Que o Campeonato Brasileiro de 2023 é um dos mais emocionantes desde a adoção do formato dos pontos corridos, já era mais que sabido. Mas a edição deste ano ganhou um contorno todo especial: será apenas o 8º a decidir o campeão na última rodada .
De 21 temporadas desde a adoção da fórmula do "todos contra todos", em 2003, o Brasileirão viu a maioria de seus títulos serem definidos com antecedência. Agora, levará a emoção até os momentos finais da rodada, que será disputada na quarta-feira (6), às 21h30 (de Brasília).
Virtual campeão, o Palmeiras entra na rodada como líder do certame, com 69 pontos, seguido de Atlético-MG e Flamengo , ambos com 66 e que, matematicamente, ainda alimentam a esperança de conquistar o troféu.
O histórico do Brasileirão, somado à enorme vantagem no saldo de gols, dá vantagem aos comandados de Abel Ferreira , pois nunca aquele time que chegou ao último jogo na liderança deixou escapar o título.
Relembre abaixo o que aconteceu em cada campeonato decidido na rodada final:
O segundo Brasileirão da era dos pontos corridos conheceu seu campeão apenas na última das 46 rodadas disputadas. O Santos , dirigido por Vanderlei Luxemburgo e estrelado por Robinho em campo, tinha assumido a liderança no fim de semana anterior, com um ponto de vantagem sobre o Athletico-PR de Levir Culpi e Washington, o "Coração Valente".
Dependente apenas de seu resultado para conquistar a taça, o Peixe fez sua parte e venceu o Vasco por 2 a 1 em São José do Rio Preto. E nem precisava ter saído vitorioso, já que o Athletico empatou com o Botafogo na Arena da Baixada.
O ano seguinte também levou a disputa pelo título até as rodadas finais. Em um campeonato marcado pela anulação de 11 jogos, pelo esquema de manipulação de resultados que ficou conhecido como "Máfia do Apito", o Corinthians era o líder, três pontos acima do Internacional.
O curioso é que os dois perderam seus jogos na última rodada. O Corinthians de Tevez e Nilmar caiu para o Goiás por 3 a 2, no Serra Dourada, enquanto o Internacional levou 1 a 0 do Coritiba, no Couto Pereira. Assim, o Timão garantiu o primeiro título da era dos pontos corridos.
O Brasileirão voltou a decidir o título na última rodada três anos depois, com um novo empate entre paulistas e gaúchos. Dessa vez, o líder era o São Paulo , três pontos acima do Grêmio , que havia perdido a dianteira do campeonato poucos jogos antes.
Embalado pelos títulos de 2006 e 2007, o São Paulo de Muricy Ramalho e Rogério Ceni não deixou escapar a chance e venceu o Goiás por 1 a 0 para confirmar seu sexto Brasileirão. Assim, de nada adiantou a vitória por 2 a 0 do Grêmio sobre o Atlético-MG.
Até hoje, o campeonato que mais trouxe emoção para a última rodada, com quatro postulantes ao título no último jogo. O dono da liderança era o Flamengo, dois pontos acima de Internacional e São Paulo, enquanto o Palmeiras, primeiro colocado em boa parte da disputa, estava em quarto lugar.
Com Adriano "Imperador" e Petkovic, o Mengão venceu o Grêmio por 2 a 1 no Maracanã lotado e garantiu o título sendo líder por apenas duas rodadas (as últimas). Inter e São Paulo venceram Santo André e Sport , respectivamente, e acabaram atrás na tabela. O Palmeiras perdeu do Botafogo e ficou até fora da CONMEBOL Libertadores .
A diferença de um ponto entre Fluminense e Corinthians levou emoção até a última rodada do Brasileirão de 2010. O Cruzeiro , com dois atrás do primeiro colocado, também tinha chance de título até o fim.
No fim, deu Tricolor das Laranjeiras, que venceu o Guarani por 1 a 0, no Nilton Santos, e carimbou a conquista. O Corinthians empatou com o Goiás e perdeu a vice-liderança para o Cruzeiro, que derrotou o Palmeiras por 2 a 1.
Depois de não conseguir o título no ano anterior, o Corinthians voltou à disputa em 2011, agora como líder e com dois pontos de vantagem sobre o Vasco . Na última rodada, ambos disputariam um clássico para definir quem seria campeão.
Deu Corinthians de Tite, que empatou sem gols com o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari e conquistou o caneco no Pacaembu lotado. O Vasco também empatou com o Flamengo, no Maracanã, e deixou escapar a oportunidade.
O último campeão brasileiro na última rodada aconteceu durante a pandemia, em que o Flamengo de Gabigol e Bruno Henrique tinha vantagem de dois pontos sobre o Internacional, que apostava na reação com o técnico Abel Braga para sair vitorioso da disputa.
No fim, ambos tropeçaram. O Inter chegou a ter um gol anulado nos acréscimos com o Corinthians, mas acabou empatando por 0 a 0 em casa e não conseguiu aproveitar a derrota do Flamengo para o São Paulo no Morumbi, por 2 a 1
247 visitas - Fonte: espn
VEJA TAMBÉM
- DINHEIRO NO CAIXA! Flamengo convoca reunião para decidir 3 patrocínios
- ADEUS DE TITULARES? Time comandado por Sampaoli quer a contratação de 3 jogadores do Flamengo
- ADEUS DO TÉCNICO? BAP decide futuro de Filipe Luís no Flamengo
Comentários do Facebook -