MPF pede indenização de diretora do Fla após publicação contra nordestinos

17/5/2023 19:53

MPF pede indenização de diretora do Fla após publicação contra nordestinos

MPF pede indenização de diretora do Fla após publicação contra nordestinos
Ângela Machado, diretora social do Flamengo Imagem: Reprodução

O Ministério Público Federal ajuizou uma ação civil pública com pedido para que Ângela Machado, diretora de Responsabilidade Social do Flamengo e esposa do presidente Rodolfo Landim, pague uma indenização de R$ 100 mil por danos morais coletivos após publicação contra os nordestinos.

A postagem aconteceu após a eleição presidencial, que teve vitória de Luiz Inácio Lula da Silva sobre Jair Bolsonaro no ano passado.

"Ganhamos onde produz, perdemos onde se passa férias. Bora trabalhar porque se o gado morre, o carrapato passa fome", escreveu ela.

A ação indica que a motivação de Ângela foi a votação que Lula obteve na região Nordeste. Ela foi assinada pelos procuradores regionais dos Direitos do Cidadão Jaime Mitropoulos, Julio José Araújo Júnior e Aline Caixeta.

"Sobre esse aspecto, deve-se reconhecer que, depois de disparado o discurso discriminatório e produzido seus efeitos, não basta pedir desculpas, pois a reparação precisa ser plena e integral. De antemão, é necessário de pronto enfatizar que processo judicial deve ser instrumento de efetiva proteção dos direitos fundamentais e não palco para naturalização - ausência de crítica e questionamento - acerca de atitudes racistas ou discriminatórias", afirmam.

Em publicação no site oficial, o MPF aponta que Ângela "declarou que não teve a intenção de ofender, que é natural do estado de Sergipe e que viveu por quase 30 anos no Nordeste".

O MPF, porém, considera que as afirmações e o pedido de desculpas feito posteriormente não a eximem de responsabilidade e "tampouco satisfazem o dever de plena e integral reparação".

Em abril, Ângela Machado foi indiciada pela Policia Civil do Rio pelo crime de racismo.

Além do inquérito civil que resultou na ação civil pública, também foi instaurado inquérito na polícia federal para apurar possível crime previsto na Lei nº 7.716/89 (lei que define os crimes resultantes de discriminação ou preconceito).

438 visitas - Fonte: UOL


VEJA TAMBÉM
- Ex-presidente desiste de concorrer e apoia a Chapa Unifla nas eleições do Flamengo.
- NOVO FENÔMENO? Semelhanças entre os técnicos Filipe Luís e Jorge Jesus no Flamengo
- Treinos noturnos no CT visam limpar cabeça de Filipe Luís no Flamengo



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Qui - 20:00 - -
X
Flamengo
Fluminense

Brasileiro

Sáb - 19:00 - Arena Fonte Nova
0 X 2
Bahia
Flamengo