Como Libra pretende derrubar regra da unanimidade e convencer clubes sobre cláusula que favorece Flamengo e Corinthians

28/4/2023 18:00

Como Libra pretende derrubar regra da unanimidade e convencer clubes sobre cláusula que favorece Flamengo e Corinthians

ESPN apurou como a Libra negocia retirada de cláusula e negociação com demais…

Como Libra pretende derrubar regra da unanimidade e convencer clubes sobre cláusula que favorece Flamengo e Corinthians
Gazeta Press

A Libra elabora um plano interno para tentar solucionar de vez os dois fatores que impedem um avanço real nas negociações com a Liga Forte Futebol. A ESPN antecipou na última quinta-feira (27) que as cláusulas de "estabilidade" e "unanimidade", ambas sugeridas pela Libra, ainda encontram forte resistência da LFF.

De acordo com apuração da reportagem, a Libra tem negociado internamente uma forma de revogar a cláusula de unanimidade, que serve apenas para possíveis mudanças sobre distribuição de receitas, e tem sido defendida, dentre outros clubes, pelo Flamengo.

A estratégia da organização é impor uma regra em que cada clube tem o direito de vetar uma mudança a respeito de divisão de direitos televisivos se ela significar um impacto em seu planejamento financeiro.

A ideia da Libra é que, desta forma, os clubes se sintam protegidos, mas sem a exigência da tal cláusula de unanimidade para realizar mudanças com relação às divisões das cotas televisivas. Já em relação à “estabilidade”, a ideia da organização é convencer os clubes de que existe um risco "muito baixo" em relação ao tema.

O temor dos demais clubes é que, caso a expectativa de arrecadação não seja atingida, seja necessário tirar do próprio bolso para complementar os ganhos garantidos de Flamengo e Corinthians. Porém, a Libra trata o tema internamente como "algo muito difícil de acontecer".

A “estabilidade” representa uma “transição do modelo atual para o futuro sem que qualquer clube tenha queda de receita em benefício dos demais”. Na prática, ela beneficia equipes como Flamengo e Corinthians, que são as de maior arrecadação no atual modelo, que privilegia audiência.

Relacionado

Por que Leila desabafou contra Flamengo e Landim? Os bastidores que explicam fala de presidente do Palmeiras

Leila vê liga 'inviável' com regra defendida por Flamengo e dispara: 'Se for para um ou dois clubes mandarem, prefiro do jeito que está'

Entenda o modelo da Libra para liga do futebol brasileiro e a 'proteção' para Flamengo e Corinthians

Ou seja: caso a receita da Série A seja menor ou igual à temporada 2022, Flamengo e Corinthians manterão o percentual de receitas determinado naquela temporada (em números absolutos, a receita de cada um pode ser inferior à temporada de 2022, sem transferir risco para qualquer outro clube).

Com isso, a Libra tem como objetivo "resguardar os clubes que fazem a maior concessão na formação da Liga", no caso dos dois de maior torcida do Brasil.

A ESPN apurou, por fim, que os dois assuntos vêm sendo discutido por uma comissão, formada por quatro presidentes de clubes da Libra e outros quatro mandatários de equipes ligadas ao Forte Futebol. Neste momento, a ‘cúpula’ tem redigido o texto a respeito dos temas, que deverá ser apresentado aos demais clubes em um prazo de duas semanas.

330 visitas - Fonte: ESPN


VEJA TAMBÉM
- GOOOOOOOOOL DO FLA! 1X0 NO FLA-FLU
- Novo Estádio do Flamengo: Poderá ser o modelo do Bayern de Munique
- Agora vai: Desapropriação do Gasômetro para Estádio do Flamengo anunciada por Paes.



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Bahia

Brasileiro

Dom - 16:00 - Ligga Arena
1 X 1
Atletico Paranaense
Flamengo