20/11/2013 08:38
Vila Capanema contraria tendência por arenas e terá 2º menor público em final
Em tempos de arenas, Copa do Mundo e grandes públicos, o jogo de ida da final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, será disputado em um lugar cada vez menos comum para decisões. Histórico e imponente em outros tempos - foi sede da Copa de 1950 -, a Vila Capanema contraria uma tendência atual e pode ter o segundo menor público de uma finalíssima da competição mata-mata no duelo entre Atlético-PR e Flamengo.
Escolhido pelo time paranaense como casa enquanto a Arena da Baixada é reformada para a Copa de 2014, o estádio Durival de Britto nem de perto acompanha a movimentação de modernização dos palcos do futebol pelo Brasil.
Com uma carga de apenas 17 mil ingressos (todos já vendidos), o lugar só não receberá um público menor que o da final da Copa do Brasil de 1992, quando o Fluminense recebeu o Internacional em jogo para 7.491 espectadores no estádio das Laranjeiras.
Nem mesmo decisões que contaram com times de menor expressão em outros anos tiveram um público tão baixo. Brasiliense, em 2002, Santo André, em 2004, e Paulista, em 2005, colocaram mais gente no estádio do que o número a ser apresentado pelo Atlético-PR nesta noite. Em 2007, o Figueirense levou 18.185 pagantes ao estádio Orlando Scarpelli para a decisão contra o Fluminense. Este número não será superado nesta quarta.
Não bastasse o público reduzido, o jogo de ida da final da segunda competição de futebol mais importante do Brasil e que dá vaga na Copa Libertadores tem outros problemas. O gramado considerado ruim por jogadores, os vestiários acanhados e com acabamento ultrapassado e a falta de uma estrutura para a imprensa colocam a Vila Capanema na contra mão de tudo que vem sendo feito ultimamente nos estádios do país que receberá a Copa do Mundo no próximo ano.
O Atlético-PR, porém, tenta justificar sua escolha. O clube, que já decidiu atuar no Beira Rio (casa do Internacional, em Porto Alegre) em uma decisão (Libertadores de 2005) quando não tinha a sua Arena da Baixada acredita no retrospecto na Vila Capanema e no efeito de "caldeirão" provocado pelo estádio em uma decisão.
Para efeitos de comparação, o público previsto para o estádio do Maracanã na partida de volta da final da Copa do Brasil é quatro vezes maior que o da Vila Capanema. Cerca de 68 mil torcedores devem acompanhar o duelo entre Flamengo e Atlético-PR no próximo dia 27.
825 visitas - Fonte: Uol
VEJA TAMBÉM
- Flamengo lidera ranking de superávit mundial, ultrapassando Real Madrid.
- DE SAÍDA? Gigantes eurpeus desejam tirar craque e pilar do meio campo do mengão!
- MELHOR ATUAÇÃO DO ANO? Atuação contra rival é eleita a melhor do ano de 2024!
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -