A internacionalização da marca Flamengo é um grande objetivo do clube. Um dos caminhos traçados é através das categorias de base. Depois do sucesso da primeira edição da Flamengo Adidas Cup, o Rubro-Negro realizará a segunda edição em dezembro e terá a presença de clubes sul-americanos, duas equipes europeia e um time norte-americano.
+Flamengo terá nove campos no Ninho até o fim do ano e mais três para 2024; veja vídeos
Entrada do CT da base do Flamengo — Foto: Letícia Marques / ge
Houve uma ampliação no projeto e, desta vez, serão dez equipes participantes. Arsenal (Inglaterra), Midtjylland (Dinamarca), Orlando City (Estados Unidos), Colo-Colo (Chile), Santos Laguna (México), Independiente Del Valle (Equador) e Atlético Nacional (Colômbia) são os representantes estrangeiros. O São Paulo encerra a lista de convidados.
A competição é para a categoria sub-16. O Flamengo terá o time principal com os jovens de 16 anos e terá também uma outra equipe representando o Rubro-Negro com os jogadores até 15 anos.
O torneio será entre os dias 11 e 17 de dezembro no Ninho do Urubu. O centro de treinamento do Flamengo servirá como concentração para as delegações e o clube prestará toda a assistência para a estadia dos convidados. Passeios culturais estão inseridos na agenda e os clubes convidados visitarão o Maracanã e o Museu Flamengo, recém inaugurado na Gávea .
Lorran, joia do Flamengo, foi o artilheiro da primeira edição da Flamengo Adidas Cup — Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
O evento marcará - praticamente - o fim das obras no Ninho. Os campos 4, 5 6, serão entregues para a abertura da competição. Estes serão os campos que acontecerão os jogos, junto ao campo 3. Os aquecimentos e preparação serão nos campos 7, 8 e 9.
Na edição passada, o meia Kendry Páez, joia do Independiente del Valle, participou do torneio. O jovem é uma das principais promessas do futebol equatoriano e foi vendido para o Chelsea , mas só vai para o clube inglês após completar 18 anos de idade, em maio de 2025. Nesta edição, haverá a presença de scout de alguns clubes europeus, entre eles Real Madrid e Manchester City.
Etapa final das obras nos campos no Ninho do Urubu
A ideia do projeto passa longe de ser só mais um mecanismo de internacionalização da marca. Um dos grandes objetivos é o investimento no desenvolvimento dos atletas através de um intercâmbio cultural para conhecimento de novas metodologias do esporte. E o benefício não será só dos jogadores.
Assim como na edição de 2022, membros das comissões técnicas do Flamengo serão alocados para acompanharem as outras comissões. A programação prevê uma palestra organizada por cada comissão técnica para ser assistida pelos funcionários dos outros clubes. A ideia é que tenha troca de informações sobre metodologias e tendências do esporte em relação as diferentes culturas.
- O Flamengo sempre viaja para disputar inúmeras competições no exterior com as categorias de base. Ano passado tivemos a ideia e trouxemos para o Brasil. Conseguimos trazer clubes europeus e sul-americanos. Mostramos a moderna estrutura do nosso CT e a nossa cultura efetivamente. Realizamos um torneio de altíssimo nível, nunca promovido no Brasil. Devido ao grande sucesso, nada mais justo do que darmos continuidade a isso - disse Vitor Zanelli, vice-presidente de futebol de base, futebol feminino e futsal do Flamengo, antes de continuar:
- O Flamengo conseguiu ampliar e melhorar ainda mais essa competição. Vamos ter algumas novidades de grande importância no cenário de formação. Estamos ansiosos e certos de que teremos um torneio de altíssimo nível, que contará novamente com a presença de muitos observadores de grandes clubes. Ano passado tivemos números espetaculares de engajamento e interação nas redes sociais. Vamos manter a transmissão simultânea de todos os jogos pela Flatv, com o sinal liberado para todos os clubes participantes - finalizou o dirigente.
+Com Gabigol e Pedro em baixa, Flamengo tem três meses sem gol com bola rolando de centroavante
O projeto foi o primeiro torneio internacional de clubes de futebol de base a ser organizado no Brasil. O Flamengo idealizou o projeto, teve o apoio da Adidas, patrocinadora oficial do clube, e conta com a chancela da FERJ. A vinda do Arsenal na primeira edição quebrou paradigmas já que a base do clube inglês nunca havia pisado na América do Sul. Antes de aprovarem a viagem em 2022, os ingleses vieram para o Brasil, visitaram o Ninho do Urubu e fizeram uma espécie de vistoria no local.
Confira imagens das obras do Ninho do Urubu, CT do Flamengo
Na ocasião, a estrutura do CT foi elogiada e o encantamento inicial foi corroborado com a estadia de uma semana da delegação durante a primeira edição da Flamengo Adidas Cup. O evento estreitou a relação entre as direções e, em maio 2023, o Flamengo participou de uma competição internacional na Inglaterra, que foi inspirada na Adidas Cup.
Por enquanto, além do Arsenal, a Europa terá apenas o Midtjylland como representante. Mas outros clubes do Velho Continente manifestaram interesse em participar do evento. Equipes de Portugal, da Espanha e também o Wolverhampton, da Inglaterra. O projeto do Flamengo é ampliar a competição a cada ano - já houve o aumento de dois clubes em relação a primeira edição.
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp
+ Leia mais notícias do Flamengo
?? Ouça o podcast ge Flamengo ??
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv
Comentários do Facebook -