar de dinheiro, mas tenho como dizer que já teve uma avaliação de quanto vale o negócio, e já passa de R$ 1 bilhão. Eu acho que o céu é o limite. Ainda não está estruturada, claro, mas já vai começar a funcionar como empresa.

O Flamengo tem a ideia de ter mais um sócio. O banco e mais um sócio digital para mais capital e, com isso, nessa venda, vai ter uma entrada forte de recurso. Assim, o Flamengo pode se capitalizar para usar em várias coisas, como por exemplo o estádio.


Recursos para novo estádio

Com os lucros ou o dinheiro de venda de ações, quais serão as prioridades?


O presidente não quer tirar receitas recorrentes do Flamengo, das receitas tradicionais, para investir, por exemplo, em um estádio. Porque isso prejudicaria a nossa competitividade no futebol e nos outros esportes. A preocupação é que essa receita não venha do dia a dia, e esse seria um meio. Por exemplo, se vender uma participação dessas, você pode ter esse dinheiro, que não era "esperado", para investir sem prejudicar a competitividade.

Até onde eu sei, a prioridade desse dinheiro será para o estádio próprio. Estamos disputando a concessão (do Maracanã, mas são 20 anos, e tem muita gente querendo jogar no Maracanã. Um investimento em um estádio moderno pode ser um grande negócio.


O clube e a BRB pretendem abrir capital?

O projeto de ser dono do banco digital já foi aprovado pelo Conselho. Mas qualquer próximo passo temos que debater. Não entrou em pauta ainda. Para montar qualquer negócio era preciso o Banco Central autorizar. Agora vamos formalizar a companhia.

Podemos entrar com o BRB e colher o dividendo, mas podemos também vender uma parte para capitalizar e fazer mais algum investimento. Jamais vamos vender tudo porque é o nosso banco. O primeiro passo é implementar, é virar Nação BRB Fla.


O acordo para estampar a marca na camisa segue ou será remodelado?



A gente tem a expectativa de que a exibição da marca sempre faça parte da parceria global que nós temos. A gente exerga como uma parceria eterna, ou muito duradoura, mas as coisas são dinâmicas. Em algum momento a exibição da marca pode se ampliar ou mudar de lugar... Eles podem querer pegar todos, ou mudar para as costas, não tem como prever.

O BRB tem sido parceiro do Flamengo em várias operações, é algo que está se ampliando. A exibição da marca sempre foi um componente da parceria. Nunca foi um contrato tradicional de patrocínio. É uma parceria de negócios. Isso (a estampa da marca) é a ponta do iceberg, como o presidente Landim sempre enfatizou. Para o Flamengo é muito bom. Banco bem gerenciado dá lucro. Isso foi uma coisa desenvolvida pessoalmente pelo presidente Rodolfo Landim, juntamente com Paulo Henrique (presidente do BRB).




Flamengo, Banco, Digital, Parceria, Dunshee, Mengão

511 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- MÁS NOTÍCIAS! Problema de Filipe Luís no Flamengo e retorno de atacante é adiado.
- O ÍDOLO FICA?? Possível renovação de contrato de Gabigol no Flamengo é revelada por Landim
- PAQUETÁ INTERESSADO! Marcos Braz relembra desejo de contratar CRAQUE para Flamengo



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Fluminense

Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena Fonte Nova
0 X 2
Bahia
Flamengo