Em busca de mais um título da Europa League, o Sevilla inicia a caminhada na semifinal do torneio nesta quinta-feira (11), às 16h (de Brasília), contra a Juventus, com transmissão pela ESPN no Star+. Se o time da Andaluzia vive bom momento na temporada, muito se deu após a saída de Jorge Sampaoli, atual treinador do Flamengo, e a chegada de José Luis Mendilibar.
O argentino não deixou saudades no clube. A última partida foi diante do Getafe, no dia 19 de março, em uma derrota fora de casa por 2 a 0. De lá para cá, sob o comando do espanhol de 62 anos, foram nove jogos, com apenas uma derrota e classificação à semifinal do torneio europeu.
Mas quem é o treinador que 'revolucionou' o futebol do Sevilla e virou a chave do clube na temporada? O ESPN.com.br traz com detalhes.
Como jogador, Mendilibar foi revelado pelo Athletic Bilbao, mas fez toda a carreira em clubes menores da Espanha. Como treinador, iniciou o trabalho no Baskonia. Depois, passou por Lanzarote, Eibar, Athletic Bilbao, Valladolid, Osasuna e Levante.
Foi no atual clube de Ronaldo Fenômeno que o treinador conquistou seu único título. Na temporada 2006-07, foi campeão da Segunda Divisão da Espanha com o Valladolid.
Seu último trabalho foi no Alavés, em 2021-22. Ao todo, foram 12 jogos e apenas uma vitória, sendo demitido em abril após sofrer uma goleada por 4 a 1 para o Atlético de Madrid.
De acordo com informações do Marca, o trabalho realizado por José Luis Mendilibar tem dado resultado não apenas em campo, mas também no ânimo da equipe.
Segundo a publicação, o espanhol deu ao Sevilla um futebol mais direto, principalmente no setor de ataque. O Marca escreve ainda que Mendilibar, “pela simplicidade dos processos, conseguiu inverter a dinâmica negativa e devolver ao Sevilla a essência futebolística” da equipe.
?? Primera sesión de Mendilibar ???? pic.twitter.com/Z7qxzbxMdv
Por LaLiga, foram sete partidas. A equipe alvirrubra venceu Cádiz, Valencia, Villarreal, Athletic Bilbao e Espanyol, empatou com o Celta de Vigo e perdeu somente para o Girona. Com 12 gols marcados e sete sofridos, o Sevilla se afastou da zona de rebaixamento, deu um salto na tabela e ainda sonha em se classificar para a Conference League.
Na Europa League, veio as quartas de final com o Manchester United. Após empate heroico no Old Trafford por 2 a 2, vitória maiúscula no Ramón Sánchez Pizjuán por 3 a 0 e ida à semifinal.
Em entrevista à emissora Movistar, José Castro, presidente do Sevilla, explicou qual foi a motivação para a contratação do argentino e revelou que seu estilo irritava os jogadores.
"Nos equivocamos em manter Julen (Lopetegui), porque seu momento já tinha terminado. Três anos na Champions League, um título, mas as etapas acabam e nos equivocamos. Trouxemos o que poderíamos naquele momento (Jorge Sampaoli), porque ele tinha ido bem na outra passagem", disse.
"Ganhou partidas em casa, mas esse jogo de posse de bola, expondo tanto (o time) acabou irritando os próprios jogadores e isso é absurdo, Agora, estamos super felizes com Mendilibar", completou.
Contratado em outubro de 2022, Sampaoli foi demitido do Sevilla em março depois de uma sequência negativa de resultados, incluindo uma goleada sofrida para o Atlético de Madrid.
Juventus e Sevilla se enfrentam nesta quinta-feira (11), às 16h (de Brasília), pela primeira partida da semifinal da Europa League. O confronto terá transmissão pela ESPN no Star+.
409 visitas - Fonte: ESPN
VEJA TAMBÉM
- RETROSPECTIVA DE 2024! Os cinco grandes momentos do Flamengo em 2024
- SONHANDO ALTO! Presidente do Flamengo sonha em garantir quantia bilionária
- NÃO VAI MAIS? Zagueiro não deve ir para rival por respeito ao Flamengo!
Comentários do Facebook -