Fluminense x Flamengo: Marcelo e Filipe Luís revivem rivalidade dos tempos de Europa

14/7/2023 10:30

Fluminense x Flamengo: Marcelo e Filipe Luís revivem rivalidade dos tempos de Europa

Brasileiros foram titulares por anos dos rivais espanhóis Real Madrid e Atlético de Madrid

Fluminense x Flamengo: Marcelo e Filipe Luís revivem rivalidade dos tempos de Europa
Editoria de arte/ge

O Fla-Flu do próximo domingo pode ter, pela primeira vez, Marcelo e Filipe Luís como titulares e rivais em solo brasileiro. Os laterais de Fluminense e Flamengo são os mais cotados para começar a partida da 15ª rodada do Brasileirão, às 16h (de Brasília), no Maracanã.

O duelo será o 17º nas carreiras dos brasileiros, que estiveram em campo em um dos momentos mais quentes da rivalidade entre Real Madrid e Atlético de Madrid. De volta ao Brasil, os dois são personagens experientes em um clássico que aumentou de temperatura nos últimos anos.

Carrossel Marcelo e Filipe Luís, lateral-esquerdo, Fluminense, Flamengo — Foto: Editoria de arte/ge

Carrossel Marcelo e Filipe Luís, lateral-esquerdo, Fluminense, Flamengo — Foto: Editoria de arte/ge

Rivalidade na Espanha

No futebol espanhol, ambos os laterais viveram o auge das carreiras. Marcelo é o maior campeão do Real, enquanto Filipe foi peça essencial de um Atlético multicampeão. Por lá, eles se enfrentaram 16 vezes, com vantagem para o jogador tricolor.

Os três primeiros encontros aconteceram quando Filipe ainda estava no Deportivo La Coruña. Os embates no clássico madrilenho começaram na temporada 2010/2011. Somando todos os jogos, a vantagem é larga para o camisa 12.

No embate direto, Marcelo levou a melhor, mas os clubes sempre tiveram realidades financeiras muito diferentes. O Real bateu o Atlético duas vezes na final da Liga dos Campeões, em 2014 (com gol de Marcelo) e 2016, além de eliminar o rival da cidade na temporada 2016/2017.

Ao todo, foram 16 jogos em terras espanholas, com 10 vitórias para Marcelo, quatro empates e duas vitórias para Filipe Luís. Uma das vitórias do lateral foi quando ainda atuava pelo Deportivo La Coruña, na estreia do Campeonato Espanhol de 2008/2009, e a outra na semifinal da Liga dos Campeões, quando a vitória não foi suficiente para classificar a equipe à decisão.

Carrossel  Marcelo x Filipe Luis 280 — Foto: Infoesporte

Carrossel Marcelo x Filipe Luis 280 — Foto: Infoesporte

Fim de ciclo no Brasil

De volta ao país natal, os dois se encontram novamente como rivais, mas em realidades opostas: Filipe está no clube rico e multicampeão, enquanto Marcelo defende quem tem o orçamento mais modesto. Por enquanto, o embate está equilibrado: para o lado tricolor, o título do Campeonato Carioca; para o lado rubro-negro, a classificação nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Acontece que mesmo nesta temporada, eles não chegaram a pisar no gramado do Maracanã ao mesmo tempo. Na final do Estadual, com direito a gol de Marcelo, o lateral tricolor saiu de campo dois minutos antes da entrada do adversário. Pela oitavas da Copa do Brasil, o jogador do Flu saiu no primeiro tempo do primeiro jogo, enquanto o lateral do Fla não jogou.

O duelo deste domingo será mais um capítulo, mas a grande expectativa está na possibilidade de um encontro nas quartas de final da Copa Libertadores. Para isso, o Fluminense tem que passar do Argentinos Juniors e o Flamengo do Olimpia.

Currículos vitoriosos

Marcelo e Filipe Luís no treino da seleção brasileira — Foto: André Mourão/MoWA Press

Marcelo e Filipe Luís no treino da seleção brasileira — Foto: André Mourão/MoWA Press

Junto com Benzema, Marcelo é o jogador com mais títulos pelo Real Madrid. Foram 25 conquistas na equipe europeia, sendo cinco Liga dos Campeões, quatro Mundial de Clubes e seis Campeonatos Espanhóis. O mais recente do camisa 12 foi o Campeonato Carioca pelo Fluminense, conquistado em cima do Flamengo, em abril. Apesar de multicampeão na Espanha, foi a primeira vez que levantou uma taça com o clube que o revelou.

Filipe Luis, por sua vez, foi mais campeão pelo Flamengo do que por qualquer outro time que tenha passado. Além de duas Libertadores, dois Brasileiros, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, três estaduais e uma Copa do Brasil, ainda levantou outras taças, como Campeonato Inglês, Espanhol, Liga Europa e Supercopa Europeia.

Pela Seleção, os dois laterais conquistaram a Copa das Confederações de 2013, realizada no Brasil e cuja final foi no Maracanã, e disputaram a Copa do Mundo de 2018. Filipe ainda tem uma taça a mais: Copa América de 2019, também vencida no Rio de Janeiro, em cima do Peru.

Fluminense e Flamengo se enfrentam na tarde deste domingo, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h (de Brasília), no Maracanã. Os rubro-negros estão na segunda colocação, com 26 pontos, dois na frente dos tricolores, que ocupam a quarta posição.

321 visitas - Fonte: Globo esporte


VEJA TAMBÉM
- Gabigol perde prestígio no Flamengo a meses do fim de contrato.
- Flamengo x Peñarol: transmissão, escalações e arbitragem do duelo na Libertadores
- Flamengo busca quebrar sequência negativa contra o Peñarol na Libertadores.



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Libertadores

Qui - 19:00 - -
X
Flamengo
Penarol

Brasileiro

Dom - 18:30 -
1 X 1
Flamengo
Vasco Da Gama