Do título da Copa do Brasil à esperança com o estreante Tite: o que aconteceu no Flamengo em um ano?

19/10/2023 12:53

Do título da Copa do Brasil à esperança com o estreante Tite: o que aconteceu no Flamengo em um ano?

Do título da Copa do Brasil à esperança com o estreante Tite: o que aconteceu no Flamengo em um ano?

Há um ano o Flamengo conquistava a Copa do Brasil em cima do Corinthians no Maracanã. O título da Libertadores veio 10 dias depois, contra o Athletico-PR, em Guayaquil. As taças trouxeram altas expectativas para a temporada seguinte, que se desenhou de forma frustrante diante dos investimentos. Hoje, 365 dias depois, o clube tenta reencontrar os caminhos da vitória e tem em Tite a esperança.

Tite estreia amanhã pelo Flamengo contra o Cruzeiro, no Mineirão

O treinador fará sua estreia no comando do Flamengo nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), contra o Cruzeiro, no Mineirão. A contratação do treinador tem como uma das justificativas a qualidade e experiência para lidar com o grupo, além do objetivo de conduzir a reformulação esperada para 2024.

Para Tite chegar no comando, o Flamengo passou por algumas turbulências que justificaram a terceira troca de técnico em um ano. Dorival Júnior não teve o contrato renovado mesmo após as conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores em 2022 e viu Vítor Pereira ser o escolhido para atender às expectativas de títulos da temporada de 2023.

+Tite terá "desafio" de pôr discurso em prática no Flamengo, algo que os antecessores não conseguiram

O português não conseguiu atingir nenhum objetivo. Foi vice da Supercopa contra o Palmeiras, da Recopa contra o Independiente del Valle e do Carioca para o Fluminense, além da eliminação precoce na semifinal do Mundial para o Al Hilal . A passagem de Vítor Pereira teve apenas 18 jogos.

Jorge Sampaoli foi o escolhido para substituir Vítor Pereira. O argentino contou com o apoio especial de Rodolfo Landim, o principal entusiasta na contratação e que se tornou o único responsável pela manutenção do treinador em diversos momentos de pressão vividos em pouco mais de cinco meses de trabalho.

+Escalação do Flamengo: Gerson treina com time titular na véspera de jogo contra o Cruzeiro +Briga entre Flamengo e Conmebol por Maracanã incomoda Fluminense e tem costura da CBF

O treinador encerrou a passagem com 39 jogos e 39 escalações diferentes, isolado do elenco e sem conseguir aproveitar a qualidade dos jogadores - assim como disse no vestiário do Morumbi após o vice na Copa do Brasil para o São Paulo. Mas, até a demissão, o argentino viu o extracampo influenciar no desempenho esportivo.

O ano do Flamengo foi marcado por brigas, agressões e atos de indisciplina. O soco do ex-preparador físico de Sampaoli, Pablo Fernández, em Pedro foi o estopim de um vestiário conturbado, que já tinha vivenciado uma briga entre o vice-presidente de futebol Marcos Braz e Gabigol.

O outro episódio de agressão aconteceu entre Gerson e Varela . O volante deu um soco no lateral após um desentendimento a partir de um lance no treinamento. O terceiro caso do ano não teve envolvimento de atleta, mas, sim, de dirigente. Braz se envolveu em uma briga com um torcedor em um shopping no Rio de Janeiro.

Entre esses acontecimentos fora de campo, Sampaoli foi acumulando questionamentos por resultados. O time perdeu por 3 a 0 para o Cuiabá e foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores pelo Olimpia mesmo tendo a vantagem no placar. A esperança era o título da Copa do Brasil, mas o Flamengo foi vice para o São Paulo.

O resultado acabou com a sobrevida dada a Sampaoli desde julho, quando Pablo socou Pedro e o relacionamento entre elenco e comissão ficou abalado. A necessidade de mudança foi carimbada e a ‘Operação Tite’ iniciou.

"Tem a cara do Flamengo", diz Rodolfo Landim sobre Tite

Foram semanas para que a negociação com o ex-treinador da seleção brasileira terminasse com um final feliz. O departamento de futebol não mediu esforços para convencer Tite a aceitar o projeto imediatamente para que a temporada de 2024 inicie com a possibilidade de bons frutos. O primeiro objetivo de Tite é a classificação direta à Libertadores e terá 12 jogos para executar essa missão.

O Flamengo está com 44 pontos e segue em busca das primeiras colocações na tabela.

A esperança em Tite

A escolha por Tite vai além do vitorioso currículo e abrange também o extracampo que precisa de atenção no Ninho do Urubu. Tite foi o nome escolhido para ter voz ativa no processo de reformulação do elenco, que começa já neste fim de ano com os atletas que estão em reta final de contrato.

Tite revela qual seu maior objetivo pelo Flamengo em 2024

As mudanças acontecerão não só com as saídas, mas com as chegadas de novos nomes. O ano de 2024 será o último da gestão Landim, que promete alto investimento em contratações para reencontrar os títulos. Caso se classifique à Libertadores, o Flamengo disputará outros três títulos: Carioca, Brasileirão, Copa do Brasil.

+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp

+ Leia mais notícias do Flamengo

?? Ouça o podcast ge Flamengo ??

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

50 vídeos

195 visitas - Fonte: ge


VEJA TAMBÉM
- Polivalência de De La Cruz amplia opções de Tite no Flamengo.
- Tite comenta sobre vaia da torcida do Flamengo a Pedro na competição com Gabigol
- Pedro minimiza vaias e destaca relação com Gabigol no Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Carioca

Ter - 21:30 - -
X
Flamengo
Boavista SC

Carioca

Qui - 21:30 - Estadual Lourival Baptista
0 X 3
Bangu
Flamengo