A trajetória dos clubes cariocas no Carnaval da Sapucaí: uma celebração memorável.

10/2/2024 08:06

A trajetória dos clubes cariocas no Carnaval da Sapucaí: uma celebração memorável.

Osgas dos clubes cariocas são homenageados em desfiles históricos da Marquês de Sapucaí.

A trajetória dos clubes cariocas no Carnaval da Sapucaí: uma celebração memorável.

Solo sagrado do desfile das escolas de samba, a Marquês de Sapucaí também já teve grandes clubes do Rio como destaque. Unidos da Tijuca, Estácio de Sá e Acadêmicos da Rocinha já homenagearam Vasco, Flamengo e Fluminense, respectivamente. O Lance! relembra como foram os desfiles das agremiações.

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
Roberto Dinamite e Edmundo no desfile da Unidos da Tijuca, em 1998 (Foto: Reprodução)

UNIDOS DA TIJUCA - VASCO DA GAMA No ano do centenário do Vasco, a Unidos da Tijuca resolveu homenagear o Cruzmaltino no desfile de 1998 no Grupo Especial. O enredo foi batizado de "De Gama a Vasco, A epopeia da Tijuca", assinado pelo carnavalesco Oswaldo Jardim. Para a Marquês de Sapucaí, a escola levou um grande samba que até hoje é cantado por vascaínos em São Januário. O desfile contou com grandes personagens da história do Vasco, como os ex-jogadores Roberto Dinamite e Edmundo, e o ex-presidente Eurico Miranda. Contudo, apesar da emoção dos vascaínos e das boas notas de bateria, a Unidos da Tijuca foi despontuada em vários quesitos e acabou rebaixada para o Grupo de Acesso, atual Série Ouro.

Estácio de Sá 1995 - Uma vez Flamengo
Desfile da Estácio de Sá, em homenagem ao Flamengo, em 1995 (Foto: Reprodução)

ESTÁCIO DE SÁ - FLAMENGO Ano do centenário do Flamengo, 1995 ficou marcado pelo desfile da Estácio de Sá, que homenageou o clube na elite do Carnaval carioca. A agremiação teve como enredo: "Uma vez Flamengo", assinado pelo carnavalesco Mário Borrielo. O samba, cantado por Dominguinhos do Estácio, é cantado até hoje nas arquibancadas do Maracanã. Alguns jogadores do Flamengo na época, como Sávio e Válber, participaram do desfile. O último carro alegórico contou com nomes históricos do Rubro-Negro campeão Mundial de 1981, como Zico e Júnior. A Estácio terminou na 7ª colocação do Carnaval daquele ano. Em 2022, a escola reeditou o enredo em desfile pela Série Ouro e terminou na 8ª posição.

flu rocinha
Desfile da Rocinha, em homenagem ao Fluminense, em 2003 (Foto: Reprodução)

ACADÊMICOS DA ROCINHA - FLUMINENSE Em 2003, a Rocinha homenageou o Fluminense um ano após o centenário do clube. Desfilando no Grupo A, atual Série Ouro, a escola trouxe o enredo: "Nas asas da realização, entre glórias e tradições, a Rocinha faz a festa dos 100 anos de campeão… Sou tricolor de coração!", assinado pelo carnavalesco Luciano Costa. O desfile contou a história do Tricolor passando por grandes nomes, como o fundador Oscar Cox e o jornalista Nelson Rodrigues. O samba, que teve autoria de cinco compositores, cita a Taça Olímpica cedida pelo COI em 1949, e o pó de arroz, festa feita até hoje pela torcida. A agremiação terminou na 10ª colocação.

79 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- Pedro e Gabigol comandam ataque do Flamengo em 2022, rivalidade fica nas arquibancadas
- Pedro e Gabigol: a Dupla Letal do Flamengo na Temporada de 2024
- ATENÇÃO! Gerson está fora do jogo contra o Fluminense




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Carioca

Dom - 16:00 - -
X
Flamengo
Fluminense

Carioca

Ter - 21:30 -
4 X 0
Flamengo
Boavista SC