Ei, ei, ei, vovô é nosso rei! Nos 70 anos de Zico, netos babam maior ídolo do Flamengo; veja vídeos

3/3/2023 09:34

Ei, ei, ei, vovô é nosso rei! Nos 70 anos de Zico, netos babam maior ídolo do Flamengo; veja vídeos

Ei, ei, ei, vovô é nosso rei! Nos 70 anos de Zico, netos babam maior ídolo do Flamengo; veja vídeos
Zico e seus nove netos na última edição do Jogo das Estrelas — Foto: Reprodução

Títulos, gols e magia fizeram de Zico insuperável no Flamengo. Hoje, 3 de março de 2023, você vai ler e ouvir à exaustão histórias sobre Cariocas, Brasileiros, Libertadores e o Mundial que o maior ídolo da história rubro-negra foi buscar. Aqui nessa matéria o papo é outro. No dia em que chega com saúde aos 70 anos, idade tão simbólica e que remete a cabelos brancos bem vividos, o ge resolveu explorar as histórias que só o Vovô Zico conta para um apaixonado time de nove netos.



A escalação é a seguinte: Felipe (14 anos), Gabriel (12), Antônio (12), Arthur (11), Alice (10), Larissa (6), David (5), Tom (2) e Sofia (1 ano e 6 meses). As crianças têm como papais o trio Júnior, Bruno e Thiago Coimbra.


LEIA TAMBÉM: “Tem que mandar embora agora!”; Hugo Souza ‘apronta’ após vice da Recopa


A turminha distribuiu sorrisos ao falar do parente mais famoso e também abordou o fato de ter que dividi-lo com milhões de apaixonados. Zico é "pai" de uma geração de rubro-negros que fez a torcida do Flamengo se tornar ainda maior. E "avô" também de jovens que não o viram jogar, mas que aprenderam a amá-lo ouvindo histórias de outros vovôs sobre sua genialidade e profissionalismo.

Se Zico fez zagueiros rolarem no gramado com seus dribles curtos e objetivos, em casa ele bota os netos no chão de tanto rirem. Na opinião do pequeno xará Arthur, filho de Júnior, o vovô é craque também na arte de contar piadas. O timing, garante o garoto, é adequado ao que tinha para deslocar goleiros.

- Oi, Vovô. Parabéns pelos 70 anos. Fico muito feliz que está alcançando essa idade sem dificuldade. Mesmo que tenha aquele negócio da muleta, você conseguiu superar. Você é muito bom, muito gentil e muito paciente para assinar autógrafos. Tenho muito orgulho de ser seu neto. Acho que você é uma pessoa muito engraçada. Você conta umas piadas nas melhores horas, e eu acho realmente que você é uma pessoa muito legal. Não sei explicar, é uma pessoa muito boa. Parabéns, aproveita seu dia. Que esse seja o melhor dia da sua vida. Beijo! - exclamou Arthur.

Se falta era sinônimo de gol para Zico nos tempos de jogador, a presença constante ao lado dos netos é que faz os pequenos vibrarem hoje. Larissa lembra que o vovô foi o motorista da rodada há uma semana quando ela, papais e os irmãos chegaram de um passeio nos Estados Unidos.

- Oi, vovô. Você é muito legal, você brinca com a gente e buscou a gente no aeroporto - diz a pequena, encerrando o depoimento falando em coro com o irmão David que ama muito o aniversariante do dia.

Acompanhados do irmão Tom, Alice e Antônio reforçam o quanto Vovô Zico sempre se escala para as brincadeiras. E não tem penalidade máxima e nem impedimento, avisa a menina.

- O Vovô Zico é especial porque ele sempre brinca com a gente e nunca fala não - diz Alice.

- O Vovô Zico é especial porque ele sempre dá atenção aos netos mesmo trabalhando. Ele é muito carinhoso - completa Antônio.

Golaço no Maraca e saudades do Galinho: netos boleiros recebem o ge
Zico hoje é companhia constante na vida deles a cada semana. Porém de 2018 a 2022, quando trabalhou como diretor executivo do Kashima Antlers, sua rotina era diferente. Vinha pouco ao Brasil. Os dois netos mais velhos, Felipe e Gabriel, assim como Moraes Moreira quando o ídolo foi para Udinese em 1983, sentiam "saudades do Galinho".

