Sampaoli mostra 'cartão de visita' no Flamengo e cria expectativa por mudanças no time

19/4/2023 03:21

Sampaoli mostra 'cartão de visita' no Flamengo e cria expectativa por mudanças no time

Com mais energia e ideias diferentes de Vítor Pereira, novo técnico estreia contra o Ñublenses, pela Libertadores

Sampaoli mostra cartão de visita no Flamengo e cria expectativa por mudanças no time
Sampaoli orienta jogadores em treino Fonte: Flamengo

O sangue sul-americano que corre nas veias de Jorge Sampaoli já entrou em ebulição nos primeiros treinos com o grupo do Flamengo, antes mesmo da estreia na beira do campo, que será hoje, 21h30, no Maracanã, no primeiro jogo sob o comando do novo treinador.

O rubro-negro tenta se recuperar do tropeço na estreia da Libertadores, e terá pela frente mais uma equipe modesta e desconhecida, o Ñublenses, que participa do torneio pela primeira vez e ocupa as últimas posições do campeonato chileno.

Os holofotes, portanto, estarão todos voltados para as decisões de Sampaoli e de como o técnico argentino vai armar o Flamengo. No primeiro contato, o estilo enérgico agradou, e destoou do perfil mais pacato e "low profile" com que o português Vítor Pereira comandava a equipe.

Como foi a primeira impressão? Quem pode sair?

A maior intensidade cobrada no dia a dia dos treinos já chamou atenção, assim como o rigor com horários e a preferência por atividades mais longas, normalmente pela manhã, como aconteceu ontem.

Entre as escolhas mais aguardadas de Sampaoli em relaçao à equipe, estão a manutenção ou não de jogadores considerados medalhões, como David Luiz, Éverton Ribeiro e a dupla Pedro e Gabigol, que ele indicou que podem jogar juntos. O zagueiro, que se queixou de dores na coxa no domingo, quando foi barrado, voltou a treinar.

Outro ponto que receberá atenção é o desempenho de Gerson sob o comando do técnico. O volante funcionou como uma espécie de elo entre Sampaoli e o elenco do Flamengo. Após a confirmação do acordo, o meio-campo passou aos colegas o jeito do novo comandante no vestiário.

Apesar de enérgico em campo, Sampaoli consegue manter um ambiente leve, é brincalhão antes e depois dos treinos, e costuma até jogar o chamado "futemesa" com seus comandados no Centro de Treinamento.

Não gosta, entretanto, de atletas que não cumpram o que foi traçado para as partidas, de mau comportamento e de quem não trabalha pelo grupo. E diante desses casos tem um perfil mais explosivo, de enquadrar inclusive os jogadores mais famosos e ídolos da torcida.

Time ofensivo

Em termos táticos, a expectativa é tão grande quanto a escolha de nomes. Segundo pessoas próximas a Sampaoli, o técnico tem preferência por um esquema com saída de bola com três jogadores, e normalmente utiliza um lateral mais defensivo nessa última linha. Outra característica é optar por zagueiro canhoto pelo lado esquerdo, o que dá a Léo Pereira boa vantagem na disputa no setor. No meio-campo, chegou a indicar na entrevista coletiva que pode atacar com apenas um volante na contenção.

Hoje, esta vaga é de Thiago Maia, mas Vidal voltou a treinar e pode ser testado como primeiro homem, até pelo histírico com o técnico na seleção do Chile. Pulgar, o outro jogador chileno e da da posição, já treina no campo, e levará mais alguns dias para voltar. Ele foi pedido por Sampaoli no Sevillha.

Enquanto Arrascaeta evolui bem no tratamento e segue fora de ação por uma lesão grave na coxa, a expectativa é que Sampaoli mantenha a decisão do interino Mario Jorge e siga com Matheus França como meia que chega no ataque. Aproveitar os jovens é outro ponto alto dos trabalhos do argentino, que costuma lançar a garotada como “sparring” do time principal.

No que o treinador classificou como esquema 3-2-5, o ataque teria França, Ribeiro, Cebolinha, Gabi e Pedro. Na prática, Sampaoli inicia sua era a sinalização que todo novo técnico dá a um grupo de atletas: as vagas estão em aberto. E quem se destacar mais terá sua oportunidade, sem nomes ou peso da história no clube.

Resta saber se com toda a energia e vocação para uma equipe ofensiva, Sampaoli conseguirá superar o que os portugueses Vítor Pereira e Paulo Sousa não conseguiram, e fazer como Jorge Jesus: ter resultados, jogar bonito, e potencializar o futebol do milionário elenco rubro-negro. Ou se a boa impressão inicial vai se transformar no fim em falta de química.

2601 visitas - Fonte: Extra globo


VEJA TAMBÉM
- VAI IMPACTAR! Reeleição de Eduardo Paes reforça projeto do estádio do Flamengo
- FALA, CRAQUE! Arrascaeta comenta sobre saúde mental e lesões no Flamengo
- UM DOS MAIORES! Gabigol pode receber mais de 2 milhões em possível renovação; Veja



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Fluminense

Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena Fonte Nova
0 X 2
Bahia
Flamengo