SJSP e Fenaj repudiam processo do Flamengo contra jornalistas do UOL

2/7/2023 14:23

SJSP e Fenaj repudiam processo do Flamengo contra jornalistas do UOL

SJSP e Fenaj repudiam processo do Flamengo contra jornalistas do UOL
Fachada do módulo usado pelos profissionais do Flamengo no Ninho do Urubu Imagem: Paula Reis/Flamengo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) se manifestaram em relação ao processo movido pelo Flamengo contra 11 jornalistas do UOL.

As entidades dizem ter recebido "com muita preocupação" a informação do processo movido pelo Flamengo contra 11 jornalistas do UOL.

Na nota divulgada, o SJSP e a Fenaj se disseram surpresos pelo Flamengo ter processado individualmente os jornalistas, em um "expediente utilizado para constranger jornalistas e impedir o exercício da profissão e a livre circulação de informações".

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e a Federação Nacional dos Jornalistas reforçam o repúdio à atitude do Flamengo e que "o trabalho jornalístico deve ser respeitado".

A ação do clube foi motivada por matéria com acusação feita pelo engenheiro José Augusto Bezerra, que afirma que Reinaldo Belotti, CEO do Flamengo, ordenou que a cena do incêndio do Ninho do Urubu fosse alterada.

O acesso dos jornalistas do UOL às dependências rubro-negras estão vetados desde então.

"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) receberam com muita preocupação a informação de que a diretoria do Clube de Regatas Flamengo ajuizou uma queixa-crime contra 11 jornalistas do UOL, além do engenheiro José Augusto Bezerra.

Surpreende o fato de que o clube processou individualmente os profissionais, e não a empresa. Infelizmente, tal expediente é utilizado para constranger jornalistas e impedir o exercício da profissão e a livre circulação de informações.

O Flamengo já havia impedido a entrada de jornalistas do UOL após a publicação de uma reportagem sobre o trágico incêndio do Ninho do Urubu, que ocorreu em 2019 e causou a morte de 10 garotos do futebol de base que moravam nos precários alojamentos do Centro de Treinamentos da equipe carioca.

O SJSP e a Fenaj repudiam a ação do Flamengo e reafirmam que o trabalho jornalístico deve ser respeitado. É necessário reforçar também que o UOL deve realizar a defesa jurídica de seus profissionais, como consta em acordos coletivos e convenções coletivas da categoria."

356 visitas - Fonte: UOL


VEJA TAMBÉM
- DECAIU? Do favoritismo ao desencanto: a temporada do Flamengo no futebol brasileiro.
- JOGO COMPLICADO! Flamengo busca quebrar tabu de três décadas sem vitória no Uruguai
- Culpar Tite é conveniente no Flamengo, sugere mauro cezar



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Dom - 18:30 - Arena do Grêmio -
X
Gremio
Flamengo

Libertadores

Qui - 19:00 - do Maracanã
0 X 1
Flamengo
Penarol