- É muito bom o convívio com meu avô. Mas, além de mim, tem mais oito. Então sempre que agrada um tem mais oito perturbando para ter um agrado também, né? Nem que seja jogar bola, ir na piscina, fazer qualquer coisa com ele. Aí minha irmã quer brincar de massinha com o vovô, mas alguma coisa ele vai fazer para agradar a todos. Todo mundo quer ficar com ele, ainda mais agora que ele voltou de vez pro Brasil. Agora é melhor porque, no passado, morava no Japão e vinha para cá duas vezes por ano. Aí era mais complicado - afirmou Felipe, que completa 15 anos no próximo dia 25.

- Era muito difícil, porque a gente sentia muita saudade dele. A gente queria vê-lo toda hora, fazia ligação de vídeo o tempo todo. Aí, na vezes quando ele voltava, todo mundo queria ficar junto com ele, todo mundo ficava grudado com ele, era um grude. Ele voltava para o Japão, todo mundo ficava com muita saudade dele. Quando ele chegava, era sempre uma alegria pra família toda - emendou Gabriel, que completa 13 anos na próxima segunda-feira.

Agora com o avô próximo, Felipe ganhou fama no Jogo das Estrelas de 2022 na parceria mais especial que já fez com o Galinho. Havia aparecido em outras edições da partida marcando gols desde bem pequenininho, mas sempre com a permissão dos amigos de Zico. Dessa vez foi à vera, sem moleza. E a canhota do garoto garantiu dois golaços, holofotes, e um inesquecível abraço do camisa 10 dentro de campo.

- Foi muito bom. Até hoje às vezes eu vou ver o telefone e aparece lembrança. Quando eu saio, até hoje tem gente que me para pra falar "ah, você que fez os gols?" "Sim, fui eu". Primeira vez que joguei à vera, que os caras não deixaram eu fazer gol. Eu já estava bravo porque deixavam eu fazer gol. Meu tio eu abracei no primeiro, no segundo foi o meu avô, ele estava bem atrás de mim. Ele estava gritando para não chutar, mas aí foi gol. Olhei para trás e ele falou: "Car..., moleque! Que isso, vem cá, porra!". Fui lá abraçá-lo, falei com o pessoal do time e fui abraçar meu pai, meu tio - vibrou Felipe, antes de tomar uma bronca de Gabriel:

- Esqueceu de falar que você foi me abraçar, o seu maior amor (risos)! - brincou o irmão.

Sorridente, brincalhão e carismático, Gabriel também é outro candidato a jogador. É atacante de drible e velocidade. Tanto ele quanto Felipe jogavam até pouco no Serrano, de Petrópolis, mas ambos tiveram que deixar o clube para se dedicarem aos estudos.

A personalidade dos dois é diferente. Mais alto, de futebol elegante e ironia fina, Felipe provocava o irmão o tempo inteiro com sorriso de canto de boca. Como mais velho dos nove netos e capitão da trupe, dizia ser o mais querido pelo vovô. Já Gabriel, cheio de gingado e toda hora mostrando os dentes, respondia com gestos e admiração. Quando perguntados sobre qual dos dois é o melhor, o mais novo calçou as sandálias da humildade.

- Cada um é melhor em alguma coisa. Eu sou melhor em drible e velocidade, mas ele tem um estilo muito mais parecido com o do meu avô. Então, como é parecido com o do meu avô, todo mundo sabe que ele é melhor (risos).

Enquanto Felipe e Gabriel davam entrevista, a pequena Sofia aparecia de vez em quando no quintal da casa. Xodó dos dois, ora estava agarrada em um, ora surgia no cangote de outro.

Porque o Vovô Zico é o melhor?
Ao completar 60 anos, o Galinho de Quintino, em homenagem liderada pelo rubro-negro Marcelo Tijollo, foi eternizado no samba "Zico é o rei dos humildes". Essa foi a característica mais marcante citada pelos netos Gabriel e Felipe.

- Ele sempre trata todo mundo bem. Admiro muito isso nele. É uma pessoa incrível, ele é muito humilde. Nunca vi uma pessoa ter tanta paciência igual a ele. Só não tem paciência para jogar videogame mesmo (risos). Ele é muito paciente com todas as pessoas, faz o possível para todos os netos. Ele faz tudo que está ao alcance dele para agradar a família toda. Isso me cativa muito - diz Gabriel.

- Como Gabriel falou, é uma humildade que você não consegue nem descrever em palavras o quão humilde esse cara é. Como avô, ele sempre faz de tudo para agradar a todos. Mesmo que não consiga, ele tenta ao máximo. Sempre trata todo mundo igual. Nunca trata alguém com prioridade a mais. Sempre faz tudo por todos os netos - completou Felipe.


Sonho de um vovô herói, porém anônimo
Dos 40 minutos de conversa com a reportagem do ge, os filhos mais velhos de Bruno Coimbra enfileiraram vantagens que têm por serem netos de Zico. Mas há também o ônus.

- É muito bom ser neto dele, mas tudo que é bom tem seu lado ruim. O lado ruim é que sempre tem aquela pressão de ser neto do Zico e que a gente não consegue fazer os negócios que queria fazer com ele, tipo andar no Maracanã, em shopping e em público. Mas é muito bom ser neto dele, com certeza é o melhor avô que eu poderia pedir para Deus ou para qualquer pessoa. Sempre bom carregar o nome dele - afirma Gabriel.

Felipe confessa que gostaria de dar a capa da invisibilidade a Zico em alguns momentos.

- É muito bom. Sempre que a gente vai para casa dele, e eu estou com um amigo, a pessoa fica assim: "Pô, é o Zico". Para mim, é normal. Caraca, é meu avô. Está sempre tratando todo mundo bem, mesmo às vezes sem paciência por todo mundo estar perturbando. Às vezes a gente gostaria que ele fosse o mesmo, só que anônimo. Seria bem melhor ser o que ele é, só que ser o Arthur, não o Zico.


Jogo à noite no Maracanã, então, é certeza de poucas horas de sono para quem estuda de manhã.

- Gostaria de poder andar no Maracanã. Não dá. A cada dois passos são 15 cabeças em cima dele. Sempre é o último a ir embora do Maracanã. Pior quando tem aula no dia seguinte, tipo essa última terça-feira: cheguei em casa três horas e acordei às seis para ir para a escola. Estava parecendo um zumbi, mas eu fui - lembra Felipe.

Técnico só no videogame

Desde que pendurou as chuteiras, Zico sempre rechaçou a hipótese de ser treinador do Flamengo para evitar qualquer tipo de arranhão em sua relação com o clube. Na família, porém, há um entusiasta da ideia que faz do vovô treinador de Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta. Isso, porém, acontece só no videogame.

- Eu sempre fazia carreira com o Flamengo com ele como técnico. Pensava assim: já é o ídolo do Flamengo. Imagina se ele for o ídolo e ganhar tudo com o Flamengo? Vou fazer uma carreira com ele e, se der, vou ganhar tudo.

Os votos da dupla
Após muita resenha, os craques da categoria infantil da família Coimbra mandaram mensagem para o vovô.

- Vô, feliz aniversário. Que você possa aproveitar seu dia da maneira que você merece. Você sabe o quanto a gente ama você, não só eu, como todo mundo que tem o prazer de carregar o seu sobrenome. E é muito bom ter você como meu avô. Te amo, um beijo, mais tarde a gente se vê - desejou Felipe.


- Oi, vô. Estou aqui passando para te desejar um feliz aniversário. Aproveite seu dia da melhor forma possível, do jeito que você merece. Você é um cara extraordinário, você é de outro mundo. Você é o melhor avô que eu poderia pedir a qualquer pessoa ou para Deus. Te amo muito - finalizou Gabriel.

Parabéns ao Vovô Zico
Os 70 anos chegaram à entrada da área. Adivinha quem vai bater palmas? Netos, filhos, esposa, amigos, admiradores, fãs de fãs e os mais de 40 milhões de torcedores do Flamengo. Todos eles exaltam o eterno Camisa 10 da Gávea. De Arthurzico para Dona Matilde e Seu Antunes a Vovô Zico para um time de nove netos, o Galinho de Quintino chegou. Com garra, fibra e amor, a mais uma marca expressiva em sua histórica trajetória.




Os nove netos de Zico reunidos no Natal — Foto: Arquivo Pessoal


Parabéns, Zico!

1322 visitas - Fonte: globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Ex-presidente desiste de concorrer e apoia a Chapa Unifla nas eleições do Flamengo.
- NOVO FENÔMENO? Semelhanças entre os técnicos Filipe Luís e Jorge Jesus no Flamengo
- Treinos noturnos no CT visam limpar cabeça de Filipe Luís no Flamengo



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Fluminense

Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena Fonte Nova
0 X 2
Bahia
Flamengo