20/11/2013 09:31
Mal informado, Maurício Prado banca o babaca ao criticar o Fla
É inacreditável a falta de sensibilidade da nova diretoria do Flamengo. Não bastasse ter aumentado absurdamente os preços para o último jogo da final da Copa do Brasil, no Maracanã, ainda mandou estender no campo da Gávea, na sexta-feira, dia de aniversário do clube, uma faixa (do projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro) com os seguintes dizeres: “Quer apoiar sem gastar?”
Em suma: o amor desmedido e incondicional do torcedor mais pobre, aquele que compõe a maior parte da Nação Rubro-Negra e que mal tem dinheiro pra se sustentar (e, em muitos casos, sustentar uma família inteira), não basta.
No pior estilo dos pastores de igrejas mercantilistas, que sugam os últimos trocados dos miseráveis, prometendo o paraíso no céu, para compensar o inferno que vivem na Terra, os novos cartolas do Fla parecem dispostos a transformar o Maracanã, templo do futebol, num templo de fazer dinheiro.
Que sejam abençoados os que pagam. E que sofram diante da TV aqueles que não têm grana.
Meu Deus!
Falácia
Baseado no fato de que o clube já vendeu cerca de 40 mil ingressos para a final da Copa do Brasil, o presidente Eduardo Bandeira de Mello disse, candidamente, em entrevista, “que isso prova que a torcida está do nosso lado”.
Não, Bandeira. Isso prova apenas que há rubro-negros com dinheiro suficiente e dispostos a pagar o preço estipulado. Nada além disso.
Em contrapartida, há uma multidão que costuma frequentar rotineiramente os estádios, gostaria de ir à decisão e foi sumariamente afastada pelo elitismo imposto pelos dublês de cartolas e empresários, que acreditam que o dinheiro paga tudo — até o amor da torcida.
Podem ser ricos em termos materiais, mas como são pobres de espírito!
E se?
A teoria de que se há público disposto a pagar qualquer aumento se justifica permite exercícios interessantes em termos hipotéticos. Por exemplo: imaginemos que numa final de um campeonato qualquer, a economicamente sequiosa diretoria rubro-negra descubra que há 60 mil turistas estrangeiros dispostos a pagar até mil dólares por entrada para ver uma decisão no Maracanã. Seria financeiramente um excelente negócio. Mas faria algum sentido?
Foi mais ou menos nessa linha, aliás, que vários jogos do Fla, esse ano, foram tirados do Rio para Brasília e outras praças, com resultados que podem ter sido bons em termos de grana, mas esportivamente se revelaram desastrosos.
Não foi à toa que a recuperação da equipe se deu a partir do momento em que voltou a atuar, diante de sua torcida tradicional, no Maracanã.
Agora, ao menos, o jogo vai ser aqui. Mas o público, certamente, será bem diferente daquele que empurrou o time no caminho até a final.
Fonte: Blog do Renato Maurício Prado
4405 visitas - Fonte: Renato Maurício Prado
VEJA TAMBÉM
- Flamengo lidera ranking de superávit mundial, ultrapassando Real Madrid.
- DE SAÍDA? Gigantes eurpeus desejam tirar craque e pilar do meio campo do mengão!
- MELHOR ATUAÇÃO DO ANO? Atuação contra rival é eleita a melhor do ano de 2024!
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -