27/11/2013 09:24
O baque, a volta da confiança e a virada: quase 70 dias depois, a chance de ressurreição definitiva do Flamengo
Na doce ironia proporcionada pelo futebol, nada mais justo para o elenco do Flamengo do que uma final contra o Atlético-PR. Quase 70 dias depois da derrota de virada para os paranaenses no Maracanã, os rubro-negros cariocas olham para trás e conseguem precisar o ponto de partida para traçar uma virada surpreendente na trajetória da temporada 2013.
Mudança tão rápida e fulminante como os dois gols marcados por Hernane e Luiz Antonio com apenas oito minutos naquela noite de 19 de setembro. Com 2 a 0 no placar, a noite parecia histórica. E foi. De repente, o Flamengo sofreu a virada de 4 a 2 e sua primeira derrota no novo Maracanã. O baque foi sentido. Ainda no vestiário, Mano Menezes pediu demissão pouco mais de três meses após assumir o cargo de treinador e deixou atônitos jogadores, comissão técnica, diretoria e torcedores. O barco estava à deriva.
"Quem acompanha o Flamengo sempre, sabe. Parecia que ia desmontar tudo", avaliou Jayme de Almeida.
Análise precisa, de quem acompanhava tudo lado a lado do ex-técnico, como auxiliar. Sob desconfianças e críticas, o Flamengo era considerado um time fadado ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro e à eliminação diante do rival Botafogo nas quartas de final da Copa do Brasil. O panorama de fim de ano era sombrio. Foi necessária uma reunião dos líderes do elenco para mudar a decisão.
"Quando o Mano saiu foi uma surpresa para todo mundo. Eu não estava no jogo, fiquei sabendo pelo telefone e não acreditei. Dois dias depois tivemos uma reunião e falei que ou a gente mudava de atitude e não íamos escapar", disse o goleiro Felipe.
A atitude mudou. Com Jayme, o Flamengo ganhou uma cara. Os 11 jogadores foram escolhidos e o barco rubro-negro seguiu a remar nas águas revoltas do Campeonato Brasileiro. Àquela altura, o time era o 15o da tabela, com 26 pontos, apenas dois acima da zona de rebaixamento. Mas o risco, aos poucos, se dissipou. Com o apoio da torcida, a calma com a efetivação de Jayme no cargo e o diálogo entre elenco, o Flamengo ressurgiu.
"Já tinham passado três grandes profissionais (Dorival, Jorginho e Mano) e a gente continuava na mesma. Sempre cai a culpa sobre os treinadores. A partir daquele momento o pessoal começou a assumir mais a responsabilidade, começamos a nos cobrar mais. Acho que foi por isso a virada", garante o goleiro Felipe.
Os canais ESPN, a Rádio ESPN e o ESPN.com.br transmitem e acompanham em tempo real a decisão entre Flamengo x Atlético-PR pela final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, a partir das 21h.
Nesta quarta-feira, no Maracanã, a prova definitiva para os jogadores rubro-negros. Com o recado bem assimilado de Jayme, a chance de comprovar que entendem, sim, em como fazer um time campeão. Contra o mesmo adversário, no mesmo estádio. Caprichos do futebol.
775 visitas - Fonte: ESPN
VEJA TAMBÉM
- FLAMENGO EM MOVIMENTO! O clube acelera as negociações para reforçar o elenco e surpresas estão a caminho!
- NEGÓCIO MILIONÁRIO A VISTA! Flamengo pode fechar venda histórica para clube russo!
- CRAQUE SE APROXIMA DO MENGÃO! Flamengo avança em negociação decisiva!
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -